Um filtro de linha ou régua de energia é um equipamento bastante útil para quem não tem tantas tomadas disponíveis e precisa de uma solução acessível. Outra de suas principais vantagens é proteger os aparelhos de potenciais sobrecargas elétricas e também prevenir que acidentes aconteçam.
Quais são as vantagens de usar um filtro de linha?
Benefícios de usar filtros de linha
Praticidade: Não tem segredo em conectar os aparelhos ao filtro e nem em ligá-lo e desligá-lo. Até o fusível é fácil de ser trocado e barato, algo necessário quando em caso de sobre tensão, ele se funde, e uma substituição é necessária.
Isso previne danos causados por picos de tensão, que filtros de linha não suportam, aos dispositivos conectados. Para PCs, o uso de filtros de linha é ideal. Eles protegem computadores e acessórios, que têm demandas energéticas específicas, de danos. Essa prática segura garante a proteção eficaz dos equipamentos.
O filtro de linha é suficiente para a maioria dos ambientes domésticos e escritórios, onde as variações de tensão não são tão extremas, mas onde os surtos de tensão podem ser um risco real, especialmente durante tempestades.
O que é mais seguro, estabilizador ou filtro de linha?
Primeiramente, estabilizadores ajustam a tensão de entrada para garantir estabilidade, enquanto, por outro lado, filtros de linha protegem contra surtos e interferências. Portanto, estabilizadores são melhores para tensões instáveis e filtros de linha excelentes contra picos e ruídos elétricos.
✅ O que é melhor: FILTRO DE LINHA ou EXTENSÃO ELÉTRICA
O que não pode ser ligado no filtro de linha?
O que não pode ligar no filtro de linha? Não é recomendado ligar aparelhos de alta potência como micro-ondas, refrigeradores, aquecedores, condicionadores de ar e outros equipamentos que exigem muita energia. Isso pode sobrecarregar o filtro de linha e aumentar o risco de superaquecimento e falha.
Não tem problema deixar ligado direto, nem ligar coisas nele enquanto ele está funcionando com outras coisas já ligadas. Pode ligar o estabilizador nele, mas você deveria deixar de usar essa peça.
Os filtros de linha têm a função de multiplicar o número de tomadas disponíveis, permitindo ligar diversos equipamentos de forma simultânea. São indicados para uso com aparelhos eletrônicos como TVs, monitores, computadores e até mesmo aspiradores.
Secadores de cabelo, torradeiras, cafeteiras, chapinhas, sanduicheiras, babyliss e todos os outros dispositivos que geram calor nunca devem ser ligados no filtro de linha.
Quantos aparelhos posso ligar em um filtro de linha?
Mas afinal, pode ligar vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada? Na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não há nenhum item que contraindique o uso de vários aparelhos ao mesmo tempo, ligados a um benjamim ou filtro de linhas.
Ligá-los em extensões ou filtros de linha pode aumentar o risco de incêndio devido ao superaquecimento dos fios. Equipamentos sensíveis: computadores, notebooks, televisores e aparelhos de som podem sofrer interferências e até mesmo danos irreversíveis se conectados a extensões ou filtros de linha de baixa qualidade.
Como funciona o filtro de linha? Pessoal, o filtro de linha é um dispositivo que lembra muita uma extensão tradicional. Nesse sentido, ele fica entre a tomada do seu equipamento eletroeletrônico e a tomada da sua parede. Ademais, ele ainda é um produto que visa filtrar seus aparelhos contra picos de energia elétrica.
Os filtros de linha são um dos mecanismos mais acessíveis para garantir o mínimo de proteção para seus eletrônicos. Os tipos mais comuns usam um fusível, que queima quando a corrente ou tensão excedem as especificações, impedindo que sobrecargas causem danos parciais ou totais aos aparelhos conectados.
Com o filtro de linha conectado aos eletrônicos, é possível reduzir oscilações da rede de energia. Dessa forma, ele contribui para que os aparelhos reproduzam imagem e som com mais qualidade, livres de interferências.
Quais os cuidados ao usar filtros de linha? Um dos grandes riscos ao utilizar filtros de linha (e extensores de tomada, de maneira geral) é sobrecarregar o equipamento. Isso irá aquecê-lo e pode até mesmo gerar um incêndio. Por isso, é importante se atentar aos equipamentos que serão conectados nele.
Veja quais são os aparelhos que nunca devem ser ligados em extensão e nem mesmo em filtro de linha. GELADEIRA - Com potência que varia de 100 a 800 watts, a geladeira precisa manter um fluxo contínuo de energia que sustenta a temperatura interna. Usar extensão é arriscado neste caso.
A realidade é que os filtros de linha são projetados para conectar dispositivos de baixo consumo de energia, como um telefone, tablet, notebook, TV, videogame e outros dispositivos que não consumam grande quantidade de energia. Em qualquer caso, uma boa prática a ter em conta é não sobrecarregá-lo.
E o que não pode? Como o filtro de linha possui o dispositivo de interrupção (fusível), ele não pode ser usado em equipamentos que tenham motores e/ou resistência, como micro-ondas, geladeiras, ar-condicionado; e também quando a voltagem de trabalho é superior à potência máxima indicada para o filtro.
O que não pode ser ligado no filtro de linha? Eletrodomésticos de alto consumo energético como geladeiras, micro-ondas, ar-condicionado, fornos elétricos, airfryers e secadores de cabelo de alta potência não devem ser conectados a filtros de linha.
No final das contas, a batalha entre filtro de linha contra estabilizador tende a dar mais vantagens para o filtro, que ainda conta com outros benefícios: Variedade de tamanhos e estilos: filtros de linha podem ser comprados com várias tomadas, o que nem sempre é o caso para os estabilizadores.
Dispositivos de áudio e vídeo como consoles de videogame, televisores, caixas de som e outros também podem ser conectados a um filtro de linha sem danos, assim como ventiladores.
Desligar o filtro de linha pode ajudar a economizar energia, especialmente se os aparelhos conectados a ele tiverem modos de espera que continuam consumindo eletricidade mesmo quando não estão em uso ativo.
Isso é possível porque a maioria dos filtros de linha possui um disjuntor (ou fusível) responsável por desligar a alimentação elétrica, caso a corrente total exigida pelo equipamento seja maior do que a corrente rotulada.