As classes de aço para ferramentas AISI de uso para ferramentas de corte geralmente são O1, A2 e D2. Esses aços são considerados “aços para trabalho a frio”, onde até 400°C continuam com sua aresta de corte dura. Eles exibem boa dureza, resistência à abrasão e resistência à deformação.
Facilidade de afiação: O aço carbono é geralmente mais fácil de afiar do que o aço inoxidável, o que pode ser uma vantagem para aqueles que preferem afiar suas próprias facas.
Se você procura por uma opção de baixa manutenção, as facas de aço inox são uma excelente escolha. Por outro lado, as facas de aço carbono têm uma ligeira vantagem em termos de afiação e retenção de fio.
No entanto, uma das principais desvantagens do aço carbono é a sua tendência à corrosão. Quando exposto a ambientes úmidos ou a agentes corrosivos, o aço carbono pode oxidar, resultando em ferrugem.
Custo: O aço inox é mais caro devido ao uso de elementos como cromo e níquel, mas oferece maior durabilidade e menor necessidade de manutenção. O aço carbono, por outro lado, é mais barato, mas pode exigir custos adicionais com manutenção.
Aço 52100. A liga 52100 é um aço com alto teor de carbono e cromo com excelentes propriedades de resistência à tração e resistência à fadiga. Devido à sua versatilidade, é utilizada em uma variedade de aplicações mecânicas.
Aço 52100. Este aço é versátil e pode ser usado para múltiplas aplicações de facas (cozinha ou ao ar livre). É duro, mas resistente ao desgaste e à corrosão!
Levando em consideração que usamos as facas todos os dias na cozinha, o aço inox é o melhor, pois não enferruja nem oxida. Dessa forma, o risco de contaminação de itens em aço inox é muito menor, principalmente, se você souber como cuidar da sua faca para cozinha.
Em comparação com as facas de aço inoxidável, as facas de titânio são mais leves, ficam mais afiadas por mais tempo e são mais resistentes. Além disso, a lâmina de titânio é mais flexível, o que torna este tipo de faca ideal para tarefas como desossar e fatiar todos os tipos de carne.
O aço inoxidável 304 é mais resistente à corrosão e é adequado para ambientes desafiadores, enquanto o aço inoxidável 430 é uma opção econômica adequada para ambientes internos ou menos agressivos. A escolha entre os dois dependerá das necessidades específicas do projeto, do ambiente e do orçamento disponível.
O aço SAE 1045 é uma liga de médio carbono com propriedades altamente vantajosas, tendo boa resistência mecânica e dureza, embora seja conhecida por sua boa usinabilidade e soldabilidade. Além disso, suas características de impacto também dão grande destaque, permitindo seu uso com maior tranquilidade.
Desenvolvida em Aço Solingen Inox (420c), um aço feito especificamente para a produção de facas. Suas principais características são um corte preciso e fácil afiação. Outro ponto positivo deste material é que ele é inoxidável, dispensando cuidados especiais e garantindo um lâmina sempre brilhando.
O aço damasco tem altíssimo teor de carbono em sua composição, por isso também conta com mais dureza, sendo muito resistente a trações e torções. A exatidão vai depender do processo de produção e aquecimento dos aços.
O Aço SAE-5160,é uma liga de alta temperabilidade e boa ductilidade. Na condição beneficiada apresenta alta resistência mecânica e boa resistência à fadiga. Por isso, sua grande usabilidade como aço para mola.
Basicamente, o aço sae 8620 é utilizado em componentes mecânicos de uso como; pinos guia, anéis de engrenagem, colunas, cruzetas, catracas, capas, eixos, coroas, virabrequins, eixos comando, pinos, guia, pinhões, engrenagens em geral.
Aço 1095. Já o aço 1095, composto de 0,95% de carbono, é excelente para o cuteleiro iniciante praticar a forja e, até mesmo, para fazer facas de época, ou réplicas. Além disso, é também utilizado para a fabricação de limas para afiar facas.
O cutelo é mais pesado e resistente, ideal para cortar carnes com osso, como frango, carne suína e bovina, e também para desossar. Muitos chefs também usam cutelo para cortar quantidades maiores de legumes, verduras e ervas.
Na verdade, é o atrito que acontece entre os objetos durante o processo de lavagem. Portanto, para prevenir surpresas desagradáveis, prefira lavá-la do jeito tradicional. Quando você faz a afiação da faca com lixas ou motor, a lâmina é aquecida em uma temperatura alta e isso tira o tratamento térmico do utensílio.
Faca de apara: lâmina de facas de cerâmica nunca precisa afiar: conjunto de facas de descascar de 7,6 cm inclui faca premium com bainha e caixa de presente magnética de luxo.
As principais diferenças entre o aço carbono e inox estão em suas respectivas composições. Enquanto o aço inox é composto por uma série de elementos, o aço carbono contém apenas ferro e carbono. Desse modo, é possível afirmar que o aço inox é muito mais resistente à corrosão e à ferrugem.
A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.