O que poucos sabem é que Pelé usou a camisa 10 no primeiro título mundial da seleção brasileira, em 1958 na Suécia, por obra do acaso — ou melhor, da escolha premonitória de um dirigente uruguaio.
De acordo com Paulo Vinícius Coelho, a numeração da Seleção Brasileira foi feita de forma aleatória. Entre os exemplos, está de Gilmar, goleiro, que ficou com a camisa 3. Entre essa seleção, Pelé ficou com a 10.
A camisa 10 de Pelé na Copa do Mundo de 1958, na Suécia, resposta correta que garantiu à pernambucana Jullie Dutra a conquista do prêmio de R$ 1 milhão no quadro “Quem quer ser um milionário” no programa Domingão com Huck, foi obra do acaso.
O número da camisa que Pelé vestiu na Copa de 1958 foi a "Pergunta do Milhão" do programa Domingão com Huck, da Rede Globo. A jornalista Jullie Dutra acertou e se tornou a primeira vencedora do quadro Quem quer ser um milionário. A resposta certa foi: 10. Ela tinha 11, 17 e 18 como outras opções.
Qual a camisa que o rei do futebol utilizou na Copa do Mundo de 1958 na Suécia quando ele ainda tinha 17 anos?
Pelé ainda era um adolescente em seu primeiro Mundial, tinha 17 anos, e já vestia a camisa 10. O Brasil venceu a Suécia por 5 a 2, mas o rei do futebol não ficou com ela. Depois da final, deu a camisa azul como presente ao alagoano Dida, com quem disputou posição na Seleção de 58.
O JOGO TAVA 3 A 0, ATÉ QUE RONALDO FENÔMENO FEZ ALGO INACREDITÁVEL!
Qual o número da camisa para usar na Copa de 1958?
O que poucos sabem é que Pelé usou a camisa 10 no primeiro título mundial da seleção brasileira, em 1958 na Suécia, por obra do acaso — ou melhor, da escolha premonitória de um dirigente uruguaio.
Seja lá qual for a versão correta, Pelé assumiu de vez a camisa 10, com apenas 17 anos, e fez história em 1958, mesmo chegando ao ano da Copa como reserva na seleção brasileira de Vicente Feola.
Quem foi o primeiro camisa 10 da seleção brasileira?
Hoje a camisa da 10 da Seleção Brasileira está de aniversário. São 70 anos desde o dia 24 de junho de 1950, quando Jair da Rosa Pinto usou pela primeira vez o número que seria imortalizado por Pelé e se tornaria o mais importante da história do futebol.
Na noite desta terça-feira, a CBF divulgou a numeração de cada jogador da Seleção Brasileira para o compromisso diante do Equador, válido pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Atualmente no São Paulo, Lucas Moura foi quem assumiu a camisa 11 - uma das mais tradicionais do futebol brasileiro.
Maior jogador de futebol de todos os tempos, tricampeão mundial, atleta do século XX e autor de mais de mil gols, o Rei Pelé bateu todas essas marcas vestindo – oficialmente e profissionalmente – apenas três camisas ao longo da carreira: a do Santos (de 1956 a 1974), a do New York Cosmos (entre 1975 e 1977) e, é claro, ...
No último sábado (9), logo após ser eleito presidente do Santos, Marcelo Teixeira propôs que a camisa 10 do clube fosse 'aposentada' durante o período em que o clube disputar a Série B. O motivo é simples, segundo Teixeira: a camisa eternizada por Pelé não poderia ser usada na segunda divisão por sua memória e honra.
O eterno camisa 10 do Flamengo fez 732 partidas pelo Fla, com 509 gols. Ele conquistou Mundial de Clubes (1981), Copa Libertadores (1981), Campeonato Brasileiro (1980, 1982 e 1983) e Campeonato Carioca (1972, 1974, 1978, 1979, 1979 (Especial), 1981 e 1986).
A explicação mais aceita diz que isso ocorreu por que a Confederação Brasileira de Desportos (CBD, antecessora da CBF) se esqueceu de enviar para a Fifa a lista com a numeração dos atletas que disputariam o Mundial da Suécia.
Mesmo com todo o significado da camisa 10, o rei do futebol não ficou com ela. Era um adolescente ainda. Depois da final, presenteou o alagoano Dida com a camisa azul. Eles disputaram posição na Seleção de 58, e o alagoano começou como titular.
Qual o número da camisa que Pelé usou na Copa de 1978?
Mas que fez o que fez. O treinador do Barcelona relembrou momentos em que teve junto do ídolo brasileiro que morreu aos 82 anos. Rivelino herdou a 10 brasileira nas Copas de 1974 e 1978. E se emociona ao falar de Pelé.
Em 1958, o Brasil assistia a Rio Zona Norte, o primeiro filme de Nelson Pereira dos Santos, que inaugurou o Cinema Novo. O Brasil se industrializava. Na avaliação do jornalista, essa sequência de “conquistas” em 1958 fez nascer um orgulho brasileiro que não existia antes.
Brasil conquista sua primeira Copa apresentando ao mundo a dupla Pelé-Garrincha, a maior de todos os tempos, e um desfile de craques, como Didi, o melhor jogador.
Ao Esporte Interativo, ele disse teria sido um sorteio da Fifa que acabou indicando o número para ele. Já à Santos TV, em 2014, ele disse: "Na Copa do Mundo em 1958, na Suécia, fui o décimo atleta brasileiro a ser inscrito. Por causa disso, fui o camisa 10 da seleção em seu primeiro título mundial."
Vestir a camisa 10, então, é somente para craques: Pelé, Zico, Ronaldinho. Você sabe todos os jogadores que usaram a 10 pela Canarinho em mundiais? A numeração começou a ser utilizada em Copas na edição de 1950. Desde então, foram 19 Mundiais, mas somente 11 atletas vestiram a camisa que hoje pertence a Neymar.
Qual camisa Pelé usou na Copa quando tinha 17 anos?
Jullie, de 38 anos, ganhou o prêmio ao acertar a resposta da pergunta sobre qual era a camisa que Pelé vestiu, aos 17 anos, no final da Copa do Mundo de 1958. A resposta: número 10.
Convocado para sua primeira Copa em 1958, Pelé começou a campanha no banco de reservas, mas, quando ganhou uma chance, contra a União Soviética, não saiu mais.
Em 1950 quando a comissão técnica da seleção brasileira lhe entregou a camisa 10, todos os jogadores do Brasil concordaram, os quais alegaram que Jair era o maior merecedor daquela camisa. Para minha felicidade, eu o vi jogar. Nas décadas de 60, 70, 80 o camisa 10 “era o bicho”, como costumavam dizer os jovens.