A aplicação de gesso deve ser feita em área total, após a aplicação do calcário, não havendo, obrigatoriamente, a necessi- dade de sua incorporação. Esse material apresenta efeito residual e, portanto, sua reaplicação deve ser feita em função de novas análises de amostras de solo.
A utilização do calcário e do gesso agrícola é complementar, pois enquanto o calcário neutraliza a acidez do solo, o gesso agrícola neutraliza o alumínio tóxico em subsuperfície (20-40cm) e fornece cálcio nesta mesma profundidade.
A aplicação ocorre três meses antes do plantio, para garantir que o insumo atue de forma satisfatória. Mas, como o calcário depende de umidade para a realização do condicionamento do solo, devem ser evitados períodos de seca para aplicação do produto.
O gesso pode substituir o calcário? Conforme mostrado na tabela acima, o gesso e o calcário apresentam grandes diferenças, e por isso, um insumo não pode ser substituído pelo outro. O calcário é um corretivo do solo, ou seja, ele corrige o pH do solo, já o gesso, é um condicionador de solo.
Recomenda-se o uso do gesso agrícola quando o resultado da análise de solo apresentar as seguintes características nas camadas subsuperficiais: Ca: < 0,4 cmolc/dm3 e/ou Al: > 0,5 cmolc/dm3 e/ou saturação por alumínio (m): > 30%.
A utilização de gesso agrícola somente deve ser recomendada quando a análise química do solo nessas profundidades apresentar valores de saturação por Al3+ maior que 20% ou de Ca2+ menor que 0,5 cmolc/dm3 ou saturação por bases menor que 35%.
A substância demora 90 dias para começar a ser absorvida pelo solo e corrigir a acidez, os efeitos mais amplos são sentidos em cerca de um ano e meio após a aplicação. A substância tem uma reação de solubilidade lenta.
Contudo, quando o calcário é aplicado sobre a superfície da área gramada, acaba demorando muito para que esse corrija as camadas do solo, podendo levar anos para sua eficiência ser atingida. Assim, ele deve ser incorporado ao solo, onde sua reação será mais eficiente quanto maior seu contato com o solo.
A aplicação de gesso deve ser feita em área total, após a aplicação do calcário, não havendo, obrigatoriamente, a necessi- dade de sua incorporação. Esse material apresenta efeito residual e, portanto, sua reaplicação deve ser feita em função de novas análises de amostras de solo.
Qual a melhor época para se recomendar calagem e gessagem?
Culturas anuais
Além disso este período que gira em torno de 90 a 120 dias antes do plantio da safra de verão é fundamental para a realização dos procedimentos de correção de acidez (calagem ou gessagem) e de fertilidade (adubação).
Calcário e adubos fosfatados usados no plantio de café devem ser colocados em mistura na terra. O calcário e o adubo fosfatado devem ser colocados em mistura com a terra, nas covas ou sulco de plantio, não de forma localizada ou separados, como alguns técnicos teimam em indicar.
A mistura do calcário com o gesso viabiliza que as plantas recebam os nutrientes com mais facilidade, contribuindo para a produtividade final da lavoura.
Qual a maneira correta de jogar calcário na terra?
Nas lavouras plantadas em terrenos amorrados, о calcário deve ser colocado em valas, com forma de meia lua, na parte superior do pé da planta. Antes de aplicar o calcário, temos que fazer a análise do solo. A análise do solo mostra a quantidade certa do calcário a ser aplicada no solo.
A aplicação convencional adotada por produtores no Estado é de 2 a 2,5 toneladas de calcário por hectare cultivado, em superfície. Mas a prescrição agronômica ideal, conforme aponta a pesquisa científica, pode chegar a 5 toneladas de calcário ou mais, buscando elevar a saturação por bases do solo a 70%.
Quanto tempo depois de aplicar calcário posso plantar?
No geral, a recomendação é que o calcário seja aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura, tendo tempo hábil para reagir com o solo e reduzir a acidez de forma eficiente.
A aplicação de calcário deve ser feita, de preferência, 60 dias antes do plantio, para que haja tempo de ele reagir quimicamente com o solo. Como o plantio é feito no inicio das chuvas, em Outubro- Novembro, o calcário deve ser aplicado em Agosto-Setembro.
Para reagir o calcário precisa de água. Se sua região tiver um período de muita chuva e outro de seca, faça a calagem antes de acabar o período chuvoso.
O calcário fornece cálcio e magnésio para as plantas e também ajuda a aumentar a disponibilidade de nutrientes no solo. Ele pode ser usado para manter o pH do solo em níveis adequados para as plantas cultivadas e evitar a acidez.
O gesso serve para proteger a lesão ou o osso fraturado, e manter sua posição enquanto a consolidação ou cicatrização ocorre. O período em que o gesso é necessário depende de alguns fatores. O tipo de lesão ligamentar ou óssea e o local da fratura são os mais importantes.
O gesso possui uma grande solubilidade, até 100 vezes maior que a do calcário, por isso consegue migrar no perfil do solo de forma mais rápida. Apesar de não alterar o pH, é capaz de diminuir a fitotoxidez por alumínio em subsuperfície, pelo incremento nos teores de cálcio.
A aplicação do gesso supre o solo com cálcio e reduz a toxidez do alumínio até as camadas mais profundas. Dessa forma, ela favorece o aprofundamento das raízes e permite que as plantas superem o veranico e utilizem com mais eficiência a água e os nutrientes do solo.