A mais curta do país é a BR-363. Com apenas 13,6 quilômetros, atravessa a ilha de Fernando de Noronha (PE). Já a maior é a BR-364, que começa na cidade de Limeira, no interior de São Paulo, e vai até a fronteira com o Peru. São 4.141,5 quilômetros de extensão, passando por seis estados.
A BR-488 é uma rodovia de ligação. Esta rodovia liga a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP. Tem apenas 5,9 km de extensão, sendo a menor rodovia federal do país.
BR-116. Bora começar com a maior rodovia do Brasil! Se você é daqueles que vive na correria entre São Paulo e Rio de Janeiro, então já deve ter enfrentado a BR-116. Essa “estrada mãe” do Brasil tem cerca de 4.660 km e liga essas duas cidades gigantes até Fortaleza, no Ceará.
Mais: pode-se notar que a maior parte do país está no hemisfério Sul - ficam no hemisfério Norte apenas parte do Amazonas, de Roraima, do Amapá e do Pará. Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
Localizado no extremo norte do Brasil, o Amapá é o único que não se liga às outras partes do país por rodovias. Para chegar até a capital do meio do mundo é necessário transporte fluvial ou aéreo. Ao todo, o estado vai receber um total de R$ 28,6 bilhões em investimentos.
1. Rodovia Rio-Santos (BR-101) A Rodovia Rio-Santos é, sem dúvidas, uma das estradas mais bonitas do Brasil, proporcionando uma viagem ao longo da costa entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Mesmo assim, a melhor rodovia eleita pela confederação é a RJ-124, que liga os municípios fluminenses de Rio Bonito e São Pedro da Aldeia. A via é concedida à CCR e tem apenas 57 quilômetros (km).
Qual é a maior rodovia em extensão do Brasil? Do nordeste ao sul, a BR-116 leva o título de maior rodovia em extensão do país. Possui 4.542 km e passa por 10 estados: Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Qual é a rodovia que não tem limite de velocidade?
Embora a Autobahn seja conhecida por suas velocidades impressionantes, é importante destacar que limites de velocidade são aplicados em torno de cidades, estradas estreitas e áreas consideradas perigosas. Até o momento, a Alemanha é o único país do mundo sem um limite geral de velocidade em suas rodovias.
A rota internacional mais curta do mundo liga duas capitais africanas separadas apenas pelo Rio Congo. Os dois aeroportos estão distantes apenas 43 quilômetros, num voo de cerca de 30 minutos.
Atualmente existem 91 rodovias federais de ligação, e a menor delas é a BR-488, que liga a BR-116/Dutra ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, com apenas 5,9 km. Esta matéria é uma amostra do nosso conteúdo diário exclusivo para assinantes, e foi publicada sem restrições de acesso a caráter de degustação.
Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio. O velejador atravessou uma linha imaginária importante, chamada de Greenwich.
BRASIL - No Brasil, a Linha do Equador passa por uma região pouco povoada, quase fronteiriça com Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Mas a linha também passa por uma capital: Macapá, no Amapá. Ali fica, inclusive, um monumento (o Marco Zero) que celebra a passagem da Linha do Equador.
Inaugurada em 1861, um dos primeiros trajetos macadamizados do Brasil, a Estrada União e Indústria, que ligava Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG), foi a mais importante dessa época.
A Rodovia BR-153, também conhecida como Rodovia Transbrasiliana, é uma das rodovias federais mais extensas do Brasil, com cerca de 3.585 km de extensão. Ela atravessa o país de norte a sul, conectando Marabá, no Pará, a Aceguá, na fronteira com o Uruguai.
Além das BRs 116 e 101, o Brasil tem mais cinco rodovias que cortam o território nacional praticamente de ponta a ponta e são importantes corredores de transporte para o fluxo de pessoas e de mercadorias.
Na BR-101, onde foram contabilizadas 8.715 ocorrências, é onde estão os maiores índices de acidentes durante o ano de 2020. Já a BR-116, também conhecida como a rodovia da morte, pode ser considerada a rodovia que mais mata.