De acordo com a nutróloga Cinthia Gomes, médica do Instituto Nutrindo Ideais, a beterraba é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Também é um vegetal fonte de fibras dietéticas, como pectina, celulose e hemicelulose.
Quais são os benefícios da beterraba para a saúde?
A beterraba é um vegetal rico em vitamina A, betalaína, carotenoides e flavonoides, antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres, prevenindo danos às células saudáveis e ajudando na proteção contra o câncer e algumas doenças crônicas.
A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins.
A melhor forma de consumi-la é crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas, garantindo assim todas as suas propriedades para a saúde. Já se você prefere a versão cozida, o indicado é que esse processo seja mais curto e tenha menos contato com o calor, para preservar os nutrientes.
Mas os benefícios da beterraba não se resumem ao ferro. Pâmela Terra explica que o alimento é rico em nutrientes, como vitamina A, vitamina C, um pouco de vitaminas do complexo B, ácido fólico, vitamina B12 e fibras.
Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.
Qual o benefício do suco de beterraba com cenoura?
Reduzir o risco de doenças cardíacas
Por conter vitamina C e carotenoides, o suco de beterraba com cenoura evita a oxidação das células de gordura, ajudando a controlar os níveis de colesterol no sangue, e reduzindo o risco de doenças cardíacas, como infarto e angina.
Além disso, a beterraba tem boas quantidades de fibras, cálcio, potássio, vitamina C e baixo teor de carboidratos. Essa composição ajuda na absorção mais lenta desse açúcar, permitindo que ele seja um alimento saudável e nutritivo, inclusive para pessoas com diabetes.
Para fazer o suco de beterraba, basta colocar 200 ml de água filtrada ou fervida e 1 beterraba pequena descascada e cortada em cubos num liquidificador e bater por 2 minutos, ou até a bebida ficar bem homogênea.
Esta contribuição baseia-se no fato de a beterraba ser rica em nitratos naturais, compostos que se transformam em óxido nítrico no corpo humano e atuam como um poderoso vasodilatador, dilatando os vasos sanguíneos e melhorando o fluxo do sangue.
Existe algum cuidado no consumo de suco de beterraba? A beterraba crua tem uma quantidade alta de ácido oxálico (oxalato), uma substância que favorece a formação de pedras nos rins se for consumida em grandes volumes.
A vitamina C — encontrada abundantemente no alimento — tem participação ativa no colágeno, proteína que garante sustentação à pele. Quando há afastamento das fibras do tecido, o colágeno ajuda a preencher esse espaço, combatendo a flacidez e o aparecimento de estrias.
“A beterraba auxilia na prevenção de anemia e condições cardiovasculares, além de favorecer a saúde do fígado e dos rins, atuando como um potente desintoxicante”, explica.
Beterraba representa o elemento terra, que é a personificação da nutrição e do apoio. Nos princípios do Feng Shui, o cultivo dessa planta proporciona estabilidade e uma base sólida em sua vida.
A beterraba contém uma combinação de fibras solúveis e insolúveis, essenciais para a saúde digestiva. Fibras solúveis: ao serem fermentadas pelas bactérias intestinais, produzem ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), como o butirato, que têm efeitos anti-inflamatórios e protetores no cólon.
Tem vitaminas A, B, C e ela tem ainda cálcio, ferro e açúcar, que lhe confere o sabor adocicado, e alto teor de potássio, ajudando no controle de pressão alta.
O suco de beterraba se mostrou um dos sucos mais eficientes para manter a saúde do fígado: é rico em antioxidantes chamado de betalaínas, que ajudam a reduzir inflamações. Assim, ele pode ser ou não uma opção de suco para eliminar a gordura do fígado, mas com certeza ajuda a manter o fígado saudável.
Quais são as doenças que o suco de beterraba combate?
Estudos já mostraram que o ingrediente pode fortalecer o sistema imunológico, reduzir a pressão alta e o colesterol, além de ser uma boa fonte de energia para o pré-treino. Agora, uma pesquisa publicada no último dia 10 mostrou que o suco de beterraba pode ser aliado na saúde cardiovascular de mulheres na menopausa.
Quantas vezes por semana devo tomar suco de beterraba?
Uma dose diária de suco de beterraba pode ter, por exemplo, um efeito significativo na pressão arterial. Um estudo mostrou que comer duas beterrabas por dia durante algumas semanas levou a uma queda na pressão arterial de cerca de 5 milímetros de mercúrio em média. "[A pressão arterial] tende a diminuir essencialmente.
Melhora o trânsito intestinal; Previne o câncer, por ser rico em flavonoides e lignanas, que são antioxidantes poderosos; Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo, por conter antioxidantes e carotenoides; Melhora a saúde do coração, por ser rico em potássio.
Se você tem histórico de cálculos renais, modere o seu consumo de beterraba. Problemas gastrointestinais: Para algumas pessoas, o consumo excessivo de beterraba pode causar desconforto gastrointestinal, como inchaço, gases ou diarreia, devido ao seu alto teor de fibras e carboidratos fermentáveis.
É melhor comer cenoura crua? Que cenoura é bom de qualquer jeito você já sabe, e do ponto de vista nutricional também. Ao consumi-la cozida, principalmente no vapor, há uma melhor absorção de betacaroteno. Já a cenoura crua possui uma melhor quantidade de vitamina C.
Sim, a batata-doce é um alimento rico em carboidratos complexos, o que a torna uma ótima fonte de energia para o corpo. E, graças ao seu teor de fibras, ela libera glicose (açúcar) no sangue de forma gradual – prologando a sensação de saciedade, evitando picos de insulina e contribuindo para o controle da glicemia.