Por que o símbolo da Odontologia é uma cobra? O símbolo foi insipirado na lenda grega de Esculápio. Segundo a lenda, Esculápio era filho de Apolo, deus do Olimpo, e foi aprendiz do centauro Qíron. Talentoso, aprendeu rapidamente como curar doentes e se destacou em relação ao seu mestre.
O emblema da Odontologia faz referência ao caduceu de Esculápio da Mitologia greco-romana. Caduceu, significa bastão ou cajado e Esculápio, era o deus da Medicina e da cura. Esculápio era filho de Apolo, deus do Olimpo, e segundo sua lenda, foi criado por um centauro que vivia no campo.
O ícone que hoje representa a área é constituído por uma serpente enrolada em um bastão de madeira. É comum que surjam dúvidas a respeito do significado dessa composição, afinal, inicialmente pode ser difícil encontrar alguma conexão entre os elementos do símbolo e a área médica, não é mesmo?
No geral, o símbolo faz referência à habilidade dos dentistas em tratar doenças bucais, restaurar sorrisos e melhorar a saúde bucal dos pacientes. O bastão também é um lembrete constante de que a odontologia é uma profissão baseada em ética, cuidado e compromisso com o bem-estar dos pacientes.
Qual é o símbolo da Odontologia? Por ser uma atividade relacionada à saúde, a Odontologia tem como símbolo o caduceu de Esculápio, também conhecido como bordão de Asclépio. Trata-se de uma serpente enrolada em um bastão dentro de um círculo.
O curso de Odontologia é o único representado pela granada, uma pedra de cor vermelha considerada como a ”pedra de sucesso, desenvolvimento pessoal e proteção”. A pedra também é conhecida por ”fortalecer a saúde” e ”aumenta a energia vital”.
Qual é a cor da Odontologia? A cor mais utilizada nos cursos de Odontologia é o bordô, que consiste numa derivação de vermelho e possui os cursos de ciências políticas, direito e relações internacionais como companheiros. Contudo, essa definição não é totalmente aplicada no país.
Por que o símbolo da Odontologia é uma cobra? O símbolo foi insipirado na lenda grega de Esculápio. Segundo a lenda, Esculápio era filho de Apolo, deus do Olimpo, e foi aprendiz do centauro Qíron. Talentoso, aprendeu rapidamente como curar doentes e se destacou em relação ao seu mestre.
A pedra do anel de formatura de odontologia é a granada. Este fato pode causar estranheza para muitos, já que a esmeralda é consagrada como pedra símbolo da área da saúde, representando cursos como medicina, fisioterapia, enfermagem, entre outros.
A sigla CRO é bem conhecida entre os profissionais da Odontologia. Ela é a abreviação de Conselho Regional de Odontologia – o órgão responsável por regular as atividades ligadas à área. Cada estado brasileiro tem o seu.
Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.
A cobra pode representar a cura, a sensualidade e o renascimento. Ela está sempre se renovando, a cada troca de pele, deixando hábitos antigos para trás e se adaptando às novas condições para se regenerar.
Águia. O gato é associado ao hedonismo, em que o prazer desempenha papel central. Por isso, pode representar apego ao dinheiro e ao sucesso, além de certo comodismo ao que é seguro e confortável. Os felinos são conhecidos também pela sua personalidade forte e desconfiam de quem não almeja o mesmo na vida.
A Odontologia é a área da saúde que estuda e trata o sistema estomatognático, ou seja, o rosto, pescoço, boca, dentes, ossos e articulações faciais. Os profissionais da Odontologia, são odontologistas, conhecido popularmente como dentista ou cirurgião-dentista.
A granada, pedra de tonalidade vermelho-acastanhada é a gema natural escolhida para representar o curso de odontologia. Por causa de seu tom avermelhado, esta pedra foi bastante associada ao coração e ao amor pelos povos antigos.
Eu juro, no exercício de minha profissão de CIRURGIÃO DENTISTA, ser sempre fiel aos deveres da honestidade, da ciência e da caridade, jamais me servindo da mesma para favorecer o crime/ ou corromper os costumes/ ou desmerecer a Odontologia.
O curso de Odontologia é o único representado pela granada, uma pedra de cor vermelha considerada como a ” pedra de sucesso, desenvolvimento pessoal e proteção”. A pedra também é conhecida por ” fortalecer a saúde” e ” aumenta a energia vital”.
A banda ortodôntica é um anel metálico colocado nos molares, na parte posterior da boca, constituindo uma das peças mais importantes do aparelho ortodôntico fixo, já que serve como uma âncora para os fios que irão movimentar os dentes.
O curso de Odontologia também é um caso à parte: embora também possa ser usada a cor vermelha, muitas faculdades usam a cor bordô para simbolizá-lo. Cada uma dessas cores está relacionada à cor da pedra do curso.
A Odontologia Veterinária ou odontoveterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de pets.
E a cobra representa a sabedoria, a cura e a renovação como forma de homenagear a história e a importância das profissões que cuidam da saúde. No emblema da Odontologia, o círculo significa a restrição da área aos cuidados com a cavidade bucal, diferenciando-se de outros ramos da saúde.
As regras do código de vestimenta são uma proteção para a integridade do dentista. Com tons claros fica sempre mais fácil de identificar qualquer sujeira. Já a calça e o sapato fechado são necessários para evitar exposição a sangue e qualquer outro fluido do paciente durante o procedimento.