A desenvoltura do motor de 190 cilindradas é excelente no trânsito ou na terra, mas limita a velocidade máxima na estrada, que trava em 135 km/h por conta do limitador de rotações.
A velocidade final fica próxima dos 120 km/h. O consumo é razoável. Em uma unidade praticamente zero, portanto não amaciada, a XRE 190 rodou em média 31,2 km/litro – variando entre 29 km/l e 33,5 km/litro.
A autonomia proporcionada pelo tanque de combustível de 13,5 litros é de 350 a 500 km, fator que torna a XRE 190 não apenas prática, mas sobretudo adaptada a percursos rodoviários ou ao uso em regiões distantes dos centros urbanos, sem grande oferta de postos de combustível.
Esse modelo tem um design imponente, combinando modernidade com o estilo das motos trail. Alcançando até 120km/h, a Honda XRE 190 é perfeita para rodar no dia a dia, assim como para se aventurar em estradas e até trechos de terra.
TOP SPEED HONDA XRE 190 2019 / TESTE DE VELOCIDADE
Quanto a XRE corre?
O motor flex de um cilindro e de 291,6 cc consegue desenvolver boa velocidade na estrada e economia para quem roda no uso urbano. Ela chega a fazer tranquilamente 30 km/l com gasolina. O piloto pode controlar o consumo pelo painel digital. Se caprichar no controle, ela supera 35 km/l.
A XRE está longe de ser uma moto voltada ao desempenho, é uma trail, versátil, confortável. Na nossa mão, teve velocidade máxima de 136 km/h (no painel).
Seu câmbio de cinco marchas tem engates precisos e macios fazendo da CB 300R uma moto fácil de pilotar na cidade e gostosa de acelerar na estrada. Sua velocidade máxima é de cerca 150 km/h e o motociclista pode viajar na faixa dos 120 km/h sem problemas.
Já o torque máximo é de 1,60 kgfm a 5,5 mil giros com etanol e 1,46 kgfm com gasolina. Essa força do motor proporciona uma velocidade máxima de 133 km/h.
A XRE 190 2025 tem duas versões, uma a mais que o modelo 2024. O preço anterior era de R$ 20.770, agora está R$ 1.290 mais caro desde a versão de entrada: XRE 190: R$ 22.060 (sem frete)
Ponto favorável do modelo é a economia de combustível oferecida pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI, que, dotado da tecnologia FlexOne, permite à XRE 190 poder ser abastecida com etanol e/ou gasolina. O tanque de combustível, de 13,5 litros de capacidade, proporciona elevada autonomia.
O câmbio tem 5 marchas. A Honda XRE 190 2022 permanece oferecendo freios a disco nas duas rodas, com 240 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira. O ABS é de série, mas atua somente na roda da frente.
Assim, com um tanque de combustível de 13,5 litros, ela é capaz de alcançar uma autonomia entre 350 a 500 km com um único abastecimento, dependendo das condições de uso.
A velocidade máxima da n h cento e noventa é de. cento e trinta k m. por hora. Se tratando do seu consumo, a moto faz trinta e cinco k m com um litro de gasolina.
Foi possível rodar a 110 km/h, enquanto o propulsor trabalhava a 7.500 giros. Se acelerar com vontade, o velocímetro atinge os 120 km/h. A velocidade máxima se aproxima dos 130 km/h, porém somente em uma descida para superar essa marca.
A esportiva da Yamaha chegou ao mercado em 2009 com um motor de quatro cilindros de 599 cm³ que entregava 77,5 cv de potência a 10.000 rpm e torque de 6,1 kgfm a 8.500 rpm, que vinha da Fazer FZ6. Com esse propulsor, a XJ6 acelerava de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atingia a velocidade máxima de 192 km/h.
Segundo a Honda isso ocorreu porque a nova Twister 300 ficou mais econômica. Testes do Instituto Mauá apontaram um consumo de 39,7 km/l em ciclo combinado com gasolina. Com etanol a velocidade final real aferida foi de 139,5 km/h.
A potência de 48 cv (a 6.250 rpm) é suficiente para manter boas velocidades na estrada e pode levar essa Yamaha até 170 km/h no seu velocímetro digital.
A desenvoltura do motor de 190 cilindradas é excelente no trânsito ou na terra, mas limita a velocidade máxima na estrada, que trava em 135 km/h por conta do limitador de rotações.
Além do apelo estético, a XRE 190 oferece um painel mais completo e freios ABS, superando a Bros que conta apenas com o sistema CBS. O investimento adicional também se reflete no motor ligeiramente maior e mais potente da XRE, favorecendo-a nesse round de comparação.
Após o lançamento de Sahara, Tornado e Bros, faltava apenas uma moto da Honda na linha de aventureiras de até 300 cilindradas ser atualizada: a XRE 190. Agora, a montadora apresentou a linha 2025 do modelo, trazendo alterações de visual e equipamentos, além de uma pequena atualização na suspensão.
A velocidade máxima no painel fica em 145 km/h. Montado sobre um chassi do tipo berço semiduplo em aço, o conjunto de suspensões da unidade testada mostraram-se bem equilibradas.
Na estrada, o consumo no painel caiu para 33,1 km/litro. Como o tanque tem a mesma capacidade do modelo anterior (13,8 litros), a autonomia chega a 400 quilômetros – uma boa marca para quem pretende viajar com o modelo. Entretanto, a velocidade final da nova Sahara 300 ficou em 137 km/h (no painel).