44, já a Blindagem nível 3 suporta projéteis de fuzis do tipo M16, AR15, AK47 e FAL 7.62. Ou seja, são níveis de Blindagens bem distintos. Para a aplicação de ambos os níveis de Blindagem, é necessária a autorização prévia do Exército Brasileiro.
O nível III-A suporta todas as armas curtas mais potentes. Ele é resistente a todos os calibres de armas de mão, inclusive submetralhadoras 9mm e o famoso calibre . 44 Magnum.
338 Lapua Magnum, conhecidos pela alta potência e precisão, utilizados apenas por snipers. Essas armas, que possuem um ferrolho, são capazes de disparar a longa distância e atravessar barricadas e veículos blindados.
A Abrablin declara que 95% dos carros blindados do Brasil têm proteção de nível III-A, a mais resistente autorizada para uso civil geral. No caso da blindagem de nível III, ainda mais impenetrável, será necessária uma autorização especial do exército antes de dar início ao procedimento.
Blindagem contra tiro de fuzil só para casos excepcionais
Qual a blindagem que segura um fuzil?
Blindagem Nível III
Oferece resistência a tiros de fuzil. No entanto, o processo é mais demorado e agrega maior peso ao veículo, o que limita o número de modelos que o suportam.
Como mencionado, a Blindagem nível 3A suporta projéteis de uma arma de fogo do tipo Magnum .44, já a Blindagem nível 3 suporta projéteis de fuzis do tipo M16, AR15, AK47 e FAL 7.62.
No Brasil, o nível mais utilizado em vidros blindados é o III-A — sendo muito aplicado em veículos de passeio —, que suporta tiros de até . 44 Magnum protege o meio de quaisquer projéteis. Por outro lado, o nível III pode aguentar até mesmo tiros de fuzil FAL.
Somente pessoas jurídicas e transportadoras de valores podem solicitar esse tipo de blindagem, que é proibida para uso civil. Trata-se do nível mais potente de proteção, sendo capaz de suportar disparos de qualquer arma ou metralhadora.
A blindagem nível 3A apresenta uma capacidade de proteção balística contra os disparos de diversas armas de fogo, como exemplo a Magnum calibre . 44, um dos calibres mais utilizados em tentativas de assalto nos dias de hoje.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), Christian Conde, uma blindagem com o nível de proteção mais usado pelo mercado, o nível III-A, dificilmente terá um custo inferior a 40.000 reais.
A Blindagem III-A é sem dúvida uma das mais seguras acessíveis para civis. Trata-se da categoria mais alta (ou seja, com maior proteção balística) disponível para os consumidores. Por outro lado, esse é também um tipo de blindagem que impacta diretamente o peso do veículo.
O nível I de blindagem oferece proteção às armas de calibre . 22 a . 38, como alguns tipos de pistolas e revólveres de potência similar, além de resistir à ataques com pedras e ferros.
Este processo de blindagem segue invicto se não houver avaria no carro, porém se houver, há a necessidade de uma revisão para garantir total segurança do carro. O que pode vir a acontecer com o tempo é o desgaste de algumas peças, necessitando revisão, assim como outras partes mecânicas do automóvel.
No entanto, a blindagem também pode apresentar desafios, como o aumento do peso do veículo, a redução da agilidade e da dirigibilidade, e o aumento do custo de manutenção e operação. Ao contrário do que muitos pensam, a blindagem de um carro não é feita em seu exterior, com o reforço da carroceria.
No Brasil, são liberados, para civis, as blindagens nos níveis I, II-A, II e III-A. E, em casos excepcionais e justificados, mediante autorização especial do exército, é possível instalar blindagem de nível III.
Nível I: suficiente para assaltos comuns; Nível II: é resistente a tiros de qualquer arma de mão; Nível III: tem uso restrito. Só pode ser realizado com autorização do exército.
Isso por culpa de um fenômeno chamado delaminação, que ocasiona a separação entre camadas de vidro, causando bolhas, veios e afins. Por isso, não apenas insulfilm e ventosas, mas até adesivos não são bem-vindos em vidro blindado. Sem falar em suportes gerais, como para fixar cortinas antissol ou um simples GPS.
O que mais pesa em uma blindagem? O item da blindagem que mais acrescenta peso ao veículo, é o conjunto de vidros com propriedades balísticas – os chamados vidros blindados - que variam em torno de 30kgm2.
Feito o procedimento, o veículo pode ter um aumento entre 160 kg e 200 kg de peso. Em relação aos valores, Câmara afirma que depende do tipo de blindagem escolhida. No caso da III-A, que é mais recomendada, a exemplo do modelo Sedan, os custos variam entre R$ 70 e 80 mil.
No Brasil, a categoria mais comum de blindagem é a nível III-A, capaz de suportar tiros de armas de pequeno e médio porte, como pistolas 9 mm e .44. Essa proteção é a mais alta permitida para pessoas comuns, os níveis de quatro a seis são de uso restrito das forças policiais.