O grande problema do modelo lançado em 2009 foi o mesmo da CB, até porque compartilhavam do mesmo motor, que foi adaptado das antigas Honda Tornado e CBX 250 Twister.
O motor da Honda XRE 300 tem a fama de ser frágil demais. Logo nos primeiros exemplares, muitos proprietários da motocicleta e também da CB 300R (que usa o mesmo propulsor) reclamaram de problema de trincas e vazamento de óleo no cabeçote.
Os ajustes no motor foram realizados para as versões 2016 e os problemas de cabeçote se encerraram. Um alívio para a montadora, pois quase que o japoneses ficaram sem seus dois modelos 300, pois a Honda CB não foi atualizada e deixou o mercado. Apenas a XRE se safou do fim.
Se prepare para colocar a mão no bolso. Outros problemas, por vezes, acabam gerando superaquecimento do motor e apagões na moto, o que pode ser uma dor de cabeça principalmente se você está viajando em trechos off-road.
Problemas com superaquecimento, correia dentada rompida e até problemas na injeção podem danificar o cabeçote do motor. A causa mais comum de danos severos ao cabeçote é quebra da correia dentada que aciona o comando de válvulas. Quando se rompe, tira de sincronismo a abertura e o fechamento das válvulas.
Ao contrário do que foi veiculado em algumas mídia, a XRE 300 não saiu de linha. O que aconteceu, segundo a marca, foi uma "interrupção no fornecimento" causada por "impactos não previstos na cadeia de produção".
Até então aonde eu sabia essa moto era vendida com a historia de que não tincaria mais o cabeçote, pois era cronico ate os modelos 2012. A moto consta todas as revisões feitas na fabrica e mesmo assim veio ocasionar a trinca com 52.000km.
Os problemas mais comuns são: válvulas queimadas, borda da válvula de escape quebrada na área de contato com a sede no cabeçote, e outros danos maiores provocados pelos pedaços de peças soltas dentro do motor.
O design da Honda XRE 300 2022 permanece fiel à marcante remodelação estética que dois anos atrás introduziu significativas atualizações, sem contudo desvirtuar o caráter marcante do modelo, no qual a característica carenagem frontal com elemento sobre o para lama foi preservada.
Os preços partem de R$ 25.000 para a Honda XRE 300 ABS e vão até R$ 25.600 para as configurações Adventure e Rally, que se diferenciam entre si pelo esquema de pintura e adesivos.