Caso você utilize apenas a gema ou a clara em uma receita, é possível preservar a parte que sobrou, sem desperdiçá-la, mas atenção: guarde-as em um recipiente de vidro fechado de preferência. A gema deve ser consumida em até 2 dias, já a clara dura até uma semana.
As claras de ovo cruas devem ser colocadas em recipientes herméticos e armazenadas no corpo principal da geladeira imediatamente. O tempo de armazenamento recomendado para claras de ovos cruas é dentro de 2-4 dias na geladeira.
Como congelar clara de ovo? Caso você tenha usado mais gemas na sua receita, também pode congelar clara de ovo. O ingrediente não precisa de conservantes. Basta transferir para uma embalagem própria para congelar alimentos e identificar a data de validade.
Com qualidade garantida, eliminam o risco de contaminação alimentar e reduzem perdas por quedra acidental ou por ovos estragados e trincados. Pode ser utilizado como substituto de claras em casca no preparo de massas, suspiros, recheios, mousses, suflês, omeletes, e como suplemento alimentar.
Qual a diferença entre albumina e clara de ovo pasteurizada?
A albumina é a proteína da clara do ovo pasteurizada. A pasteurização é feita na clara do ovo submetendo à alta temperatura e, logo em seguida, à baixa temperatura. Assim garantindo toda a qualidade e segurança no consumo do produto. O resultado é a Albumina em pó.
Na verdade, ao comer o ovo cru, você tem uma menor absorção da proteína desse alimento. Ao cozinhá-lo, você facilita a digestão por parte do seu organismo. E quem afirma isso é a ciência. Existem dois artigos que mostraram que quando você come ovo cozido, a absorção proteica é em torno de 90%.
Sua função é auxiliar na construção de músculos e tecidos, e permitir a passagem de minerais pelas células do organismo e isso é um dos mais importantes benefícios da clara de ovo. Mas os benefícios da clara de ovo, vão além disso, pela sua alta composição de proteínas, o consumo da clara de ovo promove saciedade.
O ovo de galinha clara cozida é uma fonte de proteína de alta qualidade e versátil para incluir na dieta. Ao analisar a composição nutricional deste alimento, destacam-se a presença de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais.
Esse processo se chama desnaturação proteica e acontece também quando fervemos leite. O calor desnatura a lactoalbumina, uma das proteínas do leite, que se junta com a gordura e forma uma película, a nata.
Porque o ovo não pode ficar na porta da geladeira?
Nem pensa que é só chegar em casa e enfiar na geladeira, viu? Isso é a pior coisa que você pode fazer, porque estará transportando bactérias e outros microorganismos para dentro da sua geladeira. Para que isso não aconteça, retire os ovos da embalagem original e coloque-os em recipientes apropriados.
Segurança: Devido à pasteurização, a Clara Líquida MaxxiOvos pode ser usada sem risco para a saúde em receitas sem cocção, como mousse ou bebidas geladas.
“Por isso, a ingestão de clara é mais liberada. É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.
Os momentos mais comuns para ingestão do produto são logo pela manhã ou antes de dormir. Como a absorção da clara pasteurizada pelo organismo é mais lenta que de grande parte dos aminoácidos, esses horários permitem que a síntese proteica seja ainda mais eficiente.
Ao descongelar as claras ou gemas congeladas, é importante deixá-las descongelar completamente na geladeira antes de usá-las. Você pode descongelá-las rapidamente no micro-ondas, mas é importante não deixá-las cozinhar.
Pode congelar ovos? É permitido congelar o ovo, no entanto, é preciso prepará-lo antes. Para começar, o ovo cru, com casca, não pode ser congelado. Caso você coloque o ingrediente sem nenhum preparo, ele passa a produzir mais líquido e pode rachar, chegando a "explodir" dentro da sua geladeira.