Em 2015, o carro passou a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR). No entanto, o país passou por crise e o segmento dos hatches médios começou a perder espaço. Ele deixou de ser fabricado em 2019 e saiu de linha no Brasil no ano seguinte. Enquanto isso, o Golf seguiu sua jornada em outros mercados.
A guinada dos SUVs e a proximidade de preços atingiram em cheio os hatches médios. Dessa maneira, a categoria perdeu competidores. E o Golf é o penúltimo a apagar os faróis – só resta o Chevrolet Cruze Sport6.
Depois de uma revisão em 2019, o modelo passou de 160 km para 260 km de autonomia e teve seu preço reduzido. Isso foi o suficiente para alavancar suas vendas. Porém, no final de 2020, a Volks foi obrigada a encerrar os pedidos do elétrico devido a crise de componentes. A produção do e-Up!
O fim do up! no Brasil foi estranho. O anúncio do fim da produção ocorreu no início de abril de 2021, três meses após a Volkswagen ter apresentado a linha 2021 com uma bizarra solução de reduzir a capacidade do carro de 5 para 4 lugares, evitando ter que adaptar um cinto de três pontos para o quinto elemento.
O VW Golf da geração 4,5 tem alguns defeitos e problemas relatados, em especial barulhos na porta do condutor, motor de partida, ar condicionado e rolamentos. Na sétima geração, o campeão de reclamação é o DSG, tendo ainda problemas de embreagem (manual) e bateria.
O modelo saiu de linha em 2021, 18 anos após seu lançamento, incapaz de “matar” o Gol, que resistiria mais um tempo, e hoje são substituídos pelo Polo. Sucesso em mercados sul-americanos, o Fox foi um dos grandes sucessos da VW no Brasil, com importante legado na história da marca.
Quanto vai custar o Golf GTI 2025? Por fim, quando chegar às lojas, o hatch esportivo deverá ter preço próximo de R$ 400 mil. Ou seja, ficará na faixa dos seus dois concorrentes diretos, Civic Type R e GR Corolla. O “hot hatch” da Honda tem tabela de R$ 429.900, enquanto o Toyota tem valor de R$ 416.990.
Como é o novo Golf GTI que será exibido no Rock in Rio 2024. Nesta geração 8,5, o Golf GTI traz várias novidades da linha europeia da Volkswagen. Por exemplo, o hatch tem o logotipo retroiluminado na grade frontal. O escudo acompanha a iluminação de LEDs que conecta os faróis e dá um estilo bem moderno ao modelo.
Com mudanças no visual e na tecnologia, o novo Golf R tem 333 cv e é a versão mais potente da história do modelo, que completa 50 anos em 2024. Cogitado para o Brasil, o novo Volkswagen Golf R estreia com carrocerias hatch e perua. As mudanças estéticas seguem o padrão antecipado pelas demais versões do Golf.
No ano passado a Volkswagen lançou no Brasil o Golf VII, nas versões Highline e Highline GTI. Agora chegou a Comfortline, a mais barata, que custa R$ 66.990.
O hatch cobrava um preço mais caro por alguns motivos: era um projeto muito moderno, seguro e bem construído para os padrões do segmento em que atuava, além de oferecer um excepcional aproveitamento de espaço.
Erros estratégicos levaram o compacto de "possível novo Fusca" a decepção em vendas, que caíram ano após ano desde o lançamento em 2014. A Volkswagen anunciou o fim da produção do Up!