No famoso conto Pinóquio, Gepetto — pai do menino de madeira — é engolido por uma baleia-cachalote. Na tentativa de resgatá-lo, o garoto tem o mesmo destino. Ambos forçam o animal a espirrar e são lançados para fora.
Eles logo recebem uma carta da Fada Azul de uma pomba, afirmando que Geppetto havia se aventurado no mar para tentar resgatar Pinóquio da Ilha dos Prazeres mas foi engolido por uma baleia-cachalote chamada Monstro e agora está morando em sua barriga.
Lá viu que havia, realmente, uma baleia. Então, cheio de coragem, atirou-se ao mar e nadou para perto do animal. E aconteceu o que ele queria: a baleia o engoliu também.
Um pescador nos Estados Unidos foi tragado por uma baleia jubarte e devolvido à água alguns segundos depois, enquanto mergulhava em busca de lagostas, na sexta-feira (11). Michael Packard conta que estava mergulhando quando acabou dentro da boca do gigante marinho na costa de Provincetown, em Massachusetts.
No primeiro final para a história, que ocorreu no capítulo 15, Collodi resolveu dar um desfecho repentino para o Pinóquio, fazendo-o ser enforcado pela Raposa e o Gato em um grande carvalho e ter as suas moedas de ouro roubadas.
No entanto, ao ter o dinheiro em mãos, Pinóquio acaba sofrendo um assalto e, ao tentar fugir, morre de forma trágica. Este foi o primeiro final escrito por Collodi, que foi duramente criticado na época.
“Supõe-se que, desde a Arca de Noé, quando a baleia foi expulsa da arca, saiu mundo afora, parou em Valença, bebeu toda a água do Rio Caatinguinha e adormeceu. Adormecida, se acordar, a cidade vai inundar e vai se acabar”, explicou o historiador Antônio Mambenga.
Michael Packard, um norte-americano de 56 anos, ficou conhecido no mundo em 2021, ao protagonizar uma história digna de livros ou filmes de ficção, em que sobreviveu após ser engolido por uma baleia.
Na trama desenvolvida por Collodi, Geppetto recebe de presente um pedaço de madeira falante, ao qual ele decide esculpir e transformar em Pinóquio, a fim de realizar seu sonho e finalmente ter um filho bondoso para amar e cuidar.
PINÓQUIO FALAVA MENTIRA E SEU NARIZ CRESCIA AINDA MAIS. UM DIA, ELE FOI NADAR NO MAR GELADO. DE REPENTE, APARECEU UMA BALEIA GIGANTESCA E O ENGOLIU. PINÓQUIO COMEÇOU A GIRAR DENTRO DA BARRIGA DA BALEIA PARA VER SE ELA O CUSPIA.
O nariz de Pinóquio não cresce. Então ele disse uma mentira, portanto, o nariz deve crescer; O nariz de Pinóquio cresce. Então ele disse uma verdade, portanto, o nariz dele não tinha motivo para ter crescido.
Porque foi levado para um sitio onde as crianças podiam fazer o que queriam, tal como não ir à escola, e fazer parvoices mas quanto mais asneiras faziam, mais depressa se transformavam em burros!
Pinóquio está em processo de amadurecimento e revela seus conflitos morais por meio de suas escolhas. Pode-se destacar a importância de Pinóquio enfrentar as dificuldades e obstáculos em seu caminho para que se tornasse um ser humano digno. Ainda que muitos desses obstáculos fossem causados por ele mesmo.
Seu final estava previsto para o capítulo 15, quando a Raposa e o Gato enforcam Pinóquio em um grande carvalho para roubar suas moedas de ouro. "Não teve fôlego para dizer mais nada. Fechou os olhos, abriu a boca, esticou as pernas e, depois de uma boa sacudida, ficou desacordado."
A fada diz a Pinóquio que se ele for corajoso, sincero e altruísta poderá, enfim, se tornar um menino de verdade. Gepeto mal pode acreditar que seu sonho se tornou realidade e irradia felicidade quando, no dia seguinte, envia seu pequeno garotinho para a escola.
Baleias não conseguem engolir pessoas, até porque a abertura do esôfago delas é muito pequeno. Não dá pra passar uma pessoa ali, então isso fica só mesmo na ficção, nas lendas e outras histórias.
"Pensei 'minha hora chegou, vou morrer'", disse. Um homem foi engolido por uma baleia enquanto nadava no mar em Cape Cod, Massachusetts, nos Estados Unidos. Michael Packard estava mergulhando para pescar lagostas na manhã de sexta-feira (10) quando foi surpreendido e foi parar dentro da boca de uma baleia Jubarte.