Eritromicina ou clindamicina A eritromicina e a clindamicina são dois antibióticos com ação contra a bactéria Propionibacterium acnes. A eritromicina é geralmente prescita na formulação de 2%, 3% ou 4% (gel ou solução) e a clindamicina em formulações de 1% (gel, loção ou solução).
Os antibióticos mais usados são as tetraciclinas (tetraciclina, minociclina e doxiciclina) ou os macrolídios (azitromicina e eritromicina). Até há alguns anos, a tetraciclina era o antibiótico por via oral mais usado pelos dermatologistas, devido ao seu custo baixo e boa eficácia.
O peróxido de benzoíla mata a P. acnes, a bactéria responsável pelo surgimento das espinhas, além de reduzir a vermelhidão e esfoliar as células mortas. Os retinóides são um grupo de derivados da vitamina A que apresentam resultados excelentes contra a acne.
Esse problema pode surgir mesmo em pessoas que trataram a acne com antibióticos, há 2 anos antes. Para o tratamento da acne os pesquisadores recomendam: - não usar antibióticos, a não ser em casos de absoluta necessidade e quando isso acontecer, usá-lo por pouco tempo.
A isotretinoína ou ácido retinoico, é um dos tratamentos mais eficazes para combater a acne grave com cicatrizes e casos de acne que não melhoraram com outros tratamentos, como antibióticos, cremes para espinhas ou adoção de novos hábitos de higiene da pele.
Retinóides tópicos como a Tretinoína e a Adapaleno. Os retinóides tópicos agem na queratinização anormal e também são anti-inflamatórios, trabalhando tanto na acne comedonal como na inflamatória.
A azitromicina é um antibiótico de amplo espectro que é amplamente usado para tratar uma variedade de infecções bacterianas, incluindo acne. É bem tolerado e tem um alto índice de sucesso. É geralmente usado para tratar casos graves de acne que não responderam a outros tratamentos.
O ideal é tratar a acne com um sabonete específico, e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna. Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo.
O tratamento da acne adulta dependerá da causa e da gravidade, podendo levar meses ou anos. Ele pode ser feito por meio de produtos tópicos na pele e com antibióticos e anti-inflamatórios ou outros tipos de medicamentos, como a isotretinoína, via oral.
Para acabar com as espinhas, deve-se lavar o rosto diariamente, aplicar uma loção adstringente, hidratar a pele, fazer uma esfoliação e ter uma alimentação anti-inflamatória, pois ajudam a diminuir a oleosidade da pele, remover impurezas ou desobstruir os poros.
Antibióticos por via oral ou tópico para matar as bactérias que causam as espinhas ajudam bastante. Cremes de uso tópico com ácido retinóico e cremes com maior dose de peróxido de benzoíla e/ou ácido salicílico também vão ajudar a controlar a oleosidade da pele, assim como loções tônicas ou adstringentes e esfoliantes.
A azitromicina é indicada para o tratamento de clamídia, gonorreia, de infecções do trato respiratório, da pele, de tecidos moles, do ouvido médio e para tratar cancro devido à bactéria Haemophilus ducreyi. Todas essas doenças são causadas por bactérias, enquanto a covid-19 é causada por um vírus.
Recomenda-se ingerir o medicamento nas refeições, embora ele continue eficaz mesmo que você o tome em outros horários. Continue tomando este medicamento até o fim do tratamento prescrito pelo médico. Não pare somente porque se sente melhor. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras com água.
O que tomar para limpar a pele de dentro para fora?
Além de ingerir água, aposte em outras opções como chás, água de coco e sucos. Só preste atenção na ingestão de açúcar! Tanto no inverno quanto no verão, devemos nos atentar ao quanto tomamos água — E nem é necessário exagerar.
O mais conhecido retinoide é o Roacutan, que contém a isotretinoína como princípio ativo. Vale ressaltar que se trata de um medicamento utilizado no tratamento da acne grave e outros distúrbios de pele. A isotretinoína age reduzindo a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e diminuindo a inflamação cutânea.
O uso de antibióticos tem sido associado a casos de resistência bacteriana, sobretudo quando utilizados em doses baixas por longos períodos; assim, recomenda-se que sejam usados por no mínimo 6 a 8 semanas e no máximo 4 meses, devendo ser interrompidos se não houver melhora.
No tratamento da acne, administra-se, inicialmente, 500 mg a 2 g ao dia, em doses divididas, nos casos moderados a graves como adjuvante terapêutico. Após observar melhora, geralmente após 3 semanas, a dose deve ser reduzida gradualmente para uma dose de manutenção diária de até 1 g.
Muitas vezes, você tomará 100 miligramas de doxiciclina diariamente entre as semanas 1 e 3 de tratamento, reduzindo depois essa dose para 50 miligramas diários. Você pode ver as primeiras mudanças positivas em sua pele após um período de 2 a 4 semanas.
A fim de evitar a resistência eles também devem ser associados a retinóides tópicos e/ou peróxido de benzoíla ; já a combinação com antibiótico tópico deve ser evitada. As ciclinas (tetraciclina, doxiciclina, minociclina, limeciclina) são a terapia de primeira escolha.
O peróxido de benzoíla pode ser indicado pelo médico para o tratamento de espinhas leves a moderadas, pois tem ação bactericida, anti-inflamatória e esfoliante, combatendo as bactérias, reduzindo a inflamação e promovendo a descamação da pele.
Adultos e crianças acima de 12 anos: para o tratamento da acne vulgar, a azitromicina deve ser administrada de forma intermitente em três ciclos de 500 mg/d: primeiro ciclo de um comprimido ao dia por três dias e sete dias de intervalo; segundo ciclo de um comprimido ao dia por três dias com sete dias de intervalo; e ...