A voz mais bonita do mundo na atualidade, Dimash Kudaibergen de 24 anos, cantor do Cazaquistão [🇰🇿] possui 6 oitavas e 1 nota de extensão vocal e um talento incomparável.
Quando falamos de vozes masculinas, Adam Lopez está não só entre as mais agudas, mas também entre as com maior extensão vocal. 🎹 Notação americana (Dó central = C4).
Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).
Por fim, o Baixo é o tipo mais raro de voz masculina, com pouca ocorrência no Brasil e maior abundância na Rússia e nos países nórdicos. O Baixo Profundo é a forma com menos registros. Tim Maia e Arnaldo Antunes são exemplos de Baixos da música pop, além de estrangeiros como Johnny Cash e Louis Armstrong.
Então, quando inalamos hélio, o conteúdo da cavidade oral muda: ela fica cheia desse gás mais leve que o ar. Isso altera a velocidade com que o som se propaga das cordas vocais para o ambiente externo. Por isso, nossa voz fica com aquele tom de "pato".
Em 18 de agosto 2004, entrou para o Guinness Book, com dois recordes mundiais: "Maior extensão vocal do mundo (G2- G10)″ e "Nota mais aguda do mundo (G10)″.
Podemos encontra-las de décadas em décadas, isto se procuramos bem, mas citamos aqui Marian Anderson e Ewa Podles com vozes extremamente ágeis, extensas, com agudos escuros. Por este motivo o Contralto é um tipo de voz raro em todo mundo. Sem mistura ou interferências gerando alteração, é essencialmente pura e única.
Existem vozes do tipo aguda, média e grave. Da aguda, temos soprano para as mulheres e tenor para os homens. Da média, temos mezzo soprano para as mulheres e barítono para os homens. Por fim, a voz de homem mais grave é baixo e para as mulheres, contralto.
A lista é encabeçada por Aretha Franklin, seguida de Whitney Houston, Sam Cooke e Billie Holiday. As dez primeiras posições contam ainda com Mariah Carey, Ray Charles, Stevie Wonder, Beyoncé, Otis Redding e Al Green.
Apesar de que no dia a dia a voz de Mercury soava em um tom barítono, quando estava cantando, seus vocais atingiam uma escala de tenor, normalmente variando de Baixo F (F2) para Alto F (F6), quase atingindo a escala soprano, que é feminina.
Contralto: o que é? Como já foi mencionado, o contralto se caracteriza como um timbre de voz feminina. A textura é grave, adquirindo uma extensão que vai do Mi 2 ao Lá 4. Esse tipo de voz é considerado menos comum, mas como todos os outros, quando bem trabalhado, soa de forma bonita e harmônica.
Para exemplificar um pouco mais, em uma visão mais ampla a respeito da voz baixo, alguns cantores brasileiros que fazem parte da Música Popular Brasileira e possuem este tipo de tom são Arnaldo Antunes, Luiz de Carvalho e Zé Ramalho.