Prática artística impacta na liberação de neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e endorfina, promovendo o bem-estar e inibindo o hormônio do estresse. Promover saúde, prevenir problemas físicos, deixar a vida mais leve. Esses são apenas alguns dos benefícios que a prática de atividades artísticas oferece.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as artes são adequadas para ajudar a compreender e comunicar conceitos e emoções, estimulando todos os sentidos e até mesmo a capacidade de empatia. O que, segundo o órgão global, é especialmente benéfico para a saúde mental.
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
A ARTE de SER SOLTEIRO | Nenhuma Pessoa que NAMORA tem Essa VANTAGEM
Qual é o principal objetivo da arte?
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.
A arte pode servir para comunicar ideias, expressar emoções, questionar normas sociais, e muito mais. Conhecer essas funções ajuda a entender a influência e o impacto da arte em nossa sociedade e em nossas vidas individuais.
A arte ajuda a trabalhar os próprios sentimentos e também a nos tornar mais sensíveis às emoções dos outros, o que contribui para a nossa empatia. Ao desenvolver produções artísticas, o nosso olhar fica mais apurado para o que está ao nosso redor, para o significado de outras manifestações.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
A arte é uma forma de expressão humana que permite a comunicação de ideias, emoções e visões de mundo. Ela é uma parte fundamental da cultura e da história da humanidade e tem a capacidade de influenciar e transformar a sociedade.
A arte faz parte de uma educação integral. É fundamental para estimular a criatividade, a imaginação, as habilidades motoras, a inteligência racional, a afetividade e a emoção.
Qual é o papel da arte na educação. O estudo artístico auxilia o aluno a desenvolver e a trabalhar várias características, como o foco e a concentração, a disciplina, a imaginação, o senso crítico, a criatividade, a resiliência, além de aumentar o repertório cultural e histórico do estudante.
Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas. Da mesma forma, o teatro trabalha a conexão humana.
A Arte sensibiliza as pessoas, despertando-as para os significados e para a riqueza das relações que constituem sua trajetória como indivíduos. No universo da Cultura — repleto de valores, símbolos e potencialidades —, também se opera esse resgate de elementos significativos para a vida do sujeito.
Palavra de origem latina, ars, artis, significa técnica, habilidade natural ou adquirida, maneira de ser ou de agir. Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".
A arte é uma manifestação humana marcada pela criatividade de expressão. A humanidade produz arte desde a Pré-História, como comprovam as pinturas rupestres em cavernas. A história da arte é composta pela arte pré-histórica, antiga, clássica, medieval, renascentista, moderna e contemporânea.
A arte transforma o ser humano, principalmente em sua forma de comunicação, tanto consigo mesmo quanto com as pessoas e o mundo ao seu redor. Como resultado, as pessoas que entram em contato com essas manifestações e adicionam esse universo em sua vida, presenciam mudanças de hábitos e comportamentos.
De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
Através da arte, é possível mudar nossa percepção de nós mesmos, além de entender melhor o que nos inspira. Essa imersão também proporciona a melhora da autoestima, uma vez que, ao concluir um projeto artístico, é comum sentir certo nível de satisfação pessoal consigo mesmo, assim como a sensação de dever cumprido.
A ARTE COMO CAMINHO PARA O AUTOCONHECIMENTO E DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA. Muito se discute sobre a importância das práticas artísticas como instrumento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Neste processo a arteterapia pode ser uma forte aliada no despertar da consciência e autoconhecimento.
As artes são expressões individuais e coletivas que representam a cultura, visão e ideias de uma sociedade. Elas podem carregar, em si, conceitos de beleza, indignação social, representatividade de minorias, entre outras concepções defendidas por cada movimento ou artista.
A arte surgiu nos primórdios da humanidade e encontrou expressão inicial nas pinturas rupestres e esculturas da Pré-História, revelando a capacidade única dos seres humanos de comunicar emoções e experiências por meio de formas simbólicas.
Deparamos-nos com a arte nas ruas, todos os dias, na arquitetura dos prédios, praças e jardins. Nos out dors de propagandas, nas páginas dos jornais, nos livros e revistas. Para todos os lugares que olhamos, se olharmos com atenção, veremos arte.