Aro 13: Simplicidade e Economia Com isso, as principais vantagens desse tamanho de aro incluem: Economia: Os pneus aro 13 costumam ser mais acessíveis em relação aos maiores, o que é uma opção interessante para quem busca economizar na troca dos pneus.
Roda maior é igual a menor aceleração e mais consumo
Já os carros comuns, geralmente com motores de 1.0 a 2.0 litros, têm a aceleração prejudicada pelas rodas grandes devido à potência e o torque limitados em comparação com os dos esportivos. E o consumo é afetado negativamente.
Quais são os melhores pneus para consumo de combustível? Existe um pneu que atualmente se destaca em seu segmento em termos de baixa resistência ao rolamento: o pneu MICHELIN e. PRIMACY. Tecnologia inovadora também significa que este pneu é econômico (oferece um melhor km/l), além de ser um gesto mais sustentável.
Em geral, pneus de aro 15 têm um desempenho melhor em termos de aderência e manuseio, devido à sua maior área de contato com o solo. Isso pode resultar em uma dirigibilidade mais precisa e resposta mais ágil da direção.
Equilíbrio entre desempenho e conforto: Os pneus aro 14 oferecem um bom equilíbrio entre estabilidade, aderência e conforto devido ao seu tamanho intermediário.
O diâmetro externo do pneu que você escolher tem de ser o mais próximo possível do original! Por isso, se você quiser aumentar o aro da roda e do pneu e usar um aro 15 em vez do 14, você tem que escolher um pneu com um perfil mais baixo, para compensar o aumento no aro.
Em relação a marca de pneus que dura mais podemos citar a americana Goodyear. Ela tem o foco em automóveis que andam em rodovias, principalmente veículos maiores como picapes, caminhões e ônibus. No entanto, também é usada em carros de passeio.
Por exemplo, um pneu classificado como “B” pode consumir cerca de 3% a mais de combustível do que a média, enquanto um pneu classificado como “F” pode consumir 18% a mais. Além da economia para o consumidor, essa classificação também está relacionada ao impacto ambiental.
oferece mais estabilidade, especialmente em altas velocidades. Já um pneu menor (aro 14) permite respostas rápidas no trânsito urbano e contribui para a economia de combustível. A questão é que mesmo que as rodas não sejam tão grandes (aro 15 ou 16, por exemplo), um pneu mais largo também oferece mais estabilidade.
Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.
Um dos mais importantes fatores sobre o pneu que ajuda nessa economia é a resistência ao rolamento. Ela é a força que se opõe ao movimento do veículo, o que significa que quanto maior a resistência, mais força o motor terá que fazer para viabilizar o giro do pneu, por consequência, aumentando o seu consumo diário.
Como todos os automóveis de fabricação nacional possuem tração dianteira – com exceção de algumas picapes e seus derivados – o desgaste sempre será maior nos pneus montados no eixo dianteiro, que tem dupla função: direcionar e tracionar (ou movimentar) o veículo.
É fácil de perceber que os pneus dianteiros dos carros gastam mais rápido. Isso ocorre devido à tração (maior parte dos automóveis puxa na frente), por causa do movimento das rodas nas curvas e da transferência de peso para frente nas frenagens.
O motor 1.4 (ou 1.3 em alguns modelos) tem ganhado espaço no mercado graças ao seu desempenho de gasto de combustível menor que os 1.6 e sua potência maior que o 1.0. Por isso, o 1.4 é considerado o custo-benefício certo para muitos automóveis.
Por exemplo, quando um pneu é maior, automaticamente se torna mais pesado e o motor precisa trabalhar mais. Desse jeito, entende-se que há mais queima de combustível. Por outro lado, um carro com pneu menor gera menos gasto. O tamanho e o peso são condições que interferem diretamente nesse consumo.
O nível de ruído é classificado nas classes A, B ou C. O ruído de rolamento do pneu é medido em decibéis e o número exato é apresentado na parte inferior da etiqueta.
Se você põe um pneu largo demais num automóvel com motor menos potente, como o 1.0, pode acabar gastando um dinheiro a mais com o consumo de combustível dele, já que o motor vai precisar de mais força pra tirar o carro do lugar e isso ainda pode fazer com que ele fique mais lento.
Qual é a marca de pneu que dura mais? Todas as marcas apresentadas têm boa durabilidade, mas podemos citar a Goodyear como a marca mais resistente, segundo o site Moura. Isso porque a empresa tem característica de produção de pneus que serão usados em estradas por veículos grandes, como caminhões, ônibus e camionetes.
Por exemplo, o desenho da Continental agrada aos perfis mais clássicos, enquanto a Pirelli costuma ser a preferida por quem se identifica com um layout mais esportivo. Independentemente da sua escolha, seja Pirelli ou Continental, a segurança e a qualidade estarão garantidas e você não vai se arrepender.
"De acordo com a Resolução 292 do Contran, está proibido o aumento ou a diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda, bem como o uso de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas", esclarece o especialista.
Os carros com pneus mais largos são mais confortáveis para dirigir do que os automóveis com pneus mais estreitos. Afinal, os pneus mais largos geram uma maior estabilidade na condução. Isso faz com que o rolamento seja mais suave com menos trepidações.
Não recomendamos realizar aleatoreamente a troca do pneu de diferente diâmetro externo, pois pode comprometer a segurança e ocasionar divergência entre a velocidade real e a do odômetro, além de comprometer o desempenho do pneu e componentes da suspensão do veículo.