Não possui ferrão, mas se enrosca agressivamente nos pelos e nos cabelos das vítimas. Isso acontece, pois seu corpo está normalmente coberto por resinas de árvores, como o pinus ou o eucalipto.
Com a ajuda de um borrifador, faça uma mistura com substâncias que afugentam as abelhas, como óleos essenciais de menta, cravo, eucalipto ou citronela. Borrife no ar algumas vezes no dia!
Podem procurar penetrar orifícios (como orelhas e narinas) e enroscam-se nos pelos e cabelos de pessoas ou de animais, para assustá-los e afastá-los da colmeia. Esse comportamento evoluiu como resposta à predação por mamíferos, aves e outros animais que se alimentam das abelhas, do mel ou de outras partes da colônia.
Seu nome vem do Tupi Guarani, yra = mel + puã = redondo, Arapuã: abelha redonda, que significa abelha que faz casa de terra, arredondada. Alguns autores a descrevem como praga agrícola por possuir o costume de cortar os botões florais de certas plantas.
Abelha Arapuá ou Irapuã. As pretinhas que enrola no Cabelo
Como se livrar da abelha arapuá?
Para afastar abelhas dos plantios podem ser utilizados “atrativos artificiais”, tais como água com mel, água com açúcar, café com açúcar ou chás. Café com açúcar parece ser mais eficiente, quando comparado à água com açúcar e chás (Siqueira et al., 2014; Viana et al., 2014).
Assim, a irapuá representa um importante polinizador para a agricultura, especialmente considerando sua ampla distribuição geográfica. Num segundo trabalho, publicado na revista PlosOne, a irapuá foi comparada com a abelha do mel (Apis mellifera). A abelha do mel é exótica no Brasil ou seja, não é uma espécie nativa.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
A colmeia de abelhas arapuã produz um mel parecido com o melado de cana (pelo menos aqui em SJRP), mas seu consumo é desaconselhável diretamente da natureza.
Ter opções coloridas atraem os insetos, além de deixar o jardim bem mais bonito. As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
Caso a quantidade de abelhas não seja muito grande, uma solução com alho amassado e água funciona bem. Nesse sentido, as abelhas têm um forte olfato e todos sabemos que o alho tem um cheiro que realmente incomoda. Portanto, esmague alguns dentes de alho e misture com água para criar um spray de alho.
Dentre todas as abelhas que possuem veneno, as consideradas mais venenosas são as abelhas africanas, sendo essas as responsáveis pelo maior número de mortes de humanos do que a soma do ataque de todos os outros animais venenosos juntos.
Existem também as chamadas abelhas nativas, as quais em sua grande maioria não têm ferrão nem veneno (arapuá, jataí, mandaçaia, entre outras) e, normalmente, enroscam no cabelo quando importunadas.
É surpreendente para muitos, mas as abelhas também precisam de descanso. Elas dormem de cinco a oito horas por dia, o que explica por que muitas delas simplesmente entram em um estado de sono quando a noite chega.
A cafeína é encontrada em diversas plantas como método de defesa contra insetos devoradores. As abelhas são atraídas pelo néctar com cafeína como se recordassem das plantas que contêm o composto, mesmo quando estão saturadas dele.
A arapuá é uma abelha sem ferrão, mas isso não significa que ela não saiba se defender. Muito pelo contrário. A espécie tem fama de invocada porque é superagressiva quando se sente ameaçada.
O tempo de vida varia entre os indivíduos da colônia. Em Apis mellifera, uma rainha pode viver, em média, dois anos de idade. As operárias podem viver em média 45 dias e os machos, quando não acasalam com uma princesa, podem viver até 80 dias.
A Abelha Rainha, também conhecida por Abelha-mestra, não é apenas o maior inseto da colmeia. Ela tem um papel fundamental para a sobrevivência do enxame. O nicho social de uma abelha rainha, isto é, a função que ela desempenha na natureza é importante para a vida em todo planeta terra.
A abelha africanizada ou abelha do mel africanizado, também conhecida coloquialmente como "abelha assassina", é uma híbrida de espécies ocidentais de abelha (Apis mellifera) com abelhas africanas (A. m. Scutellata).
O que acontece quando o cachorro é picado por uma abelha?
Os cachorros e gatos são animais curiosos e adoram explorar os ambientes, com isso a picada por abelhas é algo relativamente comum e pode provocar desde um simples inchaço e, dependendo da espécie da abelha, pode ser fatal.