Óleo semissintético Como é de imaginar, este tipo de lubrificante tem características entre o mineral e o sintético. Ele atende melhores requisitos de performance e durabilidade em relação aos minerais, numa condição comercial intermediária.
O óleo sintético possui uma fórmula composta por óleos básicos sintéticos e aditivos. Esses lubrificantes têm um alto grau de pureza que, quando associados a aditivos, melhoram suas propriedades químicas e físicas. Assim, eles têm mais desempenho que os óleos semissintéticos e minerais.
ÓLEO SEMISSINTÉTICO – É um mistura entre o óleo mineral e sintético, cuja fórmula busca o equilíbrio entre custo acessível e lubrificação eficiente, garantindo performance superior à do óleo mineral puro. maior durabilidade e menor tendência à formação de depósitos – conhecida como borra – e carbonização.
O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
Posso misturar óleo mineral com sintético? Desde que sejam de um mesmo fabricante, pode. O pacote de aditivos que um fabricante usa tem a mesma natureza química no mineral, semissintético e sintético.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ÓLEO SINTETICO, SEMISSINTETICO, E MINERAL
Porque a Toyota usa óleo semi sintético?
Óleo semissintético de alto desempenho, desenvolvido especialmente pela Toyota para uso em seus motores a gasolina, etanol e diesel aspirado ou turboalimentados. Assegura proteção contra o desgaste, reduz o consumo de combustível* e propicia maiores intervalos de troca.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
Qual a diferença entre o óleo 20W50 e 15W40? Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
O óleo Lubrax Tecno 15W40 é a escolha ideal para quem deseja uma lubrificação de qualidade para o motor do seu veículo. Desenvolvido pela marca Lubrax, reconhecida como uma das melhores do mercado automotivo, o Lubrax Tecno 15W40 se destaca pela sua alta performance e eficiência.
Quais são as vantagens e desvantagens do óleo sintético?
De forma geral, óleos sintéticos têm uma performance superior, além de uma maior durabilidade — o que é uma característica muito importante, principalmente quando se pensa na lubrificação de motores de veículos. Apesar das vantagens, ele é mais caro.
Os números à esquerda do W (5, 10 e 15) representam a viscosidade do óleo de motor quando este se encontra à temperatura ambiente. Os números à direita do W (30, 40) representam a viscosidade do óleo à temperatura ideal do motor em funcionamento, ou seja, quando o veículo está em movimento.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
Os óleos semissintéticos já são uma mistura de óleos básicos de origem mineral e sintéticos, podendo ser de qualquer grupo I ou II (minerais), com grupos III, IV ou V (sintéticos), portanto que, nesta concentração de óleos básicos sintéticos, contenha um teor igual ou superior à 10%, conforme resolução da ANP.
Combinação de óleos de base sintética e mineral de alta qualidade que ajuda a manter o motor funcionando de maneira limpa e suave, prevenindo o acúmulo de vernizes, depósitos e sedimentos nocivos. Protege o motor contra desgaste e corrosão.
O que realmente significa 5w40? O "W" significa "Winter" (inverno em inglês), o número anterior indica a viscosidade (ou espessura) do óleo a baixas temperaturas (daí o W), e o número seguinte indica viscosidade a temperaturas mais altas (150oC em média), quando o motor está realmente em execução.
Óleo de motor mineral premium 15w40 ELF Evolution 400 é um lubrificante mineral multiviscoso para motores a gasolina, etanol, flex e GNV. Indicado para todos os tipos de motores não equipados com filtros de partículas e desenvolvidos para uso de óleos de base mineral.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
Quando o quesito é lubrificação do motor, uma das perguntas mais clássicas que existem é: posso misturar óleos mineral, sintético e semissintético no meu veículo? A resposta é: não. A não ser em situações de emergência.
O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente. Entretanto, os dois apresentam a mesma viscosidade – 30 – quando o motor está quente.
VIDA ÚTIL DO ÓLEO DE 10.000KM OU 1 ANO. Descrição: Kit com 4 litros de óleo de motor 10W30 API SP mineral ideal para veículos Honda de 2002 a 2012 mediante a uma prévia avaliação pelo seu mecânico de confiança.
O óleo 20W50 é especial para carros que transitam em climas quentes e é compatível com motores que funcionam a base de Etanol, Gasolina, GNV e Biocombustíveis. Além disso, o lubrificante natural é ótimo para carros da GM e Ford, principalmente, os motores de carros antigos. Os principais são: Ford K 2000 a 2004.