O mel silvestre, um dos mais populares e consumidos no Brasil, tem origem na extração do néctar de uma variedade imensa de flores pelas abelhas do gênero Apis.
O mel predominantemente de Silvestre é resultado da combinação de várias flores e se caracteriza pela qualidade de seus nutrientes. Tem coloração avermelhada e sabor intenso.
O mel silvestre é produzido a partir do néctar de uma variedade de flores diferentes. Isso resulta em um mel com um perfil de sabor mais complexo e variado. Exemplos de mel silvestre incluem: Mel Silvestre da Caatinga: traz nas suas propriedades a riqueza da diversidade do bioma exclusivamente brasileiro.
Coloque umas gotinhas de Iodo em uma pequena quantidade de mel, se ele ficar com uma coloração azulada, então o mel não é puro. Caso seja puro, não terá alteração de cor.
Qual o melhor mês para tirar mel de abelha silvestre?
Como dito anteriormente, os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro, mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais, como local do apiário próximo à flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação ...
O mel silvestre também tem a importante função de fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Se ingerido antes de dormir, também auxilia na qualidade do sono, pois estimula a produção de serotonina. O mel silvestre traz benefícios à saúde do coração.
Resumindo, os pomares de laranja possuem flores que são bem atrativas para as abelhas. No geral, o mel de abelhas da florada de laranjeira apresenta uma coloração bem clara, leve aroma e sabor cítrico. Comparando aos outros méis, o mel de laranjeira é o mais indicado para quem tem problemas com insônia.
O mel das abelhas sem ferrão é considerado o mais delicioso que existe, além de ser diferenciado por sua consistência, aroma, coloração e sabor. As abelhas sem ferrão produzem méis de sabores variados e muito apreciados por quem conhece.
“Sua comida era gafanhotos e mel silvestre”. Assinala, ainda, que os gafanhotos são o único inseto kosher aprovado na Bíblia. O livro de Levíticos 11, versículos 20 a 23, comenta a permissão religiosa da ingesta desses insetos.
O mel silvestre é caracterizado pela presença de diversas floradas em um mesmo produto. Por conta disso, a melhor maneira de catalogar os méis silvestres é pelas regiões de origem (terroir), pois sua composição varia com a realidade da floral de onde são extraídos.
Diferentemente do mel da florada laranjeira ou eucalipto, que são produzidos apenas pelas abelhas Apis Mellifera, o tipo silvestre também é produzido pelas africanizadas. Ele tem propriedades calmantes e seu uso é recomendado para hidratar a pele e os cabelos.
O mel predominantemente de Silvestre é resultado da combinação de várias flores e se caracteriza pela qualidade de seus nutrientes. Tem coloração avermelhada e sabor intenso.
As abelhas solitárias não produzem mel, mas isso não significa que sejam menos relevantes: elas têm papel importantíssimo para o meio ambiente e para a agricultura, pois também fazem a polinização quando visitam as flores em busca de néctar e pólen.
A grande variação na flora traz ao mel: coloração, sabor, aroma e consistência de diferentes características. Assim, relacionando a flora com a cor, o mel pode variar do branco, amarelo a tonalidades âmbares. Quanto mais escuro o mel, mais rico em minerais, consequentemente sabor e aroma mais forte.
Teste da Água: Encha um copo com água e dentro despeje uma colher de mel. Se o mel for puro, ele permanecerá junto e descansará ao fundo do copo. Se diluir rapidamente, é um mel adulterado.
O mel mais puro do mundo. Assim pode ser classificado o mel produzido na região da Serra do Amolar, na fronteira entre Brasil e Bolívia. O trabalho é realizado por famílias ribeirinhas com incentivo da Ecoa por meio do Programa Oásis.
Qual é o tipo de mel mais saudável? O mel de Manuka é amplamente considerado um dos mais saudáveis devido às suas propriedades medicinais excepcionais.
O preço médio nacional do mel também teve queda, passando de US$ 3.577,19 por tonelada no primeiro bimestre de 2023 para US$ 2.571,00 por tonelada no mesmo período de 2024, uma redução de 28,1%.
O apicultor Ricardo Pedroso, de Arapoti (PR), orienta que o mel não deve ser colocado na geladeira, porque cristaliza. O ideal é guardar em um pote bem fechado, dentro do armário. 🍯Dica para recuperar o mel cristalizado: coloque em banho-maria até que o alimento volte ao estado líquido.
João usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinto de couro e comia gafanhotos e mel do mato. Os moradores de Jerusalém, da região da Judeia e de todos os lugares em volta do rio Jordão iam ouvi-lo. Eles confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão.
2. Diabetes. Pessoas com diabetes devem evitar o mel porque ele contém açúcares simples, que aumentam a glicemia do sangue. Apesar de o mel ter um índice glicêmico menor que o do açúcar, ainda assim ele pode levar a alterações na glicemia e prejudicar o controle da doença.