O criador da palavra etnia na língua francesa é Georges Vacher De Lapouge, que empregou pela primeira vez este termo em 1896 em sua coleção Les Sélections sociales11. A partir do grego ethnos, G.
Em geral, o termo etnia é empregado nos estudos antropológicos para designar um grupo social que se diferencia de outros grupos por sua especificidade cultural e, em muitos casos, também é usado como sinônimo de grupo étnico.
O primeiro movimento antropológico com pretensão científica foi promovido a partir da década de 1870 e liderado pelo biólogo inglês Edward Burnett Tylor e pelo geógrafo e biólogo Herbert Spencer. O geógrafo e antropólogo inglês Edward Burnett Tylor é considerado, junto a Herbert Spencer, um dos primeiros antropólogos.
O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss faleceu no fim de semana, aos 100 anos, mas só nesta terça-feira a notícia foi divulgada. Strauss é considerado o pai da antropologia moderna.
Aula Sociologia - O Estudo da Antropologia - STOODI
Como surgiu a etnologia?
A etnografia tem origem na Antropologia Social, um dos quatro campos da Antropologia, que surgiu da necessidade de compreender as relações socioculturais, os comportamentos, ritos, técnicas, saberes e práticas das sociedades até então desconhecidas, e que tem vindo a ser adaptada a problemas comuns da actualidade.
O etnólogo observa as diferenças entre as sociedades, desde o modo de andar e usar o corpo (técnicas corporais) até a celebração do casamento e dos funerais.
Etnia refere-se ao âmbito cultural; um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas, culturais e semelhanças genéticas. Essas comunidades geralmente reclamam para si uma estrutura social, política e um território.
É importante saber que a etnia não é determinada por fatores exclusivamente biológicos, como ocorre no conceito de raça, mas sim pela maneira como as pessoas se identificam e são identificadas em termos de sua cultura e herança.
Apesar das diversas características físicas que os indivíduos espalhados pelo mundo apresentam, não se costuma mais utilizar o conceito de "raça", mas sim de grupos étnicos, que surgiram quando os homens começaram a ocupação do planeta.
As etnias geralmente se remetem a mitos de fundação que revelam uma noção de parentesco mais ou menos remoto entre seus membros. A genética atual tende a verificar a existência dessa relação genética, porém as provas estão sujeitas a discussão (ver Lucca Cavalli-Sforza).
Essa diversidade está presente desde a linguagem e vestes típicas, passando pela comida e envolvendo tradições. O grupo étnico Han (汉) é o maior, representando 92% da população total, cerca de 1,1 bilhão. Isso faz deles a etnia mais populosa do planeta. Os Han podem ser encontrados em quase todas as partes da China.
O Antropólogo é um explorador das realidades humanas, um contador de histórias das culturas e um intérprete dos padrões sociais que moldam nosso mundo.
Mas eu, como minha colega, Mariza Corrêa, acredito que o nosso primeiro antropólogo foi o médico maranhense, radicado na Bahia, Raymundo Nina Rodrigues. Nesse sentido, é muito oportuno relembrar o papel dos médicos na história de nossa disciplina.
Este primeiro volume cobre a vida e a obra dos grandes antropólogos dos séculos XIX e XX, são eles: Edward Tylor; James Frazer; Franz Boas; Marcel Mauss; Van Gennep; Radcliffe-Brown; Bronislaw Malinowski; Ruth Benedict; Margaret Mead; Evans-Pritchard; Lévi-Strauss; Edmund Leach; Louis Dumont; Victor Turner; Mary ...
De acordo com Laplantine (2003), o antropólogo Franz Boas (1858-1942) pode ser considerado o pioneiro da Etnografia. Foi o primeiro a afirmar a sociedade como uma totalidade autônoma e o primeiro a estudar a sociedade por meio dessa totalidade.