Das quatro equipes de São Paulo, o atual campeão Palmeiras é o que mais vezes foi rebaixado. O Alviverde amargou a ''segundona'' em duas ocasiões: 2002 e 2012. Agora, o Santos igualou o rival Corinthians, ambos rebaixados uma vez. O Timão em 2007 e o Peixe em 2023.
O primeiro rebaixamento do Palmeiras no Campeonato Brasileiro aconteceu na edição de 2002. O time alviverde terminou a competição na 24ª posição, com apenas 27 pontos conquistados em seis vitórias, nove empates e 10 derrotas.
O ano de 2014 foi terrível para o torcedor palmeirense, que tenta até hoje apagar a temporada da memória. O clube naquele ano, trocou de técnico 4 vezes na competição e brigou ferreamente para não ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 2002, Palmeiras perde para o Vitória e é rebaixado para a Série B do Brasileirão. A derrota para o Vitória por 4 a 3 foi o pior momento da história do clube.
💥🚨𝗚𝗟𝗢𝗕𝗢 𝗘𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗘 | AMANHÃ É DIA DE PALMEIRAS X BOTAFOGO | VERDÃO PRONTO | RICHARD RIOS VENDIDO?!
Como o Santos salvou o Palmeiras do rebaixamento em 2014?
O Peixe tinha 50 pontos antes da rodada e não tinha mais chances de lutar por vaga na Libertadores. Se entregasse o jogo, rebaixaria o rival. Mas o Santos venceu o adversário por 1 a 0, com gol de Thiago Ribeiro nos acréscimos, e garantiu a permanência do Palmeiras na Série A.
Quando a Crefisa chegou no Palmeiras e em 2014 estava quase rebaixado?
Quando a Crefisa e a Fam chegaram, em 2015, um ano anterior o Palmeiras estava quase rebaixado. O Palmeiras em 2014 estava quase rebaixado e só não foi rebaixado… Não foi por mérito do Palmeiras. Vocês sabem disso, o torcedor sabe isso.
Em 2009, o desempenho do Palmeiras contra os times foi assustador. O time, então comandado por Muricy Ramalho, perdeu para Náutico (3×0) e Santo André (2×0), que acabaram caindo para a Série B ao final daquele Brasileirão.
"Mentira. O regulamento do Paulista de 1990 não previsa rebaixamento para a chamada Divisão Especial." FPF bate o martelo e diz que São Paulo não foi rebaixado no Paulistão de 1990 ponto ao fim uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro é o rebaixamento ou não do São Paulo no Campeonato Paulista de 1990.
Das quatro equipes de São Paulo, o atual campeão Palmeiras é o que mais vezes foi rebaixado. O Alviverde amargou a ''segundona'' em duas ocasiões: 2002 e 2012. Agora, o Santos igualou o rival Corinthians, ambos rebaixados uma vez. O Timão em 2007 e o Peixe em 2023.
Na época, parte da imprensa tentou imputar responsabilidade ao Fluminense Futebol Clube pelo rebaixamento da Associação Portuguesa de Desportos, clube que foi punido junto com o Flamengo em razão de ter repetido a ação rubro-negra escalando irregularmente o jogador Héverton, isso no dia 8 de dezembro de 2013.
Palmeiras foi rebaixado do Brasileirão 2 vezes. Embora seja o maior campeão do Brasileirão, o Palmeiras foi rebaixado duas vezes da primeira para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, sendo a primeira vez em 2002, e a segunda dez anos depois, lá no ano de 2012.
América-MG, Coritiba e Goiás são os recordistas de descensos na competição, com sete. Flamengo e São Paulo são os únicos que nunca foram rebaixados. Após a rodada final do Campeonato Brasileiro de 2023, completou-se o grupo dos quatro rebaixados para a Série B de 2024.
O DIÁRIO foi criado em 2017, três anos depois do ocorrido. Então, o site agora relembra a situação. Dois clubes já estavam rebaixados na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2014: Criciúma, com 32 pontos, e Botafogo, com 33. Bahia, com 37, Vitória, com 38, e Palmeiras, com 39.
Quanta coisa pode mudar em 20 anos? Para o torcedor do Palmeiras, que viu o time jogar a Série B do Brasileiro em 2003, mudou praticamente tudo. Para Elson, que recolocou o Verdão na elite do futebol depois do primeiro rebaixamento, também.
Palmeiras, Santos, Corinthians, São Paulo, Internacional, Atlético-MG e Botafogo tiveram crescimento das suas pendências. Vamos aos números. Desconsideradas as receitas futuras de televisão, o passivo palmeirense saltou de R$ 281,5 milhões, em 2013, para R$ 400 milhões até agosto de 2014.
Em 2015, o time comandado por Ney Franco vai acompanhar o Bahia, grande rival, na disputa da segunda divisão do Brasileirão. O último ato do Peixe na temporada foi salvar o rival Palmeiras da queda.
Centenário. O Palmeiras completou 100 anos de gloriosa história neste 26 de agosto de 2014 e, para celebrá-lo, o Terra fez, desde a semana passada, reportagens especiais para revivê-la.
A derrota por 2 a 1 para o Fortaleza nesta quarta-feira (6), na Vila Belmiro, decretou o rebaixamento do clube santista. Marinho e Lucero, pelo Fortaleza, e Messias, pelo Santos, fizeram os gols da partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O ano de 2003 foi atípico na história do Verdão. Acostumado a disputar títulos e conquistá-los, o time conheceu a dureza da Série B do Campeonato Brasileiro.