Pureza e Inocência: O branco é frequentemente associado à pureza e inocência. Em muitas culturas, vestir branco em eventos como casamentos simboliza a pureza da união. Paz e Tranquilidade: O branco é uma cor que muitas pessoas associam à paz e tranquilidade.
O branco realça a luz de outras tonalidades e cria contraste com a maioria dos elementos. Paz, inocência, clareza, perfeccionismo, tranquilidade e frescor são algumas das associações da cor.
Possivelmente o uso do branco tornou-se mais habitual a partir da introdução de medidas de assepsia para prevenir as mortes no ambiente hospitalar. Até os primeiros anos do século XIX as causas das doenças eram pouco conhecidas. Os estudos sobre parasitas e bactérias eram incipientes e alvo de controvérsias.
Por que usar branco no ano novo? O uso de roupa na cor branca no réveillon tem origem na tradição da umbanda, uma religião brasileira de matriz africana. O objetivo da escolha é atrair paz para o ano que vai chegar.
PRA QUE BRANCO NA UMBANDA - POR QUE SE USA ROUPA BRANCA?
Quem inventou de usar branco no ano novo?
O branco representa a promoção da paz. Trata-se de um hábito comum em muitos países, para garantir fartura e prosperidade. A origem desta superstição é italiana e foi trazida ao Brasil pelos imigrantes.
O ano de 2024 promete ser agitado, trazendo emoções fortes que podem ser um desafio para esses nativos. Por isso, a dica é apostar no marrom na virada do ano, uma cor que traz estabilidade, sobriedade e uma pegada mais racional. É o jeito certo de começar o novo ano com os pés no chão.
Segundo um artigo de 1998 do Today's Surgical Nurse, a ideia dos jalecos coloridos foi difundida no começo do século 20, e a partir daí as roupas azuis ou verdes passaram a ser utilizadas nas salas de cirurgia. A intenção era fazer com que esses “fantasmas” se fundissem com a cor do tecido e fossem neutralizados.
Com o passar dos anos, o significado por trás da utilização de branco também acabou mudando para alguns brasileiros. Parte da população não usa a cor com fins religiosos, mas sim por acreditarem na representação de prosperidade, paz e boas energias para o novo ciclo que está prestes a se iniciar.
Branco estimula a paz, calma e muita serenidade atrai tudo de boma, mas se usado em excesso passa um ar de frieza; Azul a cor acalma e reduz o estresse, também proporciona tranquilidade e segurança.
O verde vem sendo destacado como uma cor tendência para o verão 2024. O verde é associado à natureza, frescor e vitalidade, o que o torna uma escolha popular para a temporada de verão. Essa cor vibrante e alegre pode evocar sentimentos de renovação e harmonia, além de refletir a exuberância da estação.
Na espiritualidade em geral, a roupa branca é vista como um símbolo de pureza, paz, espiritualidade e renovação. Ao usar roupas brancas, buscamos nos conectar com energias positivas, elevar nossa vibração espiritual e afastar influências negativas.
"No candomblé, o uso da cor branca além de representar a pureza e resguardar os Omo Òrìsá [filhos dos orixás] de coisas ruins, é também usada em sinal de respeito à importância hierárquica do pai do branco.
A única questão importante é que os looks all white devem ser deixados de fora dos casamentos, pois essa cor é reservada para as noivas. Porém, essa é a única exceção, o look todo branco pode ser utilizado de dia ou de noite, em ambas situações você vai estar elegante e pronta para qualquer aventura.
Na grande maioria das vezes, a vestimenta é branca, pois ajuda a regular a temperatura. Neste momento, é outono no Catar, mas a temperatura média é em torno dos 30°C. Por baixo das túnicas, os homens utilizam o cirwal, uma calça larga que ajuda na mobilidade e protege a região íntima.
Verde: riqueza, natureza, crescimento e saúde. Essa cor acalma, traz harmonia e renovação, relaxa o corpo e ajuda a aliviar a ansiedade. Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo. A cor mais utilizada em projeto de UI e UX, está carregada de um senso de inovação e segurança.
De forma intuitiva, sabemos que o branco é uma cor que traz paz e energias positivas. Mas não é todo mundo que escolhe roupas brancas ano novo, outras cores muito comuns na virada é a prata e o dourado, que representam, respectivamente, mudanças e riqueza.
Algumas organizações têm regras claras sobre a cor das roupas. O branco é usado principalmente em funções e ambientes onde a higiene é de extrema importância. Mas as clínicas veterinárias, por exemplo, podem inovar os jalecos, e trazer um clima diferenciado para o seu ambiente de trabalho.
Parte dessa “opção pelo branco” pode ser explicada por uma preocupação com a limpeza dos ambientes. Em locais predominantemente brancos, a sujeira fica mais aparente.
O ano de 2024 será regido pelo número oito, de acordo com a seguinte soma anual: 2+0+2+4 = 8. De acordo com a Terapia das Cores, tal número é representado pelo Rosa, que pode ser uma ótima ideia para quem quer atrair boa sorte para o próximo ano.
A Cromoterapia, prática terapêutica que utiliza as cores para restaurar o equilíbrio físico, emocional e energético do corpo, informa: o laranja será a cor de 2024. Já a numerologia acredita que esse ano que se avizinha vai ser rosa (leia mais abaixo).
"2024 promete ser um ano de notáveis mudanças e transformações, impulsionado por eventos astronômicos significativos. O ano de 2024 será regido pelo número 8 na numerologia, trazendo consigo uma energia de lutas por poder, conquistas pessoais, desejo de alcançar o equilíbrio e a realização em todas as áreas da vida.