São peixes pequenos, tendo em média 10 a 15 cm quando adultos, e apresentam temperamento pacífico. No entanto, podem tornar-se agressivos com outros da mesma família.
O aumentativo se dá porque algumas espécies de cascudos crescem muito, por exemplo o Cascudo Acari e o Cascudo Abacaxi conseguem ultrapassar até mesmo os 40 centímetros.
A maioria fica entre 30 e 50 cm e peso entre 0,8 e 3,0 kg. Mas alguns exemplares podem chegar até 70 cm e peso de 7 kg. Não é comum, mas acontece, são exemplares acima de 5 anos", explicou o extensionista. Com o cascudo "gigante", Renan conseguiu faturar R$ 100.
Segundo me disseram, cascudos são aconselháveis apenas em aquários já com um bom tempo ativo, caso contrário ele morre de fome. O que pode ter ocorrido, e é difícil afirmar, é que ocorreu alguma variação em parâmetro que acabou afetando um animal já debilitado pela falta de alimento, levando à morte.
Diferenciar os cascudos machos e fêmeas não é fácil. Eles não possuem nenhuma característica externa que os distingue com precisão. Vistos de cima, pode-se dizer que as fêmeas tendem a ter barrigas maiores e mais redondas, enquanto os machos possuem tendência a ser mais esguios e magros.
O tamanho médio do cascudo de rio é de 30 centímetros. Seus predadores naturais são os peixes carnívoros, como o dourado. Sua carne branca e sem espinhos tem alto valor nutritivo, baixa taxa de colesterol e é muito apreciada pelas populações ribeirinhas.
O que come o peixe cascudo? Uma fama do peixe cascudo é de “limpar aquário”, pois na sua alimentação entram algas, possíveis resíduos nas pedras e limo.
Esses peixes são amplamente apreciados por aquaristas devido a seus padrões de cores e a sua habilidade em raspar algas e detritos de superfícies, auxiliando na limpeza do aquário. Com mais de 1000 espécies descritas e várias ainda sendo descobertas, os cascudos são uma das famílias mais diversas de peixes.
Em resumo, ele é muito mais que um peixe ornamental. O cascudo tem o corpo delgado, revestido por placas ósseas (ao invés de escamas). Pode atingir mais de 30 centímetros de comprimento.
Existem cascudos que parecem pedras, outros que parecem troncos, temos ainda aqueles que evoluíram para passarem totalmente despercebidos por entre a folhagem submersa, outros que lembram o reflexo de um lindo céu noturno estrelado na água. Não é à toa que temos mais de 40 famílias e mais de 800 espécies de cascudos.
No caso dos Cascudos, que são peixes onívoros, podemos alimentá-los com carnes, como camarão, minhocas e pequenos crustáceos, bem como vegetais, e incrementar sua dieta incluindo pepino e couve-flor. 🥒🥦 Os Cascudos estão e vários dos nossos aquários e pelo vídeo, deu para perceber que eles adoram pepino, não é mesmo?
Quando o "cascudo" começa a "atacar" outros peixes, tentando "fixar-se" sobre esses, na tentativa de sugar seu muco indica uma só coisa: O cascudo está desesperado de FOME.
Alimentação: Onívoro, o Cascudo Banjo se alimenta de uma variedade enorme de alimentos. Eles são necrófagos e não são exigentes quanto se trata de comida. No entanto, eles preferem alimentos vivos, como bloodworms e tubifex.
Dado que são peixes muito resistentes e adaptáveis, que tanto podem viver em água doce como em água marcadamente salobra, os plecos foram introduzidos em muitas zonas do globo e estão hoje classificados como uma espécie altamente invasora em inúmeras regiões.
As coridoras, parentes dos cascudos, também são peixes limpadores, com placas ósseas no lugar de escamas. Além de lindas, prestam um grande serviço de limpeza, pois alimentam-se também de restos de ração depositados no fundo do aquário, além de realizarem raspagem de algas sobre plantas, troncos e rochas.
Incansável comedor de algas e limos em lagos, é também muito utilizado na criação de outras espécies de peixes, auxiliando na manutenção de tanques e sistemas produtivos.
Parâmetros da água: o cascudo aceita águas salobras e em seu habitat definitivo ficará muito confortável com PH levemente abaixo de 7. A temperatura pode variar de 18ºC e 26ºC.