Atualmente, há apenas um automóvel com motor de 16 cilindros ainda em produção: o Bugatti Chiron Super Sport, que emprega um 8.0 W16 de 1.600 cv! Além de deter o título de automóvel mais potente do mundo, o hipercarro é também o mais veloz, com uma velocidade máxima de 400 km/h!
O maior motor do mundo é um Bugatti. O 8 litros com 16 cilindros em W é apoiado por quatro turbos que lhe permitem produzir uma potência equivalente a 1479 cv.
O número de cilindros varia de acordo com o tipo e a potência do motor. Os carros mais populares costumam ter quatro cilindros, mas há motores com seis, oito ou até mais cilindros. A capacidade volumétrica dos cilindros é chamada de cilindrada, e é medida em centímetros cúbicos (cc) ou litros (L).
A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade. No caso dos carros com 16V, a melhor opção é a estrada, pois o melhor desempenho aparece em altas rotações.
Lançado no Brasil em 1993, na linha Fiat Tempra, o motor 16 válvulas (quatro válvulas por cilindro) ganha cada vez mais a preferência do consumidor brasileiro. Hoje, além do Tempra, cinco carros nacionais -Corsa, Vectra, Palio, Fiesta e Gol- já possuem esse tipo de motor em seus carros.
Os motores 8V são mais simples e econômicos que os motores 16V. Eles têm menos peças móveis, reduzindo o atrito e o desgaste. Isso também significa que eles requerem menos manutenção e são mais baratos de reparar. Os motores 8V também são mais eficientes em rotações mais baixas.
Os motores de três cilindros são essencialmente mais eficientes porque há menos atrito criado no processo de abertura e fechamento das válvulas e na biela com o virabrequim. É matemático: com um cilindro a menos, menor é o esforço, e é possível extrair mais potência, torque e economia com essa mudança.
Uma cilindrada corresponde a 1000 cm³, que equivalem a 1 litro. Como o carro possui 1000 cilindradas e quatro cilindros, cada cilindro comporta 250 ml de gás, e ele aspira e expira um litro de gás por cada volta completa do virabrequim.
Para quem precisa de um ligeiro reavivar de memória, basta pensar na «voz» de modelos como o Porsche Carrera GT ou o Lexus LFA. Os dois supercarros são os mais famosos, mas não foram os únicos a recorrer a motores V10. Apesar de raros, houve um pouco de tudo equipado com este tipo de motor, desde a berlinas e SUV.
Porque motores de 3 cilindros dão tantos problemas?
Principais problemas dos motores 3 cilindros é vibração e reparabilidade. Vibração é intrínseco ao fato de ter 3 cilindros, nunca é possível balancear 100%, mesmo com eixo balanceiro, polia damper, sempre vai ter mais vibração que um motor 4 cilindros.
Ele atinge rotações de até 9.000 rpm e funciona com três motores elétricos. Combinados, a potência pode chegar a 1.800 cv. O motor de combustão, por si só, tem capacidade para cerca de 1.000 cv. Acredita-se que dois dos motores elétricos acionam as rodas dianteiras, enquanto o terceiro aciona o eixo traseiro.
Existem diversos modelos e estilos de motores, com potências e capacidades diferentes, sendo que os motores mais comuns presentes nos veículos são os de 8v, 12v e 16v. Essa letra “V” na frente dos números significa “válvulas”, já o número é a quantidade de válvulas que o motor possui.
Como descrito no Guinness, a moto com maior número de cilindros do mundo possui 16 motores Kawasaki KH 250 – cada um com três cilindros – agrupados em seis blocos de oito cilindros cada. A moto com maior número de cilindros do mundo tem um motor de 4.200 cm³.
Quando um motor tem cilindros maiores ou em maior quantidade, ele tem mais capacidade volumétrica. Isso faz com que entre mais combustível no motor. Por esse motivo, os carros com mais cilindros, apesar de serem mais potentes, consomem uma quantidade maior de combustível e, por isso, não são muito econômicos.
Um embrião 3CC ou 4CC é um blastocisto que evoluiu até um estágio adequado, mas tem uma classificação visual subjetiva não muito boa… Mas isso não prediz sua genética e capacidade de sobreviver ao processo de seleção natural.
O motor 1.6 tem a vantagem da potência mais equilibrada, até por isso é a capacidade mais escolhida nos hatchs esportivos (que às vezes também saem em versões 1.8) e nos sedãs médios. Para quem busca conforto e maior velocidade e potência, essa é a escolha certa.
Não é o fato de serem 3 cilindros que impede esse tipo de reparo, é o fato de que esses motores são feitos pra serem leves devido a normas de emissão e também pra questão de eficiência e menos perdas parasíticas de potência, então tem menos metal pra deixar ele mais leve e paredes mais finas pra facilitar trocas ...
Se fizermos um comparativo, o carro equipado com 16 válvulas é mais cansativo de dirigir na cidade por ter uma faixa de torque e potência em alta rotação, exigindo muitas trocas de marchas, ao contrário de um veiculo com motor de 8 válvulas, que tem essa faixa de torque e potência mais baixa e permite menos mudanças.
Mas, apesar de um motor 16V não ter nada específico que o faça ser ruim, três coisas fizeram com que eles acabassem tendo uma má reputação no Brasil: Manutenção mais complicada; Desempenho fraco em baixas rotações; Revenda mais difícil.
Qual motor possui mais potência 8v ou 16v? Os dois motores são muito bons e confiáveis, porém com diferentes funções. O motor com 8 válvulas tem a sua maior potência em menores rotações, mas em altas rotações ele acaba ficando bem mais fraco. Por essa sua característica ele é mais recomendado para o uso na cidade.