A barata d'água possui pernas raptoriais, ou seja, adaptadas para pegar suas presas. Após a captura, o inseto usa suas peças bucais perfurantes-sugadoras para injetar uma saliva digestiva venenosa em suas presas — que possibilita que o animal sugue os restos liquefeitos.
Dentre todas espécies, essa oferece um maior risco devido ao seu alto potencial de reprodução. Normalmente é encontrada em cozinhas, tubulações, embalagens e frestas de móveis, paredes e pisos.
Infelizmente, tanto a barata francesinha quanto a barata americana podem morder pessoas. Mas dentre as duas espécies, é mais comum que a barata americana, também conhecida como barata de esgoto, morda.
Como a barata transita por muitos locais contaminados, ela acaba carregando nas patas e no abdômen bactérias como a Salmonella e a Shigella. Quando elas passam por objetos como talheres, louças e até alimentos que possam ficar infectados, os seres humanos acabam contraindo esses patógenos pela via oral.
Porém, no momento da picada, a barata d'água acaba injetando sua saliva na presa e isso pode acontecer com humanos também. O problema é que essa picada, apesar de não oferecer risco, é dolorosa e pode causar irritação na pele e até mesmo bolhas.
17 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS BARATAS!!
É perigoso picada de barata?
A mordida de barata pode ser uma ameaça mais séria do que se imagina. Embora muitas pessoas desconheçam essa capacidade dos insetos, ela pode resultar em complicações graves para a saúde, incluindo a transmissão de doenças perigosas.
O nome cabeça-da-morte vem das marcas na parte superior do tórax, formada pelas asas. Machos e fêmeas são bem parecidos, porém as fêmeas são um pouco maiores e possuem abdomens arredondados. Vivem no solos de florestas, se escondendo na serrapilheira e entre troncos, e podem ser encontradas até o sul da Flórida.
Ao esmagar uma barata, liberamos uma grande quantidade de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos presentes no inseto. Existem estudos que associam essa prática a doenças como tuberculose, poliomielite, febre tifoide, conjuntivite, pneumonia, hepatite A e até hanseníase”, conta.
Espalhe folhas de louro nos lugares onde as baratas aparecem — principalmente em locais escuros, úmidos e quentes. O cheiro da folha de louro repele as baratas. Como usar: utilize folhas inteiras ou trituradas, colocadas sobre um papel.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a barata-germânica é um conhecido vetor de doenças, incluindo: Salmonelose – O envenenamento alimentar por salmonella causa diarreia, febre e cólicas abdominais dentro de 12 a 72 horas.
A vespa-jóia tem cerca de 3 cm de comprimento e ganhou esse nome devido à sua cor verde brilhante. Ela imobiliza a barata com uma ferroada no cérebro (dada pelo pescoço), depois arranca suas antenas, bebe um pouco do 'sangue' (hemolinfa) que escorre e deixa um ovo sobre o corpo da vítima, que é abandonada em um buraco.
Apesar delas não terem dentes, a mordida é dada com a ajuda de suas mandíbulas. De acordo com especialistas ouvidos pelo site Viver Bem, do UOL, a força da mordida das baratas equivale a 50 vezes seu peso corporal.
Observação. A barata d'água (Lethocerus americanus) é um inseto da família Belostomatidae e o maior da ordem Hemiptera presente nos Estados Unidos e no Canadá, podendo alcançar até 12 centímetros. Animais aquáticos, essas baratas habitam lagoas de água doce, pântanos e córregos.
A barata americana possui asas e pode voar. Por este motivo ela é conhecida também como barata voadora, aquelas que chegam de surpresa quando você menos espera. Dá até um arrepio, já que essa situação não é nada agradável. A barata americana, assim como a barata francesinha, também é um inseto onívoro e detritívoro.
Baratas não gostam de luz e só costumam sair à noite, quando procuram comida e parceiros sexuais. Você só verá uma barata durante o dia, se houver uma superpopulação ou falta de alimento e água.
O cheiro do louro vai espantar baratas e você pode trocar as folhas de duas em duas semanas. Essência de Alecrim: Pingue duas gotinhas de essência de alecrim em chumaços de algodão e espalhe-os pela casa, o cheiro também espantar baratas.
Este método consiste em juntar um copo de açúcar com um copo de bicarbonato de sódio e espalhar esta mistura por vários locais da casa. As baratas serão atraídas pelo açúcar, que mais tarde comem juntamente com o bicarbonato de sódio. Este último vai destruir a barata por completo, levando à sua morte.
Restos de alimentos, seja em louças ou na pia, vão atrair facilmente as baratas e outros insetos indesejados pelo seu cheiro. Por isso, lave sempre as vasilhas após utilizar, limpe a pia corretamente e se certifique que descartou devidamente os restos de comida.
Nesse caso, o que ocorre é a famosa contaminação cruzada. É por isso que matar baratas pelo método de esmagamento com chinelo, definitivamente, não é uma boa solução. Primeiro porque o resultado não é agradável aos olhos e segundo porque isso pode ser um portal para problemas de saúde.
O que significa quando aparece muita barata em casa?
A presença desses insetos é um indicativo de desequilíbrio ambiental. Esse cenário pode decorrer do excesso de lixo, problemas de saneamento, falta de tratamento de esgoto, entre outros. Esse motivo é mais do que suficiente para que a gente entenda por que matar baratas é importante. Baratas têm hábitos noturnos.
Porque as baratas amanhecem mortas? Isso acontece porque para o controle de baratas, são utilizados produtos que oferecem uma ação residual prolongada.
A pesquisa foi feita por pesquisadores do Reino Unido e da Alemanha, que escolherem a barata americana como ponto de partida para descobrir a morfologia da boca do animal, já que elas comem praticamente qualquer coisa e possuem mandíbulas primitivas.
Cientistas do Reino Unido e da Alemanha descobriram que a mordida do pequeno inseto equivale a 50 vezes seu peso corporal, ou seja, é muito forte e dolorido, podendo o machucado evoluir para uma grave infecção e demandar o uso de antibióticos.