Um pequenino animal descoberto em um buraco na Austrália é o atual recordista mundial em número de patas. Trata-se do Eumilipes persephone, um artrópode de 1.306 pernas que se assemelha a uma corda em cor, formato e segmentação, mas não chega nem a um centímetro de comprimento.
Esse animal é o canguru-vermelho (ou Osphranter rufus). Pesquisadores descobriram que, ao caminhar, ele usa sua cauda para se impulsionar, como se fosse uma pata adicional. Sua cauda trabalha de forma mais intensa do que uma perna humana na mesma velocidade.
To navigate the map with touch gestures double-tap and hold your finger on the map, then drag the map. O bicho-da-conta é um crustáceo terrestre, que se caracteriza por ter 7 pares de patas idênticas, 2 pares de antenas (um deles mais reduzido) e 1 par de apêndices sensoriais na extremidade do abdómen (urópodes).
Com aparência rechonchuda e surreal, os tardígrados intrigam pesquisadores há anos. Esse animal de oito patas cuja extensão não ultrapassa um milímetro pode ser encontrado em quase todos os habitats do mundo, e tem uma capacidade insuperável de sobreviver nas situações mais extremas.
Podem ter entre 15 e 191 patas, consoante as espécies, sempre com um número ímpar de membros. As centopeias - palavra que quer dizer cem pés - são carnívoras e alimentam-se de outros insetos ou pequenos animais.
Todos os insetos têm seis pés, as formigas também. Os pés da formiga são muito fortes. As formigas podem levantar 20 vezes seu próprio peso de corpo. A expectativa de vida média de uma formiga é aproximadamente 40-60 dias.
Dentro dos mamíferos, o bipedalismo habitual evoluiu várias vezes, como entre os Macropodidae (que inclui os cangurus), Dipodomyinae, Notomys, Hominina (humanos) e pangolins, assim como em vários outros grupos extintos que evoluíram esta característica de forma independente.
Um pequenino animal descoberto em um buraco na Austrália é o atual recordista mundial em número de patas. Trata-se do Eumilipes persephone, um artrópode de 1.306 pernas que se assemelha a uma corda em cor, formato e segmentação, mas não chega nem a um centímetro de comprimento.
A lacraia, que é um quilópode, tipo de animal que possui grande quantidade de pernas articuladas, surge quando o termômetro sobe. Você pode conhecer também como centopeia, é o mesmo animal.
Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos. Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.
Grandes, peludas, assustadoras. As aranhas-caranguejeiras, também conhecidas como tarântulas, dificilmente seriam escolhidas como os bichos favoritos de uma criança – confesse: você também acha que elas são feiosas?
A maioria das aranhas têm 8 olhos. Algumas têm 6, 4 ou 2 olhos, ou mesmo nenhum. Algumas aranhas de caverna são cegas. Seu aparelho respiratório funciona por meio de pulmões (pulmões foliares) e por traquéias.
É uma aranha de cor clara e relativamente pequena (o corpo somado às patas geralmente não ultrapassa seis centímetros). Possui pernas muito longas e finas e fica o tempo todo em sua teia irregular. Bastante comum em residências, fazendo sua teia geralmente nos cantos das peças da casa.
Na verdade, as formigas não têm um 'coração' como é o do nosso sistema. Elas possuem um vaso dorsal, que carrega a hemilinfa, que o 'sangue' dos insetos, da região anterior para a região posterior, irrigando o cérebro.
As lacraias apresentam um par de pernas em cada segmento do tronco, sendo esta uma importante característica para diferenciá-las dos piolhos de cobra ou gôngolos (Diplopodos), que possuem dois pares de pernas nos segmentos do tronco. O número de pernas nas lacraias, pode variar de 15 a 23 pares.
As lacraias ou centopéias são animais terrestres, de vida solitária e carnívoros, alimentando-se de minhocas, vermes, grilos, baratas, entre outros. A presa é detectada e muitas vezes imobilizada através da inoculação do veneno.