1. Elefante. Os elefantes têm o período de gestação mais longo de todos os mamíferos, carregando seus filhotes por 22 meses antes de dar à luz. Como são os maiores e mais inteligentes animais terrestres, precisam de bastante tempo para se desenvolverem dentro do útero.
Ela e seus colegas podem ter descoberto uma façanha bastante incomum da natureza: as fêmeas da espécie podem passar 23 meses grávidas antes de dar à luz um filhote de baleia-da-Groenlândia. É uma gestação um mês mais longa que a das fêmeas de elefante, a mais longa da qual se tinha conhecimento no reino dos mamíferos.
1. Peixe-lua. Esse animal, que pode chegar a pesar 2 mil kg, vive em águas marinhas temperadas e tropicais. Suas fêmeas, durante períodos de desova, conseguem liberar até 300 milhões de ovos.
1. Dunnart-listrado. O dunnart-listrado, um pequeno marsupial carnívoro da Austrália, tem o período de gestação mais curto de qualquer mamífero: apenas 11 dias.
Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento em Biologia Geral. Não é possível haver reprodução entre humanos outros animais. Os animais possuem uma quantidade diferente de cromossomos, incluindo os cachorros e por isso a reprodução é inviável.
O Japão se tornou o primeiro país do mundo a permitir o nascimento de embriões híbridos de humanos e animais para a criação de órgãos humanos. Especialistas do Ministério da Ciência japonês aprovaram a proposta de um experimento nesta direção apresentada pelo pesquisador Hiromitsu Nakauchi, da Universidade de Tóquio.
Isso ocorre quando as fêmeas acasalam com machos diferentes durante o mesmo período fértil. Assim, elas podem ter óvulos fertilizados por espermatozoide de pais distintos.
“A gestação mais longa é a da mamãe elefante, que leva de 22 a 24 meses”, diz a bióloga Mara Cristina Marques, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.
O médico também apresentou provas de que a gestação de Beulah durou 375 dias, como um teste de gravidez. O caso de Beulah foi parar no LIVRO DOS RECORDES como a gestação (que resultou em um bebê vivo) mais longa da história. .
No outro extremo, o dos animais que transam mais rápido, o título deve ficar com os bonobos (Pan paniscus). Esses chimpanzés atingem o clímax em meros 15 segundos de pegação! Os bonobos vivem em bandos liderados por fêmeas e o sexo entre eles é uma grande farra.
Além dos seres humanos, os golfinhos são um dos únicos mamíferos que também sentem prazer a partir das relações sexuais. Eles são conhecidos por acasalar tanto de forma heterossexual quanto homossexual e até se masturbar.
É estranho ouvirmos que um macho pode gestar e dar à luz a sua cria, mas no reino animal isso é possível de ocorrer. Os cavalos-marinhos são um dos raros animais capazes dessa inversão de papéis, onde os machos recebem os ovos, fertilizam, gestam e ao fim dão à luz os filhotes.
A partenogênese refere-se a um tipo de reprodução assexuada de animais em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência da fecundação. Alguns tipos de vermes, de insetos e uns poucos animais vertebrados, como certas espécies de peixes, de anfíbios, e de répteis, se reproduzem por partenogênese.
A galinha australiana é quem domina no mundo das aves: são 250 ovos por ano. E os mamíferos? Eles perdem perto desses outros animais. O recordista é o tanreque, um animal pequeno (mede até 40 centímetros) que se parece com um rato, só que não tem rabo.
A Salamandra Alpina ("Salamandra atra"), anfíbio que vive no Alpes Suíços, precisa de cerca de 38 meses para que seus filhotes se desenvolvam completamente.
O gambá tem a gestação mais curta entre os mamíferos: 13 dias. Em contrapartida, a expectativa de vida desses animais também não é das mais longas: entre dois e quatro anos.
Ao todo, acredita-se que Valentina Vassilyev teve impressionantes 69 filhos graças ao nascimento de gêmeos, trigêmeos e quádruplos ao longo de sua vida. Atualmente, Vassilyev ainda detém o Recorde Mundial do Guinness como a "Mãe Mais Prolífica" de todos os tempos.
Kwek Yu Xuan tinha apenas 212g — o peso de uma maçã — quando nasceu e media 24 cm de comprimento. Seu parto foi prematuro. Sua mãe deu à luz com pouco menos de 25 semanas — muito menos que a média de 40.
Apesar de raro, o caso não é único no mundo. Em 2019, a indiana Erramatti Mangayamma deu à luz a gêmeos aos 74 anos, também por meio de fertilização in vitro, tornando-se a mãe mais velha do mundo. Quando uma mulher passa pela menopausa, normalmente entre 45 e 55 anos, não é mais possível engravidar naturalmente.
Peixe-boi. O filhote do peixe-boi nasce embaixo d'água e a gestação dura em média 12 meses. A mãe ajuda o recém-nascido a subir até a superfície para respirar pela primeira vez.
Lagartos. Os lagartos são a principal espécie de animais quando se o assunto é espécies que se reproduzem sozinhas, uma vez que a maioria de suas espécies pratica a partenogênese, algumas sendo formadas apenas por fêmeas.
Pesquisadores conseguiram criar pela primeira vez uma quimera um ser híbrido entre humano e macaco num laboratório da China, dando um importante passo para seu objetivo final de transformar animais de outras espécies em fábricas de órgãos para transplantes, segundo confirma ao EL PAÍS colaboradora bióloga da pesquisa ...
Por que a mula não pode ter filhotes? Existem outros animais estéreis? A mula e o burro são bichos cheios de problemas porque seus pais são de espécie diferente, cujos descendentes são estéreis. A mãe é uma égua e o pai um jumento.