Molusco bivalve (Arctica islandica) Alguns exemplares desse molusco podem ultrapassar 500 anos. Sua longevidade é atribuída ao crescimento lento e ao metabolismo extremamente baixo. Ele é encontrado em águas frias e profundas do Atlântico Norte.
Com mais de 100 anos, uma fêmea de tubarão-da-groenlândia encontrada encalhada em uma praia na Cornualha (Inglaterra), no ano passado, morreu em plena adolescência. Isso porque a espécie pode viver até 500 anos, sendo considerado o animal vertebrado de vida mais longa na Terra.
Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.
A tartaruga-gigante Jonathan, que em 2021 conquistou o título de animal terrestre mais velho do planeta, chegou aos impressionantes 191 anos de idade. O animal mais velho do planeta, porém, é o tubarão-da-Groenlândia, com cerca de 500 anos de idade.
O tubarão-da-groenlândia tem expectativa de vida de 400 anos – e o mais velho deles pode ter até 523 anos. Entenda como funciona seu organismo. O tubarão-da-groenlândia é o animal vertebrado mais longevo conhecido.
O ciclo de existência do urubu varia de 10 a 30 anos, de acordo com a espécie e as condições do ambiente no qual vive. Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris. Em situações de perigo e em presença de predadores, os urubus vomitam boa parte do alimento que consumiram para alçar voo com rapidez.
Ele já vagava pelos mares durante o surto de peste bubônica em Londres em 1665. O tubarão-da-Groenlândia reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. Considerado o animal mais longevo do planeta, com idade aproximada de 518 anos, ele continua a impressionar cientistas.
Pesquisas prévias, lideradas pelo biólogo Julius Nielsen da Universidade de Copenhague, indicaram que os tubarões-da-Groenlândia têm a notável capacidade de viver por mais de 400 anos!
A expectativa de vida de um tubarão varia de acordo com a espécie. A maioria vive entre 20 e 30 anos. O cação espinhoso, Squalus acanthias, tem o maior tempo útil de vida conhecido, podendo chegar até mais de 100 anos. Os Tubarões-baleia, Rhincodon typus, também podem viver mais de 100 anos.
Se você pensa que o animal com maior expectativa de vida vive uns 100 ou 200 anos, está muito enganado. O animal mais longevo do planeta é uma água-viva (Turritopsis dohrnii) que nunca morre, caso não sofra predação. Ela possui a incrível capacidade de voltar a ser jovem infinitas vezes.
Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas. Esse período serve praticamente apenas para a reprodução, explica o biólogo Milton Neto, professor do Colégio Walt Disney, de Pernambuco.
Pesquisadores brasileiros fizeram uma importante descoberta sobre a vida animal na terra. Por meio de um estudo inovador, eles conseguiram provar a existência do fóssil de mamífero mais antigo do mundo, que habitava a região do Rio Grande do Sul há pelo menos 225 milhões de anos, o Brasilodon.
Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.
Novas análises realizadas no fóssil mais antigo já encontrado no Hemisfério Sul de um enorme réptil marinho concluíram que esta criatura monstruosa viveu há 246 milhões de anos. Conhecido como notossauro, ele é mais velho do que os dinossauros (que surgiram há 231 milhões de anos).
Reconhecido pelo Guinness World Records com o animal terrestre mais velho do mundo, a tartaruga Jonathan acaba de completar 191 anos na ilha de Santa Helena. Nesta semana, o animal terrestre vivo mais velho do mundo completou 191 anos.
O animal mais antigo do mundo, tubarão-da-Groelândia, reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. O vertebrado é considerado o mais longevo do planeta, com uma idade aproximada de 518 anos. A espécie normalmente vive em torno de 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.
Um novo estudo publicado na revista Nature determinou que carambolas-do-mar, também conhecidos como águas-vivas-de-pente ou ctenóforos, foram a primeira linhagem de seres a se ramificar na árvore da vida animal. Eles teriam vivido entre 600 milhões e 700 milhões de anos.
Para alguns cientistas, o registro mais antigo de vida no planeta são assinaturas químicas que indicam a presença de organismos há cerca de 4 bilhões de anos. Porém, as evidências mais confiáveis são rochas formadas pela ação de microrganismos, mais precisamente pelas cianobactérias.
Coala é o animal mais burro que existe no planeta. Não é nem pelo cérebro de amoeba do gene. que parece um cocô albino, mas sim pela dieta que o senhor yudo aqui escolheu. Os coalas vivem nas florestas de eucalipto da Austrália.
o animal mais perigoso do mundo é a vespa-do-mar, é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano.