Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Para lidar com uma infestação de abelhas no quintal, plante diversas espécies que as repelam, como louro, jasmim, hortelã, menta e citronela. Com essas dicas muito simples de itens que você pode encontrar facilmente, você já sabe como acabar com percevejo, abelhas, formigas, muriçocas, etc.
Caso a quantidade de abelhas não seja muito grande, uma solução com alho amassado e água funciona bem. Nesse sentido, as abelhas têm um forte olfato e todos sabemos que o alho tem um cheiro que realmente incomoda. Portanto, esmague alguns dentes de alho e misture com água para criar um spray de alho.
Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender. Se afaste e ligue imediatamente para a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros ou contrate profissional habilitado.
Como Afastar Abelhas Porque as Abelhas Estão Invadindo a Minha Casa
O que as abelhas mais odeiam?
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
O nome do vilão é fipronil. Ele é muito mortífero para qualquer inseto. Basta ficar perto do veneno para ele agir no cérebro, provocando excitação em neurônios e músculos. Os bichos acabam morrendo por exaustão.
Barulhos, perfumes fortes, desodorantes, o próprio suor do corpo e cores escuras (principalmente preta e azul-marinho) desencadeiam o comportamento agressivo e, consequentemente, o ataque de abelhas; Sons de motores de aparelhos de jardinagem, por exemplo, exercem extrema irritação em abelhas.
As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.
O cheiro forte da especiaria vai manter as abelhas afastadas se você borrifar nas áreas que elas costumam visitar. Você também pode espantar as abelhas com vinagre. Você pode limpar com vinagre elementos como gaiolas e bebedouros de pássaros, já que o cheiro forte afugenta as abelhas.
Direcione jatos de fumaça para a entrada do enxame com o fumegador. 2 Abra mais o buraco para alcançar os favos, utilizando ferramentas. Corte os favos um por um, removendo as abelhas e guardando no balde aqueles que contenham mel. 3 Recorte e transfira para a colmeia apenas os favos com cria.
As plantas utilizadas para se obterem os extratos atrativos foram capim-limão, manjericão, falsa melissa, folhas de laranja e folhas de eucalipto. Para a obtenção dos extratos repelentes, foram utilizadas a citronela, o orégano, a canela, a pimenta-do-reino e o cravo.
Na verdade, as abelhas nem chegam a dormir, assim como muitos peixes e outros insetos. Elas apenas reduzem a atividade metabólica. durante a noite, mas o trabalho delas continua intenso dentro do ninho.
“As abelhas são sensíveis a barulho e também a odores fortes. Então, além de acionar o Corpo de Bombeiros e isolar o local, é preciso ficar atento a esses detalhes. Não fazer barulho, não exalar essências ou cheios fortes. As abelhas podem ficar agressivas nestes casos”, explicou.
Triture o alho e a cebola; • Em um recipiente repleto com 5 litros de água, adicione a cebola e o alho picados. 2° Passo: coar a mistura. Coe o material espremendo a mistura em um pano fino para que se aproveite somente a parte líquida. 3° Passo: adição do restante da água.
Abelhas são atraídas por flores ricas em néctar, principalmente nas cores azul, roxo, laranja, branca e amarela. Porém, não são tão atraídas pelas vermelhas, porque enxergam o vermelho como cinza.
A cafeína é encontrada em diversas plantas como método de defesa contra insetos devoradores. As abelhas são atraídas pelo néctar com cafeína como se recordassem das plantas que contêm o composto, mesmo quando estão saturadas dele.
Quando sentem que o ninho ou a colônia está em perigo, as abelhas podem se sentir ameaçadas e atacar em defesa. – Proteção da alimentação: As abelhas coletam néctar e pólen para alimentar a colônia. Quando sentem que a fonte de alimento está ameaçada, as abelhas podem atacar para proteger a fonte de alimento.
Entre as principais ameaças para as abelhas e outros polinizadores naturais, estão as mudanças climática (como o aquecimento global).o desmatamento e a aplicação indiscriminada de inseticidas nas lavouras.
Os enxames de abelhas temporárias, geralmente, não são agressivos. Entretanto, ao se sentirem ameaçadas ou incomodadas com o barulho ou perfumes fortes, podem apresentar comportamento defensivo e atacar em grupo.
O desaparecimento dos polinizadores dos agroecossistemas deve-se principalmente ao uso incorreto e excessivo de agrotóxicos, que coloca em risco colônias de abelhas de matas próximas que visitam esse local ou que polinizam áreas de cultivo, pois seus resíduos ficam nas flores e contaminam o néctar e o pólen.
A espatódea (Sphatodea campanulata, Bignoniaceae) é uma planta de origem africana, que foi introduzida no Brasil como árvore ornamental. Possui flores com formato de tulipa, de coloração amarelo-avermelhado, sendo conhecida como tulipeiro do Gabão.
Aplicar uma mistura de amaciante e água em pedaços de tecido e espalhá-los pela casa é uma excelente alternativa para espantar as abelhas do ambiente. Isso porque o cheiro do amaciante não é agradável ao olfato desses insetos, que irão embora rapidamente.
As abelhas geralmente preferem flores rasas e planas. Estes são fáceis de ver e acessar e fornecem menos lugares para os predadores naturais de uma abelha se esconderem. As abelhas também preferem flores com pétalas azuladas, roxas ou amarelas.