Com mais de 100 anos, uma fêmea de tubarão-da-groenlândia encontrada encalhada em uma praia na Cornualha (Inglaterra), no ano passado, morreu em plena adolescência. Isso porque a espécie pode viver até 500 anos, sendo considerado o animal vertebrado de vida mais longa na Terra.
Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.
Finalmente: quanto tempo de vida tem um urubu? Depende da espécie. De maneira geral, ele vive cerca de 20 anos. Porém, algumas espécies maiores podem passar dos 50.
A tartaruga-gigante Jonathan, que em 2021 conquistou o título de animal terrestre mais velho do planeta, chegou aos impressionantes 191 anos de idade. O animal mais velho do planeta, porém, é o tubarão-da-Groenlândia, com cerca de 500 anos de idade.
Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.
O animal mais longevo existente na Terra é uma água viva chamada Turritopsis nutricula, recentemente renomeada para Turritopsis dohrnii, que não morre nunca. Quer dizer, se só se ela for comida por outro animal. Ela é um celenterado e costuma viver nas águas mais frias dos oceanos.
De acordo com a EOL, o Triops é um fóssil vivo. Ele conviveu com os primeiros mamíferos do período Triássico, há 220 milhões de anos, tornando-se a espécie animal viva mais antiga conhecida pelo ser humano.
Entre os animais relativamente imortais, não podemos deixar de mencionar os tardígrados, phylum Tardigrada. São pequenos invertebrados cuja capacidade de sobreviver nas condições mais extremas é bem conhecida da ciência desde há anos. Outro caso é o das lagostas. Estes animais continuam a crescer até morrerem.
Mas o prêmio de animal com maior expectativa de vida no mundo fica com um tipo de molusco bivalve cujo nome cientifico é Arctica islandica. Graças a seu metabolismo (bem) lento, o animal vive aproximadamente 400 anos.
Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.
Com 518 anos, o animal mais velho do planeta apareceu nas proximidades de Belize, no Caribe, há milhares de quilômetros do seu habitat natural. O tubarão-da-Groenlândia vive no Ártico, em águas extremamente frias e profundas. Por isso, é menos estudado do que outras espécies e suas aparições são consideradas raras.
O único animal imortal do mundo, até onde sabemos, é uma minúscula água-viva. Quase do tamanho da unha de um dedo mindinho, a Turritopsos dohrnii reverte o ciclo de vida ao chegar na idade adulta, retornando à juventude em um círculo interminável.
Sim, é uma água-viva. E além de bem estranha, ela pode ser o único animal na Terra a ser imortal. A espécie turritopsis nutricula pode ser a verdadeira fonte da vida eterna.
A Turritopsis nutrícula é uma espécie de água-viva que não morre de causas naturais, somente se for gravemente ferida, ou seja, se ninguém matá-la ela viverá para sempre.
Um novo estudo publicado na revista Nature determinou que carambolas-do-mar, também conhecidos como águas-vivas-de-pente ou ctenóforos, foram a primeira linhagem de seres a se ramificar na árvore da vida animal. Eles teriam vivido entre 600 milhões e 700 milhões de anos.
Registros. Embora Johnathan seja o animal mais velho vivo, o registro de animal de vida mais longa já descoberto é um molusco quahog, estimado em 507 anos.