Artur Bordalo ou Bordalo II como é conhecido, é um artista português de 26 anos, que cria obras de arte enormes a partir de lixo reciclado. Chapas de metal, latas de lixo, pneus, portas de carro e muitos outros objetos, ganham vida nova nas mãos do artista.
Qual artista brasileiro que usa o lixo como material em suas obras?
Vik Muniz: biografia
Muniz utilizava materiais do cotidiano, como alimentos, lixo e brinquedos, para criar imagens que eram fotografadas e, posteriormente, expostas em galerias e museus ao redor do mundo.
Quais artistas brasileiros utilizam da arte ambiental?
Entre os artistas estão Sebastião Salgado, Mundano e Frans Krajcberg. Cada um com linguagens distintas, levanta questões ambientais e problemáticas que envolvem a floresta amazônica.
Podemos encontrar arte reciclada em um quadro, em uma escultura, na alta-costura ou no mobiliário de uma casa. Além disso, nesse caso os valores ambientais, em termos de reciclagem e reutilização do material, têm tanto valor quanto a própria obra em si.
Transformando resíduos e sucatas em obras de arte, o projeto “Quando o Lixo Vira Arte” promove a preservação do patrimônio natural, bem como o resgate histórico e cultural da comunidade da Ilha Grande, distrito de Angra dos Reis.
osher juntou os componentes para fabricar uma for- ma colorida e orgânica atraente, para chamar a atenção para as toxinas que escoam para águas internacionais. a obra se destina a aumentar a consciência social sobre a importância de corrigir a contaminação da água.
Com obras em pequena escala, feitas em pratos de comida ou papel, até imagens enormes, construídas a partir do lixo, Muniz é capaz de transformar a percepção do mundo ao utilizar diversos materiais de uma forma inovadora. Um de seus trabalhos mais marcantes foi realizado no Brasil.
A arte e o lixo se relacionam como a desafiar o sentido de tudo. Se no passado ambos tinham bem definidos seus significados, cada qual em seus lugares estabelecidos, em certo momento da era moderna esses conceitos se transformam: a arte pode virar lixo e o lixo pode virar arte.
Qual é o artista que trabalha com o luxo para o lixo?
Aconteceu comigo na sala de cinema. O documentário Lixo Extraordinário (2010), de Lucy Walker, ainda em cartaz, apresenta um brilhante trabalho de Vik Muniz, tido como o artista plástico brasileiro mais aclamado no exterior atualmente.
Vik Muniz queria mostrar ao mundo a beleza e a dignidade dessas pessoas que viviam do lixo. O documentário Lixo Extraordinário acompanha o projeto do artista Vik Muniz com os catadores de material reciclável no maior aterro sanitário da América Latina, em Jardim Gramacho.
Erika Iris reproduz imagens de astros da música pop como Beatles, Michael Jackson e Jimi Hendrix. A artista Erika Iris produz imagens utilizando rolos de fita K-7 e VHS. Erika produziu uma nova série de ilustrações com astros da música pop como Beatles, Michael Jackson, Jimi Hendrix, Marilyn Monroe e outros.
A principal característica da arte com material reciclável é que não há um tipo específico de matéria-prima ou técnica que deva ser utilizado. Ao contrário, podemos utilizar esse conceito para criar esculturas, pinturas, móveis e até mesmo alta-costura. O que vale é usar a criatividade para gerar trabalhos incríveis!
Qual o nome do artista que faz arte como protesto ao meio ambiente?
Herman de Vries: escultor holandês (1931) radicado na Alemanha e um dos precursores da arte ambiental contemporânea. Em suas obras utiliza elementos naturais de todo o mundo para exaltar sua biodiversidade.
Artur Bordalo ou Bordalo II como é conhecido, é um artista português de 26 anos, que cria obras de arte enormes a partir de lixo reciclado. Chapas de metal, latas de lixo, pneus, portas de carro e muitos outros objetos, ganham vida nova nas mãos do artista.
Para o artista americano Rodney McCoubrey a criação de artes a partir de lixo esta vinculada diretamente a diversão. Para seu trabalho Rodney utiliza a matéria prima disponível encontrada de lixo encontrado em estradas, terrenos baldios entre outras localidades similares. Uma nova forma de olhar para o lixo.
Quais artistas brasileiros utilizam a arte sustentável?
Frans Krajcberg: é um dos artistas brasileiros mais proeminentes na Arte Ecológica. Sua obra visceral e engajada aborda questões ambientais, com esculturas e instalações feitas a partir de elementos naturais, como troncos queimados e raízes.
Que tipo de arte Vik Muniz faz no documentário Lixo Extraordinário?
O documentário “Lixo Extraordinário” retrata uma prática artística e social, realizada pelo artista Vik Muniz. Vik é conhecido por produzir obras artísticas utilizando materiais inusitados, como açúcar e areia.
Vik Muniz também utiliza outros materiais para compor suas obras, como a releitura da obra clássica de Leonardo da Vinci, Mona Lisa, feita de geleia de uva e pasta de amendoim.
Vicente José de Oliveira Muniz (São Paulo, São Paulo, 1961). Fotógrafo, desenhista, pintor e gravador. Conhecido como Vik Muniz, é um artista plástico contemporâneo cujo trabalho se caracteriza pela exploração de diferentes materiais e técnicas.
Wendy é repórter de TV, podcaster e criadora de conteúdo. Com muito bom humor, ela compartilha sua rotina e situações cotidianas de forma engraçada. Além disso, dá dicas dos melhores lugares para visitar em Recife.
Fazer arte a partir do lixo é somente um exemplo do que pode ser feito com o material que muitas vezes é descartado. Nem tudo que parece ser lixo é realmente lixo, há sempre uma forma de reaproveitar o material que esta sendo descartado, dessa forma o meio ambiente agradece!