A vitamina C, que melhora a imunidade e diminui o estresse, a vitamina K, essencial para a coagulação sanguínea e a saúde dos ossos, e a luteína e a zeaxantina, dois poderosos antioxidantes, estão presentes no coentro.
O coentro é uma planta aromática rica em compostos fenólicos, como carotenoides, taninos, flavonoides e saponinas que promovem benefícios para a saúde, como controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue, evitando doenças como infarto e diabetes.
Além de usar as folhas frescas ou desidratadas do coentro, todas as partes dela podem ser usadas na culinária, como as sementes (seja moída ou não), as flores e os brotos, que possuem sabor e aroma mais sutis, sendo utilizados em pestos, saladas e na finalização de pratos.
O consumo de coentro é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, há indivíduos que apresentam hipersensibilidade ao consumo da erva. Nesses casos, é comum reações alérgicas como dificuldade para respirar, coceira na pele, distensão abdominal e vômitos.
Primeiramente, os temperos naturais, como é o caso da salsa, do coentro e da cebolinha, podem, além de substituir o sal nas refeições, reduzir a ingestão do sódio, que é um dos grandes vilões da saúde de quem sofre com hipertensão.
Coentro: ajuda a tratar a hipertensão, diabetes, câncer...
Quem tem problema de rins pode comer coentro?
Algumas pessoas podem ser alérgicas ao coentro e devem evitá-lo. Além disso, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas com problemas renais devem consultar um médico antes de incluir grandes quantidades na dieta .
Pimenta, mostarda, catchup, molho Inglês, extrato de tomate, conservas em geral, orégano e Coentro; Maionese ou Molhos Prontos; Alimentos enlatados e embutidos: salame, salsicha, presunto e carnes gordurosas; Creme de Leite, manteiga, queijos gordurosos (amarelos);
Além disso, a planta também é rica em cálcio, que auxilia a relaxar as artérias, facilitando a circulação sanguínea. O coentro tem um potente efeito antioxidante que ajuda a desintoxicar o fígado, pois facilita a eliminação de toxinas e metais tóxicos, como o mercúrio, pelo organismo.
Os princípios ativos do coentro são óleos essenciais, flavonóides e taninos. Os frutos contém um óleo essencial rico em linalol, que é o princípio ativo a que devem suas propriedades como digestivo.
Você é do time que ama ou do que odeia coentro? A erva divide opiniões, e estudos apontam que o gosto ou a aversão ao coentro — apelidado de coentrofobia — estão relacionados a uma predisposição genética.
Segundo Nascimento e Pereira, (2004), as principais pragas que ocorrem na cultura do coentro são os pulgões, Trips e ácaros. Quanto às doenças, antracnose (Colletotrichum gloesporioides), comum no Centro-Sul do Brasil e a queima-das-folhas (Alternaria ssp.), muito freqüente no Nordeste do Brasil.
Kubiliute comenta que o coentro, por exemplo, possui uma ampla gama de funções medicinais antidiabéticas, antioxidantes e anticancerígenas. “Você pode não gostar do sabor, mas misturar com suco de limão melhora o gosto e potencializa o efeito”, sugere a profissional.
Não existe uma referência oficial para a quantidade de coentro ao dia, mas por ter um sabor muito forte o ideal é não exagerar seu uso nas preparações culinárias. As folhas de coentro são utilizadas para temperar peixes, frutos do mar, carnes brancas, legumes e preparações à base de ovos.
O coentro ajuda a controlar as taxas de açúcar do sangue e tem potencial antioxidante, combatendo radicais livres. Em uma pesquisa feita com animais de laboratório diabéticos, por exemplo, o extrato de semente de coentro contribuiu para diminuir significativamente os níveis de açúcar e insulina na corrente sanguínea.
Mas, para os amantes da planta, o coentro pode trazer uma série de benefícios para a saúde como: rico em polifenóis, fitoquímicos e carotenoides; ajuda no controle do açúcar no sangue; tem efeito anti-hiperglicemia por estimular a secreção de insulina; reduz o colesterol e triglicérides; tem efeito diurético; funciona ...
Espinafre. Assim como o abacate, o espinafre também estimula a produção de glutationa no organismo, antioxidante que desencadeia as enzimas de limpeza do fígado.
Como já vimos, este mineral é um vilão para quem quer diminuir e controlar a pressão arterial. Por isso, aposte nas ervas frescas para trazer mais saúde ao seu dia a dia. Entre os principais exemplos destes alimentos, temos: salsa, cebolinha, coentro, alecrim, sálvia, manjericão, louro e tomilho.
Ajuda a reduzir a inflamação: O coentro contém compostos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo. Isso pode ser benéfico para pessoas que sofrem de condições inflamatórias, como artrite e doença inflamatória do intestino.
Digestão saudável: Além desses benefícios, o chá de coentro pode contribuir para uma digestão saudável, aliviando gases, desconforto abdominal e inchaço, e estimulando a produção de enzimas digestivas, facilitando o processo digestivo e promovendo o bem-estar gastrointestinal.
Evite alimentos ácidos como frutas cítricas, pimentões e principalmente tomates. Cebolas, especialmente cruas, e alho também devem ser evitados, pois aumentam a acidez. Pimentas estão fora do cardápio também, aposte em temperos como gengibre, canela, coentro e salsinha.