É o coordenador que coordena supervisores e não o contrário. Além disso, supervisores exercem um papel mais operacional, enquanto que coordenadores trabalham mais taticamente.
Ambos os cargos exercem posições de liderança, mas com âmbitos de atuação claramente diferentes: a coordenação atua na esfera das tomadas de decisões, enquanto a supervisão, na esfera da prática, assim: O dia a dia de quem coordena estará sempre mais relacionado à organização e ao planejamento das ações.
A hierarquia de cargos em uma empresa é, geralmente, definida por um organograma no qual todas as funções e posições são distribuídas em ordem decrescente e quem está “acima” acaba tendo maiores responsabilidades relacionadas à gestão e liderança de pessoas.
No cargo de Coordenador de Equipe se inicia ganhando R$ 1.922,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 5.280,00. A média salarial para Coordenador de Equipe no Brasil é de R$ 3.064,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração de Empresas.
Diferenças entre os papéis de gerente e supervisor
Qual o valor do salário de um supervisor?
No cargo de Supervisor de Área se inicia ganhando R$ 2.221,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 5.249,00. A média salarial para Supervisor de Área no Brasil é de R$ 3.258,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração de Empresas.
Outra diferença entre o supervisor e o coordenador é que, comumente, o supervisor lida com um grupo menor de pessoas, enquanto que um coordenador pode atuar com mais de uma equipe, além de ter um cargo hierárquicamente mais alto.
Nível Tático: Responsáveis por transformar decisões em objetivos e planejamentos – Gerentes, Supervisores, Coordenadores, Encarregados, Líderes. Nível Operacional: Responsável por colocar em prática os objetivos definidos – Analistas, Assistentes, Auxiliares.
É o nível mais alto de executivo no mundo corporativo – e, provavelmente, o mais conhecido, já que que costumam ser o “rosto” da empresa. O CEO define a direção da companhia e a estratégia adotada.
A denominação de nível de cargo – júnior, pleno, sênior – sempre gera divergências no mercado de trabalho. De fato, existem muitos critérios para definir experiências e habilidades profissionais. E essa definição não tão simples e nem se limita a anos de atuação, idade ou cursos de pós-graduação.
Supervisores também precisam adotar em seu perfil uma postura de confiança, positividade e transparência, de modo a fazer com que seus colegas de trabalho tenham uma figura em quem possam confiar e se inspirar frente aos projetos e ações rotineiras que o trabalho requer.
É responsável por gerenciar projetos, liderar e motivar uma equipe de trabalho, garantir a competitividade e estabelecer metas realistas. Ele possui a responsabilidade de orientar as pessoas para que cada uma esteja fazendo sua parte de forma eficiente.
Hoje quem trabalha como Coordenador de Loja ganha em média um salário de R$ 2.118,00. E antes de se tornar Coordenador de Loja, 12% foi Auxiliar Administrativo e depois 11% se tornou Gerente de Loja.
No cargo de Supervisor de Recursos Humanos se inicia ganhando R$ 3.500,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 7.223,00. A média salarial para Supervisor de Recursos Humanos no Brasil é de R$ 4.859,00. A formação mais comum é de Graduação em Psicologia.
O que faz um supervisor? Basicamente, o supervisor é responsável por direcionar, conduzir e orientar processos e funcionários da empresa. Em geral, as organizações contratam supervisores para áreas específicas, como os supervisores de vendas, produção, Recursos Humanos (RH), logística, operações, entre outros.
O papel do coordenador pode variar dependendo do contexto, mas geralmente envolve a supervisão de uma equipe ou departamento, definindo objetivos e metas, atribuindo tarefas e responsabilidades, coordenando atividades e comunicando-se com outras partes interessadas.
O que difere uma da outra é a política de cargos e níveis hierárquicos das empresas. Usualmente, gerentes participam de definições estratégicas junto à diretoria, enquanto coordenadores gerenciam as atividades operacionais, de produtividade e controle.
A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.