Javier Galán é o nome dele. Talvez muitos não o conheçam, mas ele é o atual detentor do Guinness Record pelo chute mais potente do mundo, um míssil que supera Cristiano Ronaldo e Roberto Carlos com 138 km/h. "Roberto Carlos chutava a 121 km/h, Cristiano Ronaldo a 117 km/h e eu a 138 km/h".
O dono do chute mais potente da história é o brasileiro Ronny Heberson, ex-Corinthians e Fortaleza, com uma bomba de falta que atingiu incríveis 221 km/h em um jogo entre Sporting de Lisboa e Naval, em 2006 (veja mais abaixo).
Segundo levantamento da Uefa em parceria com a Adidas, o arremate do esloveno Erik Janza foi o mais potente, alcançando 129 km/h. Razvan Marin, da Romênia, e o turco Arda Guler fecham o pódio, com 125 km/h e 118 km/h.
No jogo contra a Geórgia, último da fase de grupos, Cristiano Ronaldo mandou um chute potente no alvo (130Km/h), fazendo com que ele entrasse no top 3 de chutes mais fortes da Eurocopa 2024.
A velocidade do chute de Hulk, portanto, registrou a velocidade de 36,46 metros por segundo. Na conversão m/s para quilômetro por hora (multiplica-se por 3,6), temos a velocidade na medida mais habitual: a bomba teve 131,2 km/h de velocidade.
Um chute ou pontapé consiste num golpe dado com o pé ou a perna, usualmente utilizado no contexto da prática de esportes e artes marciais. É usado em combate como um ataque. Geralmente, os chutes são mais lentos que os socos embora mais fortes que os golpes com as mãos.
Observando o gráfico, o gyaku zuki tchudan é o soco mais rápido do karatê (9,2±2,86 m/s). Parece que a alta velocidade desse soco está relacionada com a eficácia dele na competição.
Javier Galán é o nome dele. Talvez muitos não o conheçam, mas ele é o atual detentor do Guinness Record pelo chute mais potente do mundo, um míssil que supera Cristiano Ronaldo e Roberto Carlos com 138 km/h. "Roberto Carlos chutava a 121 km/h, Cristiano Ronaldo a 117 km/h e eu a 138 km/h".
Este estudo revela que os principais fatores biomecânicos responsáveis em aumentar a potencia do chute são: bom nível de habilidade, boa força muscular de membros inferiores, músculo não fadigado, chute realizado com a parte dorsal do pé, alongamento dinâmico prévio e treinamento gestual.
Qual foi a velocidade máxima de uma bola de futebol?
Até hoje, a pancada mais potente da história do futebol pertence ao brasileiro Ronny, que em 2006, atuando pelo Sporting, de Portugal, bateu uma falta (parecida com a de Hulk), onde a bola atingiu 222 km/h.
A velocidade máxima que jogadores profissionais conseguem dar à bola de futebol é da ordem de 110 km/h. Os melhores chutadores atingem algo como 130 km/h.
No UFC PI (Instituto de Performance do UFC), o brasileiro havia registrado um soco com pontuação de 191,796 no chamado 'Cubo de Força', instrumento usado para medir a potência da pancada.
Segundo várias fontes na Internet, a força típica de um soco de um boxeador pode ser da ordem de 3.000 N ou mesmo mais, e as velocidades dos punhos de um boxeador ao darem seus socos podem atingir os 10 metros por segundo. Nosso organismo pode suportar acelerações intensas desde que o tempo de duração seja pequeno.
O soco será iniciado com o peso que está concentrado na perna de trás. Então, o pé projeta o peso pra frente, rotacionando a ponta e gerando ainda mais potência. O pé de trás impulsiona, mas o da frente que se desloca com um curto passo em direção ao oponente. Observe para onde está apontando o pé de Muhammad Ali.
O volante Romeu marcou um gol de falta no sábado que chamou a atenção no Oriente Médio. O chute do atleta chegou a 130 km/h e foi comparado ao gol de Roberto Carlos, entre Brasil e França, pela velocidade e também pela curva. Romeu, 25 anos, joga no Naft Al-Basra SC, do Iraque.
O levantamento dos recordes mundiais aponta que o chute mais forte do futebol é do espanhol Francisco Javier Galan, que nunca passou da terceira divisão nacional, mas que chutou uma bola a 129 km/h em 2001, durante desafio feito por um programa local.