O estudo do IBGE mostra que o bioma da Amazônia ocupa 49,5% do território. Em seguida, aparecem os biomas do Cerrado (23,3%), Mata Atlântica (13%), Caatinga (10,1%), Pampa (2,3%) e Pantanal (1,8%).
O bioma é exclusivo do Brasil e os dados mais atuais indicam uma grande riqueza de ambientes e espécie: a Caatinga abriga 4.963 espécies de plantas, sendo que, deste total, 827 espécies (17% do total de espécies que se encontram no bioma) são conhecidos o estado de conservação.
A vegetação da Amazônia é formada por uma floresta densa e pela presença de árvores de grande porte. O bioma possui cerca de 3.650.000 km² de florestas contínuas, com mais de 14 mil espécies de plantas.
Este bioma ocupava uma área de 1.110.182 Km², e correspondia a 15% do território nacional mas hoje restam apenas 12,5% da floresta que existia originalmente.
O Cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional e perfazendo uma área entre 1,8 e 2 milhões de km2 nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e porções ...
A Floresta Amazônica é a maior e mais diversa floresta equatorial do mundo. Floresta Amazônica é a maior floresta equatorial do mundo. Ela se estende por nove territórios da América do Sul, com aproximadamente 62% de sua área situados no Brasil.
A Mata Atlântica é considerada uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo. Contudo, 90% de sua extensão original está destruída, tornando-a o bioma brasileiro mais ameaçado.
O Bioma (de bios: clima; e onda: massa ou grupo) é um grande conjunto de ecossistemas interligados. Ecossistema, por sua vez, é um sistema ecológico onde existem vida e interação entre os seres vivos em um determinado espaço, podendo variar de tamanho, desde uma poça d'água até uma grande floresta.
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e encontra-se em uma região bastante seca. O bioma Caatinga representa cerca de 9,9% do território brasileiro, com uma área de aproximadamente 844.453 km2. É também conhecido como savana estépica do semiárido, segundo o IBGE.
Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga tem valor econômico e biológico para o País. A Caatinga é frequentemente associada à seca, pobreza e pouca biodiversidade, mas ao contrário do que se pensa, esse bioma confere valores biológicos e econômicos significativos para o país.
Segundo menor bioma brasileiro, perdendo só para o Pantanal, o Pampa nunca chamou a atenção por sua beleza de árvores frondosas e flores de cores exuberantes. Sua paisagem predominantemente campestre, com campos abertos e muitas espécies de aves sobrevoando o bioma, promove uma sensação de vazio e solidão.