O anticoncepcional masculino não hormonal em gel, batizado de ADAM, foi desenvolvido para bloquear a saída de espermatozoides do corpo do homem durante o ato sexual.
Atualmente, os únicos métodos contraceptivos disponíveis para os homens são a camisinha e a vasectomia. Esta última, porém, implica uma cirurgia que dificilmente pode ser revertida e nem todos eles estão prontos a se comprometerem a uma forma permanente de controle de natalidade.
Mas, se for ingerida por pessoa do sexo masculino, pode provocar o aparecimento de características femininas, como crescimento das mamas, depósito de gordura na região dos quadris, por exemplo, mudança na distribuição dos pêlos, alteração nos testículos e na qualidade do esperma.
Alterações genéticas nas células dos espermatozoides, alterações de humor e a perda de libido são exemplos de possíveis complicações decorrentes dos métodos testados. No âmbito social, a escassez de anticoncepcionais masculinos tem impactos no planejamento familiar e na saúde pública.
Os únicos métodos contraceptivos masculinos atualmente disponíveis no mercado continuam sendo a vasectomia e o uso de preservativo, afirmam os especialistas.
O que acontece se um homem tomar anticoncepcional feminino? - FATOS RESPONDE
Qual o remédio que o homem toma para não engravidar?
Os testes com o contraceptivo masculino foram realizados apenas em ratos de laboratório e apresentaram bons resultados. Agora, a pílula, conhecida como YCT-529, começou a ser testada em homens britânicos. Segundo a empresa, o ensaio clínico deve acontecer até meados de junho de 2024.
De géis e pílulas a implantes, as opções de contraceptivos acessíveis à maioria dos homens poderão, em breve, ir além do uso de preservativos e vasectomias.
O que acontece com os homens como tomo anticoncepcional feminino?
Riscos da terapia de estrogênio para homens
A terapia de estrogênio pode levar a alterações significativas nos níveis hormonais dos homens, o que pode causar efeitos colaterais indesejados. Esses efeitos colaterais podem incluir diminuição da libido, disfunção erétil, alterações de humor e ganho de peso.
O anticoncepcional masculino não hormonal em gel, batizado de ADAM, foi desenvolvido para bloquear a saída de espermatozoides do corpo do homem durante o ato sexual.
O uso de progesterona aumenta o risco de trombose e também pode inibir a ação do estrogênio. Essa inibição pode causar o efeito reverso, provocando o aumento da libido e o crescimento de pelos faciais, mesmo com a redução da testosterona.
Já no homem, o estradiol alto pode causar disfunção erétil, diminuição da produção de espermatozóides e ginecomastia, que é o aumento das mamas no sexo masculino. Entenda melhor o que é a ginecomastia.
Batizada de “Risug” (sigla em inglês para Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), a injeção está em fase final de testes, com efeitos que duram até 10 anos sem qualquer manipulação hormonal.
Perlutan é indicado para prevenir a gravidez, sendo um contraceptivo (anticoncepcional) injetável à base de hormônios para uso em dose única mensal. Perlutan pode também ser indicado para o controle de irregularidades menstruais e como tratamento para problemas hormonais de falta de estrógeno ou progesterona.
De acordo com a opinião de especialistas do Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG), as pessoas trans e não-binárias que eram AFAB podem escolher qualquer método de contracepção disponível para mulheres cisgêneras – mesmo se estiverem tomando testosterona (4).
O gel usa dois hormônios: nestorona, uma progestina, e testosterona, o hormônio sexual masculino. A nestorona suprime a produção de testosterona nos testículos e, com ela, o desenvolvimento do esperma.
O que o anticoncepcional feminino faz no corpo do homem?
O uso de anticoncepcional para terapia de transição leva a redução do tamanho dos testículos e da produção de hormônios masculinos. É descrito que esses dois efeitos podem ser irreversíveis, causando infertilidade, no entanto é pouco provável que isso aconteça com o pouco tempo que você fez uso.
O primeiro anticoncepcional masculino já tem previsão para chegar ao mercado, desenvolvido por um grupo de cientistas indianos, o RISUG (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle) deve receber todas as licenças necessárias para sua aprovação dentro de seis a sete meses, após essa etapa, o produto deverá ser ...
Qual é o método contraceptivo definitivo realizado nos homens?
A vasectomia é usada para oferecer contracepção permanente para os homens. Ela envolve cortar e fechar os canais deferentes (tubos que transportam os espermatozoides desde os testículos). Uma vasectomia, realizada por um urologista no consultório, leva aproximadamente 20 minutos e exige apenas anestésico local.
Porque o anticoncepcional masculino foram suspensos?
Fato é que outros estudos com hormônios em homens também não foram pra frente pelos mesmos motivos: fortes efeitos colaterais que inviabilizariam seu uso amplo na população. Isso explicaria por que algumas tentativas de se criar métodos contraceptivos hormonais para homens fracassaram no passado.
A pílula anticoncepcional masculina está em fase de pesquisa. Uma delas demonstrou 99% de eficácia contra gravidez em testes feitos com camundongos e sem resultar em efeitos adversos. Além disso, eles voltaram a ser férteis entre 4 a 6 semanas depois de parar de tomar a pílula.
O Desogestrel mais a Testosterona são Contraceptivos Masculinos Eficientes com Poucos Efeitos Colaterais. WESTPORT, CT (Reuters Health) – O progestágeno sintético desogestrel mais a testosterona parecem ser eficientes na supressão da espermatogênese, de acordo com uma nova pesquisa.
O que acontece com o homem se ele tomar anticoncepcional feminino?
Dos efeitos colaterais possivelmente relacionados às injeções, cerca de 46% dos homens reportaram acne, cerca de 23% reportaram dor no local da injeção, cerca de 38% reportaram um aumento na libido e muitos reportaram distúrbios de humor, incluindo problemas emocionais, hostilidade, depressão e agressão.
Batizada de "Risug" (sigla em inglês para Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), a injeção está em fase final de testes, com efeitos que duram até 10 anos sem qualquer manipulação hormonal.
É possível engravidar mesmo sem o homem não ejacula dentro?
Sim, existe a possibilidade de o líquido pré-ejaculatório conter esperma, por isso é possível engravidar mesmo que não ocorra ejaculação completa na vagina. É perfeitamente natural se perguntar se é possível engravidar usando o método de coito interrompido ou mesmo por contato genital.
A resposta é sim, já que existe a possibilidade de o que é chamado de líquido pré-ejaculatório conter esperma. Resumindo, sai um pouco de esperma antes da ejaculação para lubrificação, por esse motivo mesmo ejaculando fora da vagina, ainda pode acontecer de a mulher engravidar.