Voltagem. As fitas de Led funcionam em 12 volts e, portanto, também podem ser instaladas em automóveis. Para instalação em residências será necessária uma fonte driver de 12 V.
É extremamente importante que a voltagem da fonte de alimentação e da fita de LED sejam iguais. Se você optar por uma fita de 12V, a fonte dela precisa ser também de 12V; se você escolher uma fita de LED de 24V, a fonte para alimentá-la também deve ser 24V.
Como realizar o calculo da sua fonte ideal para a fita de LED
Quantos amperes precisa para fita de LED?
A Linha de fitas LED COB requer o uso de uma fonte chave de 12V com 3 Ampéres, código 18016. As fitas 120 LEDs também devem ser utilizada com a fonte chave de 12V com 3 Ampéres, código 18016. Já as fitas de 180 e 240 LEDs necessitam da fonte chave de 12V com 5 Ampéres, código 18017.
Você pode usar a mesma fonte para alimentar mais de uma fita LED. Para isso, basta calcular a corrente total. Como as fitas LED podem ter comprimentos e especificações diferentes, o correto é ligar as fitas em paralelo com a fonte ou controlador.
Sim, a Fita LED 5050 5 Metros Siliconada Branco Frio 6000k Prova D'água Sem Fonte é uma opção que não requer fonte de energia. Ela é à prova d'água e pode ser instalada em áreas úmidas e expostas ao tempo.
Os LEDs funcionam com baixas tensões (1,6 a 3,3 V) o que os tornam ideais para utilização em circuitos eletrônicos que também funcionam em baixa tensão.
Quanto tempo uma fita de LED pode ficar ligada direto?
Fitas de boa qualidade podem durar até 5 mil horas, enquanto as demais chegam a 30 mil. Sendo assim é possível deixar suas luzes ligadas por horas a fio sem se preocupar em substituí-las por um bom tempo, mas aqui também entra outro ponto importante: o uso consciente.
Quantos metros de fita de LED posso ligar em uma fonte?
Recomendamos que a ligação linear de uma fita LED 12V ou 24V não ultrapasse 5 metros de comprimento. Ligações lineares com quantidade superior a 5 metros podem ocasionar uma diferença de fluxo luminoso entre o início e o final do circuito.
Na maioria dos casos, a temperatura da faixa de LED não excederá 50 graus Celsius. No entanto, em alguns casos especiais, como o uso de fitas LED de alta densidade e alta potência, ou em aplicações onde a temperatura ambiente é muito alta. Ou as condições de dissipação de calor não são boas o suficiente.
Ao utilizar uma fita de LED sem uma fonte de alimentação adequada, você aumenta significativamente o risco de choque elétrico. Isso ocorre porque essas fitas, que podem ser conectadas diretamente à rede elétrica, frequentemente carecem das proteções necessárias para garantir a segurança do usuário.
As fitas de Led funcionam em 12 volts e, portanto, também podem ser instaladas em automóveis. Para instalação em residências será necessária uma fonte driver de 12 V.
Escolha fitas LED de 12V se estiver trabalhando em um projeto menor, mais próximo da fonte de alimentação, e se o custo for um fator importante. Escolha fitas LED de 24V se estiver planejando uma instalação maior, onde a eficiência energética e a segurança são mais importantes.
As baterias de 24 volts são menos comuns que as baterias de 12 volts. Eles oferecem uma tensão mais alta, então a corrente é reduzida. Isso significa que eles geram menos calor e, como resultado, desperdiçam menos energia.
Como calcular a potência de fonte para fita de LED?
Outra forma prática para calcular a fonte ou driver para um rolo de fita é se, uma fita 12v que é 22w/m, logo a potência total é 110w (22w/m * 5m = 110w), o total 110w divide-se pela voltagem da fita que neste caso é 12v, e o resultado será a amperagem necessária para ligar o rolo de fita (110w / 12v = 9,16 ...
As de 12 volts são ideais para as sancas de gesso. No entanto, é importante prestar atenção, já que os transformadores de 12 volts utilizados para lâmpadas dicroicas podem não funcionar com os modelos de LED.
Ligar um LED diretamente a uma fonte de alimentação de 110V ou 220V AC requer precauções para garantir a segurança e o funcionamento adequado do LED. Para isso, geralmente é necessário usar um circuito retificador, limitador de corrente e, em alguns casos, um capacitor para ajudar a filtrar a corrente.
Mas com as fitas de LED, é seguro deixá-las acesas a noite toda. Essas luzes emitem quase nada de calor. Eles são altamente eficientes e sua dissipação de calor é excelente.
Para ligar a fita ao driver, é necessário utilizar o borne. Esse equipamento permite uma conexão segura, sem a necessidade de utilizar fita isolante ou solda. Com a ajuda de uma chave de fenda, conecte os fios da fita e do driver ao borne.
Sim, você pode, desde que a voltagem da bateria seja compatível com a voltagem da fita de LED. Se você planeja usar a bateria para acender a luz do gabinete do sensor com frequência, a melhor opção é usar uma bateria recarregável.
Aumentar a tensão (até certo ponto) pode tornar as tiras de LED mais brilhantes. Além disso, a densidade do LED, a temperatura da cor, a umidade, a qualidade do LED, etc., afetam o brilho da faixa de LED. A maneira mais fácil de controlar a intensidade da faixa de LED é usar um controlador de LED.