Ordens judiciais já causaram outros bloqueios temporários de redes. O X não é a primeira rede social a ser suspensa no Brasil. Outras duas redes, o WhatsApp e o Telegram, já foram bloqueadas temporariamente no país, em outras ocasiões, também por ordens judiciais.
Telegram. O Telegram foi bloqueado em dois momentos no Brasil — em março de 2022 e abril de 2023 — por não divulgar informações de usuários e comunidades do app com as autoridades nacionais.
Pela base de cálculos usadas pela We Are Social e Meltwater, ele passou a ser, também, a rede social mais usada do Brasil como um todo em 2023. A pesquisa aponta que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, o que equivale a 169 milhões de usuários.
Quanto tempo o Telegram ficou fora do ar no Brasil?
O Telegram ficou fora do ar gradativamente, até parar totalmente em 27 de abril de 2023. Alguns clientes relatam que conseguiram trocar mensagens, mesmo após a decisão judicial. Porém, até a criação de contas no app está suspensa.
Aplicativo que permite compartilhar segredos anonimamente pode ser proibido no Brasil
É verdade que vão tirar o WhatsApp do ar?
De acordo com as primeiras informações, a Justiça ordenou que o aplicativo – o mais usado pelos brasileiros – seja desativado pelas empresas de telefonia móvel e banda larga fixa a partir das 14h desta segunda-feira.
“O Telegram simplesmente não tinha um representante legal no país e nem dava para comunicar o telegram naquela época. As advertências não estavam sendo recebidas e as multas estavam sendo ignoradas, aí aconteceu o bloqueio”, explica.
TikTok. Líder em downloads por dois anos consecutivos, a rede social foca na produção e compartilhamento de vídeos curtos — atualmente com o limite de 3 minutos. ...
Entre os aplicativos vetados estão TikTok, Facebook, Instagram, X (ex-Twitter) e Roblox. Também foram vetados os acessos a streamings de vídeo, como Globoplay, Netflix, Disney+, Prime Video e HBO Max.
Qual é o nome do aplicativo que não precisa de internet?
O Tom Tom GO é uma excelente opção para quem procura um aplicativo GPS offline com mapas diversificados. Ele oferece um conjunto abrangente de mapas, mas tenha em mente que ele pode ocupar um espaço significativo no armazenamento do seu dispositivo. Além disso, existe uma versão internacional paga deste aplicativo.
Por que os EUA vão bloquear o TikTok? A principal alegação do governo americano é a preocupação com a segurança nacional, já que as autoridades acreditam que o TikTok pode ter acesso aos dados sensíveis dos usuários americanos e que essas informações podem ser compartilhadas com o governo chinês.
Em 18 de março de 2022, o aplicativo de mensagens cofundado por Pavel Durov foi temporariamente suspensa do Brasil também após uma ordem do ministro Alexandre de Moraes.
carmageddon. O clássico jogo Carmageddon também chegou a ser proibido no Brasil pelo Ministério da Justiça. O jogo consistia em atropelar pessoas para ganhar pontos e este foi um dos principais motivos.
O WhatsApp lidera em uso e popularidade ao longo do dia seguido por Instagram e Facebook. Quando o assunto é tempo de uso de celular, os brasileiros estão no topo do ranking. Em média, os usuários no Brasil ficam 5,4 horas diárias conectados a um celular, considerando o ano de 2021.
O e-commerce chinê Temu já é o 5º aplicativo mais baixado no mundo em 2024, atrás somente das redes sociais TikTok, Instagram, Facebook e Whatsapp, segundo ranking do site App Magic. A rival Shein figura em 13º.
1. WhatsApp: Jan Koum e Brian Acton. Os dois fundadores desse aplicativo, comprado pelo Facebook em fevereiro de 2014 por 19 bilhões de dólares, estão na lista da Forbes.
De acordo com uma lista baseada no site de análise de dados Similar Web, divulgada em 11 de outubro, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos usuários do Android. Na sequência, o navegador Google Chrome aparece, além da rede social da Meta, o Instagram, que ocupa o terceiro lugar do ranking.
O aplicativo não teria entregado à Polícia Federal informação considerada necessária para combater grupos extremistas presentes no aplicativo. Após a recusa, seu acesso ficou banido por quase uma semana no Brasil.
O retorno das funcionalidades do aplicativo de mensagens se dá depois de a Justiça Federal ter derrubado a suspensão que havia sido determinada na quarta-feira 26.