Após aberto e/ou em temperatura ambiente, entre +15°C e +30°C, a estabilidade das insulinas NPH e Regular é assegurada de 4 a 6 semanas, conforme orientação de cada fabricante.
Recomendações para o armazenamento de insulinas em uso. Manter sob refrigeração (2ºC e 8ºC) ou em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegido do calor excessivo e da luz. Manter em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegida do calor excessivo e da luz.
Depois da compra, a substância deve ir direto para a geladeira. “A insulina que não foi aberta deverá ser conservada na geladeira, entre dois e oito graus Celsius. Ela nunca deve ser congelada”, alerta a endocrinologista Gabriella Rivelli.
Qual a validade da insulina regular depois de aberta?
Quando o frasco é aberto, pode ser guardado tanto na geladeira (entre 2°C e 8°C) quanto em temperatura ambiente (15 e 30°C), sendo que após aberta a duração é de um mês para ambos os casos. É importante a insulina ser jogada fora após esse período mesmo que ainda tenha sobrado no frasco.
Como armazenar a caneta de insulina depois de aberta?
Insulinas perdem sua estabilidade e sofrem alteração quando temperaturas altas (acima de 30°C) ou baixas (abaixo de 2º). Insulinas abertas, podem ficar na geladeira ou fora dela, em temperatura ambiente, sem se expor ao sol ou alta temperatura (não ultrapassar 30°c).
A insulina não deve ser aplicada em áreas com feridas ou veias visíveis e em regiões endurecidas. Retire a insulina da geladeira de 15 a 30 minutos antes da aplicação. Atenção: a aplicação de insulina gelada é muito mais dolorosa!
Como armazenar insulina para o trabalho? Se a pessoa precisar aplicar somente uma insulina, é possível deixar a seringa preparada e em temperatura ambiente, se não ultrapassar 6 horas. Se ela tiver que usar mais de uma, como dos tipos basal e bolus, será preciso transportar os frascos.
Desde 2019, as canetas de insulina humana NPH e Regular para o tratamento do diabetes são fornecidas gratuitamente nas farmácias das unidades de saúde municipais. São dispositivos de fácil manuseio, maior comodidade e precisão na aplicação.
Insulina Humana NPH - botão injetor cor verde. Insulina Humana Regular - botão Injetor amarelo. A insulina NPH precisa ser ressuspendida antes da utilização por meio de agitação suave.
Faz mal tomar insulina que ficou fora da geladeira?
Já a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.
A resistência à insulina é uma condição que acontece quando as células dos músculos, gordura e fígado não respondem adequadamente à insulina, apresentando dificuldades de absorção da glicose no sangue. Isso pode gerar complicações como pré-diabetes e diabetes tipo 2.
➢ NPH (disponível no SUS): início de ação em 2 a 4 horas, pico de ação após 4 a 10 horas, duração do efeito terapêutico por 10 a 18 horas. 3- Insulinas de ação rápida: ➢ Regular (disponível no SUS): início de ação em meia a uma hora, pico de ação após 2 a 3 horas, duração do efeito terapêutico por 5 a 8 horas.
Recomenda-se a toma de insulina basal, de longa duração de ação (cerca de 24 horas), e de múltiplas injeções de ação rápida ou curta, antes das refeições.
Outra ação clássica da insulina é ativação da síntese de ácidos graxos no fígado em períodos de excesso de carboidratos. A atuação desse hormônio sobre a homeostase lipídica é regulada por uma família de fatores de transcrição designada SREBP (sterol regulatory element-binding proteins).
O frasco-ampola que estiver sendo utilizado deve ser mantido, preferencialmente, na geladeira, entre 2ºC e 8ºC, por até 6 semanas. O frasco-ampola (fechado ou em uso) pode ser mantido em temperatura ambiente (até 25ºC) por até 6 semanas e não deve ser exposto à luz solar direta ou a altas temperaturas.
Porque não se pode aplicar insulina no mesmo lugar?
Outro ponto muito importante: realizar rodízios dos locais de aplicação! Isso porque, usar uma mesma área por muito tempo pode provocar formação de depósitos de gordura chamados lipodistrofia insulínica.
Sempre remova a agulha após cada injeção, mesmo se for reutiliza-la. Isso reduz o risco de contaminação, vazamento de insulina, agulha entupida e dose imprecisa. Atenção Verifique se o local de aplicação está limpo.
Quais as regiões do corpo recomendadas para a aplicação da insulina? -A absorção da insulina é mais rápida quando aplicada na barriga, seguida dos braços, coxas e nádegas. -Não se aplica a insulina na região próxima do umbigo, virilha e articulações.
O que fazer com a caneta de insulina quando acaba?
A caneta de insulina é descartável e disponibilizada já preenchida com o refil de insulina. Não há possibilidade de trocar o refil de insulina, portanto quando este acaba, a caneta deve ser descartada.
As seringas para insulina possuem graduação em Unidade Internacional (UI), cada UI equivale a 0,01 mL. Geralmente são encontradas em capacidades de 30, 50 e 100 UI (equivalente a 0,3 - 0,5 e 1mL).
As insulinas humanas NPH e regular, na apresentação frascos 10 ml, são disponibilizadas pelo SUS há mais de 10 anos. A Portaria SCTIE/MS nº 11, de 13 de março de 2017, tornou pública a decisão de incorporar caneta para injeção de insulina humana NPH e insulina humana regular no âmbito do SUS.