Embora os humanos tenham usado elefantes por cerca de 3.000 anos, ao contrário da crença popular, os elefantes nunca podem ser domesticados. O fato de um animal ser mantido em cativeiro não o torna domesticado; eles nunca foram domesticados como os cães.
Alguns exemplos de animais silvestres são onça-pintada, lobo-guará, arara, papagaio, canário, sagui, macaco-prego, capivara, jacaré, tartaruga, tamanduá, jiboia e jararaca, entre outros.
Animais silvestres podem ser encontrados em seu habitat natural, de maneira espontânea e não são domesticados. Apesar de serem animais selvagens, nem todos representam risco iminente, como por exemplo a capivara. As espécies nativas são aquelas que ocorrem naturalmente em determinada região ou bioma.
Animais SELVAGENS Que NUNCA Conseguimos Domesticar
Quais animais são proibidos no Brasil?
Você pode estranhar, mas não existe no Brasil uma lei que diga: "é proibido matar cães e gatos para alimentação". Os bichanos, que no Brasil são companheiros de grande parte da população, estão na maior "zona cinzenta" das diretrizes do ministério.
“É possível criar animais exóticos, que são os que não pertencem à fauna brasileira. Para tanto, é preciso procurar o Ibama e seguir os critérios do órgão. Além desses animais, dentre as outras espécies de aves permitidas estão a calopsita e o canário belga”, exemplificou.
Porque animais selvagens não podem ser domesticados?
Entre os principais problemas estão o risco de ataques e a transmissão de doenças, como a malária, a febre amarela e várias viroses desconhecidas. Quais são os problemas para os animais silvestres que são criados em casa? Ele pode perder a sua identidade. Pode sofrer de solidão e ter dificuldades para se reproduzir.
De acordo com ele, por ser uma animal em extinção, a pessoa pode pegar multa de até R$ 5 mil, além de cometer danos ambientais. "Esse é o maior felino da América e depois de adulto é muito perigoso para as pessoas, por isso não deve ser criado como animal doméstico. Esse animal é fatal", esclarece.
Segundo pesquisas realizadas por instituições norte-americanas, os peixes de aquário consistem nos animais de estimação mais populares do mundo. Em segundo colocado está o gato e em terceiro os cães.
Incluem-se na categoria de animais domésticos: coelho, hamster, chinchila, calopsita, algumas espécies de canários, porquinho-da-índia, periquito australiano, rato, camundongo, entre outros. Estes animais considerados domésticos pelo IBAMA não requerem autorização para criação e manutenção.
Por mais que algumas pessoas queiram cuidar de animais silvestres, quando os encontram na natureza, é necessário entender que eles não são animais domésticos, como cães e gatos. Capivara e bicho-preguiça são animais silvestres. Criar ou manter esses animais em casa é proibido pela legislação brasileira”, disse o Ibama.
Os gatos são famosos pela sua limpeza excecional, o que lhes rende a reputação de um dos animais mais limpos do mundo. Os seus hábitos de higiene e instintos contribuem para a sua aparência imaculada. Estes animais têm uma enorme aversão à sujidade e gostam de manter os ambientes que povoam limpos e higienizados.
Qual é o animal mais difícil de se encontrar no mundo?
Então, vamos lá: quem recebe esse título dos estudiosos é a tartaruga Rafetus swinhoei, ou tartaruga-de-casco-mole, como é mais conhecida. Se você se interessa pelo mundo animal, vai adorar saber mais um pouco sobre essa espécie de réptil da família Tryonichidae.
Os coelhos, hamsters e porquinhos-da-Índia estão entre os animais de estimação para crianças mais fáceis de cuidar. Além disso, os roedores são bichinhos que estimulam a curiosidade dos pequenos, pois seu comportamento é diferente dos cachorros e gatos, por exemplo.
Isso mesmo. Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie.
A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento.
Adquirir esse tipo de animal tem riscos e implica no cumprimento de uma série de normas previstas na legislação brasileira. A Lei de Proteção à Fauna (Lei nº 5.197/1967), por exemplo, prevê o comércio de animais silvestres, desde que tenham origem em criadores legalizados.
Entre os exóticos e silvestres autorizados pelo IBAMA, há cacatua, jabuti, calopsita, iguana, furão, sagui, tartaruga tigre d'água, tarântula e algumas espécies de serpentes. Dentre elas, a jiboia, a falsa coral e a cobra-do-milho.
Entre as espécies mais comuns e permitidas pela legislação brasileira estão: Canário-Belga, Calopsita, Diamante (de Gould ou Mandarim), Manon, e Periquito.
É fácil encontrar chinchila no Brasil? Assim como o porquinho-da-Índia, o coelho e o hamster, a chinchila é considerada um animal doméstico pelo Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Isso quer dizer que a criação do roedor é permitida em nosso país.