Ambos são tipos de açúcar, mas o demerara é um pouco mais refinado que o mascavo, que preserva as vitaminas A e B, ferro, potássio e magnésio da cana de açúcar. Mas não se engane: as quantidades desses nutrientes são mínimas e ambos são bastante calóricos: possuem cerca de 50 calorias por colher de sopa.
Não há uma resposta definitiva sobre qual é o tipo de açúcar mais saudável, tendo em vista que o que faz mal é o excesso e não o açúcar em si. Contudo, se você busca opções menos processadas, com mais nutrientes e menos aditivos, os tipos mais recomendados são o mascavo, o demerara, o de coco e o orgânico.
Ao comparar o açúcar demerara, o açúcar mascavo e o açúcar branco, podemos concluir que não existe uma grande vantagem em substituir um pelo outro se o objetivo for reduzir a quantidade de carboidratos na dieta e controlar o impacto glicêmico.
Obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém-extraído, o açúcar mascavo não necessita de aditivos químicos, como o refinado. Sendo assim, ele mantém nutrientes que se perdem no processo de refinamento e clareamento do açúcar branco.
Quem é prė-diabético pode consumir açúcar demerara? Os açúcares tem o mesmo potencial em liberação de glicose, o que muda são os micronutrientes e a pureza dentre eles. Diabéticos podem sim usar o demerara, porém com quantidades corretas e principalmente em momentos específicos.
AÇÚCAR MASCAVO É MAIS SAUDÁVEL?? O QUE NUNCA TE CONTARAM
Qual o açúcar mais indicado para diabéticos?
O xilitol comercializado é extraído de milho ou casa da bétula, sendo 40% menos calórico que o açúcar comum, é uma ótima opção para quem procura um adoçante pouco calórico. Diabéticos podem utilizar o xilitol sob orientação médica.
O açúcar light só deve ser consumido por indivíduos com diabetes do tipo 1 ou 2, caso seja recomendado por nutricionista ou médico, observando sintomas clínicos, exames laboratoriais e sendo inserido em uma alimentação equilibrada e saudável.
1. Açúcar mascavo: ele é o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como esse tipo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Dessa forma, acaba sendo uma opção mais saudável do que o tradicional.
Ambos são tipos de açúcar, mas o demerara é um pouco mais refinado que o mascavo, que preserva as vitaminas A e B, ferro, potássio e magnésio da cana de açúcar. Mas não se engane: as quantidades desses nutrientes são mínimas e ambos são bastante calóricos: possuem cerca de 50 calorias por colher de sopa.
Quais os benefícios do açúcar demerara? Esse açúcar contém um grande mix de vitaminas e nutrientes, que não se perdem em seu processo de refinamento. Composto por cálcio, ferro, magnésio e vitaminas B3, B5 e B6, ele oferece muitos benefícios para o organismo.
A verdade é que deve-se ter bastante cuidado quanto ao consumo de ambos, já que eles possuem altas quantidades de glicose em suas composições. Mas o mel apresenta mais nutrientes que o açúcar mascavo, sendo assim o mais recomendado nesse duelo.
As opções mais naturais são o açúcar mascavo, o demerara e o de coco, que não são refinados e, por isso, contém mais minerais. Independente do tipo de processamento, o açúcar é um tipo de carboidrato simples que deve ser evitado e consumido somente em pequenas quantidades.
Qual o melhor açúcar para substituir o açúcar normal?
No caso de pessoas que sofrem de pré-diabetes ou de diabetes, a stevia pode ser uma alternativa em relação ao açúcar refinado. Pode utilizá-la nas suas receitas tal como utilizaria o açúcar refinado, mas não se esqueça que a stevia é 200 vezes mais doce que o açúcar.
“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.
— Escolher um açúcar saudável e que não tenha passado pelo refinamento pode fazer a diferença na alimentação, sendo os mais indicados: açúcar demerara, de coco ou mascavo, que têm menor índice glicêmico e mais nutrientes — explica Buzzini.
Quem tem diabetes pode usar açúcar mascavo ou demerara?
Em relação ao diabetes, as recomendações médicas são as mesmas para o açúcar mascavo, segundo a nutricionista Caroline Codonho: “Ele não é indicado para diabéticos, assim como o açúcar refinado. A grande verdade é que apenas a técnica de processamento é diferente e ele não sofre o branqueamento”, explica.
O açúcar demerara, é açúcar e, mesmo possuindo mais minerais, não é indicado para pessoas que estão em dieta para emagrecer ou com diabetes, pois seu consumo pode aumentar os níveis de glicose no sangue, causando complicações, como problemas nos rins, má circulação, glaucoma, infarto ou derrame.
Diabéticos podem consumir açúcar, desde que de forma consciente e moderada. Optar por açúcares mais saudáveis, como o açúcar de coco, a stevia e o eritritol, é uma excelente opção para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
Quem tem diabetes pode tomar café com açúcar mascavo?
Conforme explicado no site minha vida pela Doutora Clarissa Fujiwara, nutricionista e mestre em ciências pelas USP, consumir açúcar, seja ele refinado ou mascavo pode descontrolar a glicemia e, portanto, pessoas com diabetes devem evitar seu consumo.