Não há diferença técnica entre as duas tensões. O desempenho de aparelhos iguais que trabalham em uma tensão elétrica diferente é exatamente o mesmo. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V. nes de Oliveira.
Por outro lado, os utilizados na tensão de 220v tem a vantagem de ser mais eficiente e segura para itens de aquecimento ou aparelhos que demandem maior corrente elétrica. Além disso, por poder usar fios menos espessos, isso representa uma economia no momento de fazer a rede elétrica.
O principal ponto é que a instalação elétrica fica mais barata: fios que suportam uma corrente elétrica elevada precisam ter a sua bitola (área) de material condutor maior e isso sai caro.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.
MITO! Para muitos consumidores existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vamos explicar o porquê.
Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.
A principal diferença entre elas é o tamanho do fluxo de eletricidade que passa por cada um, tá? Funciona assim: com a tensão 127V, você precisa de fios bem mais grossos pra ligar uma lâmpada num abajur do que precisaria se a tensão fosse 220V, porque a corrente elétrica é maior e isso esquenta mais o fio.
Qual voltagem no Brasil é mais segura? A tensão de 127 V é mais segura em caso de acidentes com pessoas. Isso porque o choque provocado pela voltagem de 220 V é duas vezes mais forte. No corpo humano, quanto maior a tensão, maior a corrente elétrica e, com aparelhos elétricos, acontece o contrário.
Em termos de eficiência energética, eletrodomésticos de 220 V costumam ser mais vantajosos, pois consomem menos corrente elétrica para fornecer a mesma potência, resultando em menos perdas por calor e um desempenho mais consistente.
Tecnicamente não existe um critério para escolher entre uma e outra voltagem. O que você pode levar em conta é que a rede 110V é mais segura – levar um choque em uma tomada de 220V, por exemplo, tem o dobro de perigo.
Em geral, produtos que operam apenas em 220, se comparados com os de 110, são mais caros por conta dos componentes elétricos necessários pra suportar a maior variação de tensão. Isso não é uma regra e depende também do tipo de equipamento.
Qual o tamanho ideal de uma airfryer para 4 pessoas?
Para três ou quatro pessoas, por exemplo, um aparelho de 3 a 3,5 litros atende bem. Agora, se os usuários da air fryer forem membros de uma família com mais de quatro pessoas, o ideal é comprar uma fritadeira com mais de 4 ou 5 litros.
Aparelhos 220v requerem fios mais FINOS que os 110v. São mais baratos que os mais grossos. A voltagem 220 NÃO é mais econômica que a 110, portanto, não agrega valor a nenhum eletrônico. O frete para entrega de um local 110 já é cobrado a parte, portanto não pode ser adicionado ao valor real do aparelho.
Na hora de escolher um produto elétrico, o que você pode levar em conta é que a instalação 110 V é considerada mais segura. Por exemplo, um choque em uma tomada de 220 V tem o dobro de perigo.
Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente (“amperagem”) que utilizam. Mas essa diferença de consumo é tão pequena que demoraria algumas dezenas de anos, para um consumidor obter retorno trocando um ar-condicionado 110V por outro 220V.
Em uma escala muito pequena e talvez quase imperceptível, a sua conta de luz pode ter uma diferença devido ao circuito 220V ter um fluxo menor de corrente elétrica circulando em seus condutores.
A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.
Tanto a tensão de 220 quanto a de 110 volts são formadas por fases de 110 volts, 2 fases no 220 e uma fase mais neutro no 110, portanto, o choque ocorre entre uma das fases e o terra (ou neutro), por exemplo, quando a pessoa toca com a mão uma fase e a corrente elétrica passa pelo corpo até os pés (terra).
Se vc tem acesso fácil a tomada 220, com certeza é melhor, apesar de a mesma potência, 220 tende a "puxar" menos, esquenta menos o fio, etc.. Geralmente tende a correr menos risco de queima.
A tensão de 220V, por sua vez, tem a vantagem de ser muito mais prática para itens de aquecimento. Ou seja, é muito mais precisa para itens como chuveiros, aquecedores, etc. Aliás, por isso que é a mais usada em chuveiros.
Dessa forma, o que muda de fato é a especificação do cabo. A partir da fórmula: Potência (W) = Tensão (V) x Corrente (A), é possível perceber que quanto maior a tensão, mais corrente elétrica consegue passar pelo fio. O cabo para aparelhos de tensão 110V tem uma espessura maior.