A Anvisa autoriza o uso do TiO2 em 37 categorias de alimentos: chicletes, balas, sucos em pó, bebidas não alcoólicas em geral, cereais matinais, margarinas, molhos, queijos, requeijão, sopas, caldos, preparações prontas, produtos de panificação e confeitaria, entre outros.
Você sabe o que é o dióxido de titânio (TiO2)? Essa é uma substância muita utilizada como agente corante (E171) nos alimentos e bebidas, sendo considerada um aditivo alimentar, podendo ser encontrada em produtos como bebidas em pó, lácteos, suplementos, recheios cremosos, confeitos e molhos, por exemplo.
Aprovado pelos órgãos reguladores brasileiros, o dióxido de titânio (TiO2) é usado frequentemente em produtos como laticínios, molhos, cremes, bebidas, doces, sorvetes, coberturas, chocolates e produtos de confeitaria.
No entanto, vários estudos demonstraram que o dióxido de titânio pode ter um efeito prejudicial no organismo humano. Ele pode acumular-se no corpo ao longo dos anos e danificar o DNA, causando mutações nas células. Por essa razão ele é considerado um possível cancerígeno.
Quais as consequências do uso de dióxido de titânio nos alimentos em quais alimentos podem ser encontrados?
Esses estudos encontraram partículas da substância acumuladas no fígado, rim, baço e intestino. Além do risco de câncer, o acúmulo está também relacionado à desregulagem do sistema imunológico, e também pode afetar os testículos, espermatozóides, atravessar a placenta e causar danos ao feto em mulheres grávidas.
Como não apresenta rejeição, quando presente no corpo humano, ele é usado em articulações de quadril, pinos para fixar ossos e outros implantes biológicos. O titânio não tem qualquer papel biológico conhecido e não é considerado tóxico [3,4].
Quais os efeitos colaterais do dióxido de titânio?
A pesquisa demonstra que traços do TiO2 foram encontradas no fígado, baço, rim e tecidos intestinais em cadáveres. Além disso, o consumo pode desequilibrar o sistema imunológico, afetar testículos e espermatozóides e até mesmo se transferir através da placenta para fetos quando consumidos durante a gestação.
O titânio é um metal que se destaca por suas propriedades excepcionais. Não apenas é leve, resistente e durável, mas também possui características que o tornam ideal para aplicações médicas e de higiene. Uma dessas características-chave é sua propriedade antibacteriana.
Dessa forma, podemos destacar que o Carbonato de Cálcio Natural (NCC) é uma das alternativas viáveis para a substituição do Dióxido de Titânio em todas as suas aplicações.
O dióxido de titânio é encontrado em quase todos os protetores solares, como um bloqueador físico por causa de seu alto índice de refração, sua grande capacidade de absorver a luz UV e a sua resistência à descoloração sob esta luz.
Tal como já foi dito, o titânio é um material completamente inerte no corpo humano e que, portanto, está imune ao ataque dos fluídos corporais. Além do mais, é moldável e adapta-se muito bem aos tecidos, ao osso e à gengiva.
Com o corante alimentício em pó branco branco, dióxido de titânio, consiga o branco mais puro em suas tortas e sobremesas. Pode ser usado no chocolate e na confeitaria. O uso deste corante também é indicado para realçar cores nas coberturas da confeitaria fina e até criar combinações de cores vivas e atraentes.
O dióxido de titânio é um pigmento branco inorgânico, bastante usado em cosméticos, tintas e corantes de alimentos. Tem uso bastante comum também em bloqueadores solares, em virtude de sua propriedade física de barrar a radiação da luz solar.
O TiO2 na forma rutilo possui uma maior durabilidade do que a forma anatase, sendo este fator muito importante nas tintas e nos plásticos. Além disso, também dispersa a luz mais eficientemente.
Dióxido de titânio indústria alimentícia por sulfonação: O titânio bruto reage com ácido sulfúrico resultando em sulfato de titanila. Este sulfato é hidrolisado para obter um óxido hidratado que é calcinado a 900°C para produzir o dióxido de titânio pigmentar.
O titânio é encontrado em meteoritos e em rochas lunares. Na crosta terrestre, é o nono elemento mais abundante, ocorrendo na natureza na forma de combinações químicas, geralmente, com oxigênio e ferro. Os principais minerais economicamente importantes são: ilmenita, rutilo, anatásio e leucoxênio.
Devido a suas propriedades químicas, a exposição por inalação ao TiO2, a um determinado nível de concentração, pode levar a uma sobrecarga pulmonar por inalação. A classificação da Comissão Européia de TiO2 como suspeito de carcinógeno (cat. 2) é agora oficial a partir de 1 de outubro de 2021.
De forma geral, os corantes artificiais têm números em sua nomenclatura como, por exemplo, Tartrazina (E-102) ou Vermelho 40, corante vermelho mais artificial. Em alguns casos, empresas usam uma numeração que é padronizada internacionalmente para mascarar a presença desses elementos nos alimentos ou bebidas.
Ao serem antiaderentes, as frigideiras em titânio Woll permitem cozinhar praticamente sem gordura, o que se traduz numa alimentação mais saudável. As frigideiras antiaderentes em titânio Woll distribuem rápida e uniformemente o calor por toda a superfície, o que permite poupar energia. São recicláveis.
O titânio é um metal de transição que agrega valor a ligas metálicas por ser leve e resistente. Não é um bom condutor elétrico ou térmico, sendo, por isso, utilizado também em materiais refratários. Também é usado na fabricação de joias pelo seu aspecto metálico lustroso, entre outras aplicações do elemento.
É uma substância insolúvel, inodora e com grande capacidade de absorção, podendo ser utilizada em líquidos de alta densidade. Na Pochteca lidamos com dióxido de silício de qualidade alimentar e técnica. O dióxido de silício é prejudicial à saúde, podendo causar silicose, que com cicatrizes que aparecem nos alvéolos.
O dióxido de titânio (TiO2) é utilizado como corante alimentar (E171) e a sua função tecnológica é tornar os alimentos mais atraentes visualmente, dar cor aos alimentos que de outra forma seriam incolores, ou restaurar a aparência original dos alimentos.