Um pequeno-morcego-marrom hibernante. Alguns morcegos dormem entre 18 e 20 horas por dia, afirma o artigo da Nature. Entre eles, está o pequeno-morcego-marrom (Myotis lucifugus), encontrado nos Estados Unidos e no Canadá.
Os golfinhos, assim como as baleias, mantêm um olho aberto durante o sono. Metade do seu cérebro fica acordado o tempo todo, de modo a manter a consciência para respirar e proteger-se de possíveis ameaças.
O tempo de sono diário dos animais também varia muito. Alguns bichos dormem pouquíssimo, como a girafa que dorme menos de 2 horas por dia, enquanto outros dormem muuuuuuito, como os morcegos, que dormem quase o dia inteiro.
De acordo com a AKF, o sono prolongado do coala está correlacionado com sua dieta, que consiste principalmente de folhas de eucalipto. Estas folhas são muito fibrosas, pouco nutritivas e podem até mesmo ser venenosas para outros animais.
Em especial animais pastores maiores, como girafas. Nos anos 70, cientistas descobriram que esses mamíferos só entravam em estado de sono profundo durante 5 a 30 minutos por dia.
No topo da lista está o coala, um marsupial nativo da Austrália, que pode dormir até 22 horas por dia. Essa necessidade de sono prolongado é atribuída à sua dieta de folhas de eucalipto, que são baixas em nutrientes e exigem muita energia para serem digeridas.
A duração do sono depende da espécie, alguns pesquisadores dizem não passar de 15 minutos. Algumas espécies menores dificilmente, ou nunca, ficam imóveis, elas se movem 24 horas por dia desde o nascimento até a morte.
Muito legal, né? Já as operárias dormem muito mais vezes durante o dia, mas cada episódio de sono dura menos, elas dormem cerca de 253 vezes por dia, com duração média de 66 segundos por episódio. Somando tudo, as operárias dormem aproximadamente 4 horas e 48 minutos por dia.
Por mais surpreendente que possa parecer, não existem animais que não dormem, mas existe uma grande variabilidade no tempo de descanso das diferentes espécies. Enquanto há animais que podem dormir mais de 20 horas por dia – tais como os coalas – outros precisam de apenas alguns minutos de sono reparador.
Uma investigação permitiu perceber por que é que os pandas conseguem sobreviver com uma dieta quase exclusiva de bambu e a razão é porque são dos animais mais preguiçosos do mundo. Segundo os cientistas, os pandas apenas gastam pequenas quantidade de energia.
Mas quais são esses animais? Existem muitos, incluindo o morcego, o rato, a barata, a coruja, a centopeia, o vagalume, o leopardo e as cobras. Eu vou conversar com você sobre quatro desses animais, principalmente devido às suas particularidades visuais, auditivas e olfativas.
Qual é o animal mais inteligente do mundo inteiro?
Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental. Naturalmente, costuma viver em grupos nas florestas.
"Eles dormem, mas não da forma como a gente, mamíferos terrestres, faz. Eles abaixam o metabolismo, mas não têm pálpebras. Então eles não fecham o olho e não descansam da forma como nós descansamos. Eles ficam em alerta, embora estejam de repouso", explica.
Para conservar sua energia, eles passam boa parte do dia dormindo e descansando, podendo ser encontrados sob árvores, dentro de matas ou estirados até mesmo em locais abertos, com pouca vegetação.
Qual é o animal que tem a picada mais dolorosa do mundo?
O inseto que possui a picada considerada mais dolorosa do mundo é o marimbondo-cavalo, que atinge o grau 4 na escala Schmidt. Também conhecido como cavalo-do-cão ou marimbondo caçador, essa espécie é um tipo de vespa da família Pompilidae, do gênero Pepsis.
Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998). Esta maneira de ver o mundo é uma das características de vários artrópodes, dentre eles crustáceos e insetos.
Não é porque dormem com um olho aberto, que os golfinhos não descansam. Podem dormir em média oito horas por dia, ou seja, quatro horas de sono para cada lado do cérebro.
Entre as suas diversas curiosidades, você sabia que o boto nunca dorme? Isso se dá pois os botos, ao contrário dos seres humanos, respiram de forma voluntária, por conta disso, o animal não pode entrar em estados de inconsciência, caso contrário, ele pode morrer afogado.
As baleias podem dormir em diferentes posições. Podem repousar alguns metros abaixo da superfície da água ou sobre a superfície da água. A última é chamada de "logging", porque neste estado a baleia assemelha-se a um tronco a flutuar.
É o coala. Esse bichinho de pelúcia vivo da Austrália dorme 22 horas por dia, o que representa 87,5% de toda a sua vida. As duas horas em que fica acordado, ele passa comendo eucalipto, base da sua alimentação. E esse é justamente o motivo pelo qual dorme tanto.
O elefante-africano detém o recorde do mamífero que menos dorme – cerca de duas horas por dia – mas agora o elefante-marinho está a disputar-lhe o título.