Você poderia me dizer quais os anticoncepcionais que engordam?” A maioria dos anticoncepcionais e métodos contraceptivos não engordam. O método contraceptivo mais associado ao ganho de peso é a injeção trimestral de medroxiprogesterona.
Injeção anticoncepcional engorda? Tanto a injeção anticoncepcional mensal quanto a trimestral podem favorecer a retenção de líquido. Mas, no caso de quem utiliza o anticoncepcional injetável trimestral, também é possível que haja um pequeno ganho de peso (em média, cerca de 1 kg em um ano).
Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.
Qual o melhor anticoncepcional injetável trimestral?
A injeção Depo-Provera é indicada com anticoncepcional trimestral para prevenir a gravidez, pois age impedindo a ovulação e alterando a espessura do muco cervical. Essa injeção possui ação prolongada, tendo efeito durante, pelo menos, 3 meses, e deve ser usada com indicação do ginecologista.
Qual o melhor anticoncepcional injetável de 3 meses?
Contracep® 150 mg é um anticoncepcional injetável de ação prolongada, que deve ser administrado em intervalos de 12 a 13 semanas, sendo no máximo a cada 13 semanas (91 dias). O uso de Contracep® 150 mg é eficaz para prevenir a gravidez em 99,7% dos casos, tendo uma taxa falha de 0,3%.
Esse tipo de anticoncepcional age inibindo a ovulação e aumentando a viscosidade do muco cervical, dificultando a passagem dos espermatozoides, impedindo a gravidez, sendo encontrado com os nomes comerciais Depo-Provera ou Contracep, por exemplo, e é oferecido gratuitamente pelo SUS. Saiba como usar a Depo-Provera.
Qual o melhor anticoncepcional para quem quer perder peso?
Qual pílula anticoncepcional devo tomar?” As pílulas anticoncepcionais com dose baixa de estrogênio podem ser uma melhor opção para as mulheres que desejam evitar o ganho de peso, já que o estrogênio pode contribuir com a retenção de líquidos no corpo, afetando o peso.
Qual o melhor anticoncepcional para quem quer ganhar massa muscular?
Uma das opções mais recomendadas para atletas é o implante de etonogestrel, que dura três anos, com a ressalva de que em algumas pacientes pode causar sangramento menstrual excessivo ou escapes esporádicos, por isso recomenda-se esse método nas mulheres com baixo fluxo.
Não, não interfere no peso o uso do contraceptivo mensal injetável. Se estás preocupada marque uma consulta com ginecologista para uma melhor avaliação, exames se necessário.
O contraceptivo injetável trimestral é indicado para as mulheres que não podem ou não desejam receber estrogênio, pois são compostos apenas de progestágeno. A injeção anticoncepcional também pode causar dor de cabeça, acne, alterações do humor, redução da densidade mineral óssea, vertigens e aumento de peso.
O Implante Contraceptivo Subdérmico é um dispositivo anticoncepcional. Sua ação dura por até 3 anos, sendo fácil de inserir e de remover. Sua eficácia é garantida e maior que a ligadura das trompas uterinas, que o dispositivo intrauterino (DIU) e o anticoncepcional ral.
As injeções contendo hormônio, podem causar uma pequena alteração no metabolismo do organismo, e em algumas pessoas provocar o aumento do peso, não só por retenção de líquidos, mas também por aumentar o apetite e a pessoa comer mais.
O aumento de peso é, de fato, um efeito colateral comum do desogestrel, que acontece principalmente devido à retenção de líquidos, mas que também se pode dever a um discreto aumento do apetite. Para controlar o aumento de peso é preciso ter cuidado com a dieta e praticar exercícios físicos para queimar calorias.
Esse efeito colateral dos anticoncepcionais pode ser observado em algumas mulheres e, normalmente, a eliminação dos líquidos retidos pode ser facilitada com atividade física regular e sem haver ganho de gordura. A injeção trimestral é o único anticoncepcional com relato científico de ganho de peso.
“Anticoncepcional não emagrece. Não existe nenhuma evidência científica que seu uso possa contribuir para a perda de peso.”, afirma Cintia Cercato, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).
Qual anticoncepcional que emagrece e limpa a pele?
Alguns anticoncepcionais para acne, como a drospirenona, o dienogeste ou a clormadinona, possuem um efeito antiandrogênico, que ajudam a controlar os níveis hormonais, diminuindo a oleosidade da pele e a formação de espinhas.
De fato algumas mulheres que usam Depo provera têm distensão abdominal e aumento de peso. Porém reações adversas são muito individuais, muitas usam e se adaptam muito bem, assim como algumas relatam perda de peso. Enfim, esses efeitos são possíveis, mas muito variáveis de pessoa para pessoa.
De modo geral, tomar anticoncepcional não engorda. Embora algumas mulheres possam notar ganho de peso durante o uso, é pouco provável que o anticoncepcional seja a causa de alterações significativas.
A injeção trimestral é administrada a cada três meses, ou seja, a cada 90 dias. Também necessita de receita médica e só pode ser administrada em farmácias. No caso da injeção anticoncepcional trimestral, ela é composta apenas de hormônio progesterona, podendo ser utilizada até por mulheres lactantes.
Não há relato de que o uso continuado de Acetato de Medroxiprogesterona intra-muscular a cada três meses como método anticoncepcional esteja relacionado à menopausa precoce. No entanto, embora não haja impacto permanente na função endócrina, o retorno à fertilidade pode ser retardado após a parada da medicação.
Contracep 150 mg (acetato de medroxiprogesterona) suspensão injetável é indicado como contraceptivo (supressão da ovulação - processo em que o óvulo segue do ovário para o útero, onde pode ser fecundado – prevenindo a gravidez).