Nenhum dos quatro aplicativos é amplamente utilizado na China – onde o WeChat, da Tencent, é de longe o serviço mais usado. Muitos aplicativos estrangeiros são normalmente bloqueados nas redes chinesas e só podem ser usados com uma rede virtual privada ou outras ferramentas.
Os principais são: WeChat e AliPay. Mas se engana quem imagina que cada um deles tem apenas um ou outro recurso específico, eles reúnem várias funcionalidades. Criados por Tencent e Alibaba, WeChat e AliPay dominam o mercado chinês justamente por oferecer uma experiência mais completa ao seus usuários.
WeChat. Segundo a Folha de S. Paulo, No mercado chinês, o WhatsApp foi amplamente ultrapassado pelo WeChat, que além de ser um serviço de mensagens, permite realizar pagamentos e compras online, entre outras funções. O WeChat é utilizado diariamente por centenas de milhões de chineses como meio de pagamento.
Xiaohongshu é considerado uma espécie de “Instagram” da China, pois é uma rede de fotos com o comércio eletrônico integrado. A rede é popular no país e possui alto volume de audiência dentro do aplicativo.
Sina Weibo, ou Weibo, é o site mais popular da China e pode ser considerado como uma combinação do Twitter e do Facebook. Por lá, usuários podem enviar vídeos, imagens e gifs, além de seguir pessoas e acompanhar suas linhas do tempo.
Five essential apps for your trip to China; WeChat, Alipay, Meituan, Baidu, Hello, Didi
Qual app de transporte na China?
Os usuários podem acessar o serviço de forma conveniente usando o aplicativo ou mini-programa Apollo Go, além de Baidu Maps, Baidu App e outras plataformas.
O crescimento invejável dos últimos 26 anos não foi suficiente para destronar as duas rodas da posição de principal meio de locomoção da China. As bicicletas e as motos continuam a transportar milhares de pessoas em todo o país e protagonizam façanhas nas quais equilibram geladeiras, móveis, entulho e até carneiros.
Como muitos aplicativos ocidentais, o WhatsApp é proibido no Irã, na Coreia do Norte e na Síria. No mês passado, a China juntou-se à lista daqueles que proíbem os usuários de acessar a plataforma segura. Outros países, incluindo Catar, Egito, Jordânia e Emirados Árabes Unidos, restringem recursos como chamadas de voz.
Isso porque o país dispõe de diversas opções locais, como o WeChat. Além disso, mesmo que disponíveis na App Store, o WhatsApp ou Telegram só funcionam na China por meio de VPN, uma vez que o "grande firewall" do país impede o acesso aos servidores dos mensageiros.
Baidu é uma empresa chinesa de serviços web criada em janeiro de 2000 na China por Robin Li e Eric Xu. Assim como o Google, também oferece um buscador para a população procurar sites, imagens, áudios e outros serviços no idioma chinês.
Se locomover na China pode não ser tão complicado quanto parece. O transporte público, seja dentro das cidades ou entre elas, funciona muito bem. Os metrôs nas grandes cidades contam com placas e máquinas de comprar tickets em inglês e costumam ser simples de usar.
O governo chinês tem leis rigorosas para assegurar o controle social. Paralelamente, oferece subsídios a empresas locais de tecnologia que desenvolvam ferramentas que atendam às regras de Pequim. Sites e aplicativos do Google, por exemplo, não estão disponíveis no país.
Nenhum dos quatro aplicativos — WhatsApp, Threads, Telegram e Signal — é amplamente utilizado na China. O WeChat, da Tencent, é de longe o serviço mais usado. As plataformas suspensas continuam disponíveis em Hong Kong e Macau porque são regiões autônomas.
Mas, na maior parte da China, o YouTube simplesmente ficou inacessível. A China tem um histórico de bloqueio de sites que apresentem mensagens que o governo chinês considera politicamente inaceitáveis.