É importante entender ainda que cada fluido está adequado ao nível tecnológico do sistema de freios, ou seja, um carro de 1970 utiliza DOT 3, enquanto na grande maioria dos carros atuais o recomendado é o uso do DOT 4.
Colocar fluido de freio DOT3 no lugar do DOT4 pode causar problemas de desempenho e segurança. O DOT3 é classificado com uma temperatura de ebulição mais baixa do que o DOT4, o que significa que ele não é capaz de suportar temperaturas tão altas sem ferver ou se decompor.
Sua principal vantagem em relação ao DOT 3 reside no ponto de ebulição mais elevado, o que significa que o fluido DOT 4 resiste melhor a altas temperaturas sem perder suas propriedades.
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
Líquido de travões DOT4 / DOT4 LV - Até no aspeto são diferentes.
Para que serve o fluido DOT 3?
O Fluido para Freios DOT3 Radnaq foi especialmente desenvolvido para o sistema hidráulico de freios de veículos. Proporciona segurança nos momentos de frenagem. O produto atende as Normas NBR-9292 Tipo 3, SAE-J 1703 e FM/SS n° 116 DOT3, com ponto de ebulição acima de 205 °C.
É importante entender ainda que cada fluido está adequado ao nível tecnológico do sistema de freios, ou seja, um carro de 1970 utiliza DOT 3, enquanto na grande maioria dos carros atuais o recomendado é o uso do DOT 4.
O Dot 4 LV é indicado para carros equipados com freios ABS, já que os dutos destes automóveis são mais finos, portanto, precisam de um fluido “mais fino” (menos viscoso) para que a frenagem do veículo ocorra da maneira correta.
A melhor dica na hora de optar pelo fluido de freio ideal é seguir à risca o manual do fabricante do veículo, que define a composição a ser aplicada em cada sistema. Mesmo assim, Viviane Fragata reforça a importância de se trabalhar com fabricantes de nome consolidado no mercado.
Muita atenção; DOT 5 não é compatível com o DOT 3 ou 4. O DOT 5 é base de silicone e hidrófobo, repele a humidade e não é compatível com as borrachas do sistema que utiliza DOT 3 ou 4. O DOT 3 e 4 são base glycol e são higroscópicos, absorvem a humidade.
O Fluido Tirreno DOT 3 trata-se de um fluido para freio e embreagem hidráulica classe de segurança DOT 3 com alto ponto de ebulição. Ele atende e supera os limites especificados nas normas nacionais e internacionais.
O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
DOT 4 🚗 🔧 DOT 3: Ideal para a maioria dos veículos de passeio e motocicletas que não enfrentam condições extremas de frenagem. Perfeito para veículos mais antigos e situações onde o sistema de freio não é submetido a altas temperaturas com frequência.
Em resumo, não se misturam nem fluidos de freio e nem óleos de especificações diferentes. Só mesmo numa emergência e, assim que possível, remova essa mistura e volte o óleo ou fluido especificados.
Pode usar fluido de freio DOT 4 no lugar do DOT 3?
Pode misturar DOT 3 e DOT 4? Não misture fluidos diferentes. Charles C. Conconi, especialista em combustíveis, lubrificantes e fluidos automotivos, explica as diferenças entre as especificações DOT 4 e DOT 3.
Pode misturar fluido de freio DOT 4 de marcas diferentes?
Você deve ter atenção para não misturar o fluido de freio DOT3 com o DOT4 ou vice versa, pois caso eles sejam misturados eles não vão funcionar da maneira correta e o sistema de freios do seu carro poderá ser comprometido.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
Completar o fluido de freio não é uma prática recomendada. O nível do fluido de freio no reservatório pode diminuir com o desgaste natural das pastilhas de freio e das lonas, pois o espaço vazio é ocupado pelo deslocamento dos pistões das pinças. Isso é normal e não significa que há um problema no sistema de freio.