Se comparado a outros tipos de bebidas, o consumo de destilados - como tequila, rum e gim, por exemplo - está mais associado a comportamentos agressivos, mal-estar, inquietação e choro.
Segundo os cientistas, o vinho e a cerveja são as bebidas que mais causam sensação de relaxamento, sono – e até mesmo cansaço, em alguns casos. Já se a intenção é sentir-se mais confiante e enérgico, os destilados são as melhores pedidas.
Muitas substâncias compõem essa bebida, mas a mais conhecida, e que nos dá a sensação de energia, é a cafeína. Ao bebermos café, as paredes do estômago realizam uma rápida absorção da substância, fazendo ela passar pela corrente sanguínea e chegar até o cérebro.
“A cafeína em excesso estimula a aceleração do coração e, em alguns casos, o espasmo de suas artérias. Isso pode levar até mesmo a consequências fatais, especialmente quando o energético está combinado com misturas alcoólicas ou outras bebidas que têm mesmo propósito”, explica Stauffer.
A bebida é um afrodisíaco natural que estimula o desejo sexual e aumenta a líbido tanto no homem como na mulher. Além de aumentar o fluxo sanguíneo dos orgãos genitais ela também pode fortificar e prolongar uma ereção, aumentar a excitação e proporcionar orgasmos mais fortes.
Portanto, ao consumir outros tipo de bebidas com álcool a sensação pode ser parecida: temperatura do corpo fica mais quente e, em alguns casos, o rosto avermelhado. Isso acontece porque o álcool tem um efeito vasodilatador, ou seja, dilata os vasos sanguíneos periféricos.
Consumo frequente pode interferir no tempo dos batimentos cardíacos, aumentando a possibilidade de arritmia. Médica cardiologista explica como consumir com segurança. Em propagandas, é comum ver os energéticos associados a estilos de vida saudáveis, aumento de concentração e melhora da resistência física.
O energético, por si só, não faz mal à saúde, se consumido de forma moderada. O problema está quando o seu uso é feito de forma excessiva, seja em quantidade, seja em frequência. Além disso, não é recomendado consumir o energético combinado de outras substâncias, como bebidas alcoólicas.
Algumas dicas são: Tente manter o controle da respiração, soprando o ar vagarosamente por 5 vezes. Beba um copo de água gelada ou coloque uma compressa de gelo na cabeça. Fique em pé e dobre o tronco em direção às pernas, controlando a respiração.
O chá mate ajuda a tirar o sono porque age no cérebro bloqueando a adenosina, uma substância que provoca cansaço e sono. Além disso, esse chá também aumenta a produção de neurotransmissores com efeitos estimulantes, como adrenalina, noradrenalina e glutamato.
Algumas opções de remédios naturais para dar energia e disposição são o suco de guaraná, abacaxi e mamão, a vitamina de banana e nozes ou o suco de abacaxi e salsinha, pois são ricos em vitamina C e E, arginina, coenzima Q10 ou ferro, que ajudam a melhorar a fraqueza e o cansaço físico e mental.
O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg. Steve ressalta que as bebidas energéticas mais conhecidas geralmente têm menos cafeína do que uma xícara de café.
Se comparado a outros tipos de bebidas, o consumo de destilados - como tequila, rum e gim, por exemplo - está mais associado a comportamentos agressivos, mal-estar, inquietação e choro.
Lavanda. O chá de lavanda é outro aliado natural na luta contra o estresse e a ansiedade. Feita a partir das flores secas da planta de lavanda, esta bebida deliciosa e perfumada oferece uma infinidade de benefícios à saúde.
Mesmo que a cafeína seja um estimulante, não é geralmente recomendada como um tratamento para o TDAH, porque não há provas científicas de sua eficiência.
Quanto tempo dura o efeito de uma lata de Red Bull?
Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas. Estudos científicos demonstram que o consumo de cafeína melhora o desempenho esportivo em indivíduos treinados. reduz a percepção ao esforço e retarda a fadiga.
Isso porque as bebidas desse tipo contêm cafeína, um dos mais poderosos estimulantes do sistema nervoso central. No estudo, os pesquisadores observaram que quem ingere energéticos está mais propenso a ter um sono de curta duração.
Por isso, o ideal é que a pessoa consuma de uma a duas latas por dia, no máximo. A estimativa é que uma lata de 250 ml de energético tenha aproximadamente de 80 mg a 90 mg de cafeína (o consumo recomendado para adultos é de até 400 mg por dia).
Mesmo as bebidas energéticas que se assumem sem açúcar, contém altos níveis de cafeína, que trazem outras patologias, como a tensão alta e a alteração do ritmo cardíaco. O 'website' refere que as bebidas energéticas podem ser piores do que refrigerantes pelos altos níveis de cafeína que apresentam, a par dos açúcares.
O Álcool para o nosso sistema nervoso central pode ter um um efeito bifasico, ou seja, primeiramente ele estimula e provoca uma desinibição e depois, dependendo a concentração, ele deprime o SNC o que pode causar essa sensação de angústia um tempo depois ou no dia seguinte.
A cirrose pode provocar as complicações graves a seguir: Ascite: acúmulo de líquido no abdômen, provocando inchaço. Encefalopatia hepática (portossistêmica): o funcionamento do cérebro pode se deteriorar, pois o fígado danificado é menos capaz de remover produtos residuais tóxicos do sangue.
“O álcool por si só causa vasodilatação na pele, e quem possui rosácea também pode notar aumento da vermelhidão após consumo. Então nem toda vermelhidão após consumo de álcool é igual a deficiência enzimática”.