Conheça a capela da Sagrada Família, no bairro antigo do Cairo que - segundo a tradição - deu refúgio a Maria, José e ao Menino Jesus por três meses ao fugirem da fúria do rei Herodes.
Porém, um anjo apareceu para José e ordenou que ele tomasse Jesus e Maria os levasse para o Egito. O Egito era o lugar ideal para o refúgio, pois estava fora do domínio do rei Herodes, mas ainda dentro dos territórios do Império Romano, o que tornava a viagem muito mais fácil e segura.
É intrigante imaginar Jesus dando seus primeiros passos e dizendo suas primeiras palavras não em Belém ou em Nazaré, mas sim no Egito! De acordo com as tradições locais, a primeira parada da Sagrada Família foi em Farma, ao leste do rio Nilo. Depois eles continuaram até Mostorod, uma cidade ao norte do Cairo.
Fr. FRANCESCO PATTON, ofm Custódio da Terra Santa “Segundo esta tradição, a Gruta do Leite é o local onde São José, a Virgem Maria e o Menino Jesus teriam se refugiado e estiveram temporariamente escondidos.
80 | Inteligência Emocional e Espiritual, com Marcello Cotrim
Por que Jesus fugiu para o Egito?
A essa altura, a família de Jesus morava numa casa. Além disso, o versículo 16 nos informa que Herodes decidiu matar todos os meninos de até dois anos de idade. Em razão desse acesso de fúria de Herodes, deu-se a fuga para o Egito. Este é o décimo primeiro acontecimento: a fuga para o Egito.
Johnson, diz que a Sagrada Família permaneceu no Egito por cerca de quatro anos, segundo a tradição, e que em sua viagem “percorreram mais de 2 mil quilômetros”.
A Igreja de São Sérgio é tida como a que abriga o esconderijo onde se supõe que a Sagrada Família ficou abrigada por três meses durante sua fuga para o Egito. É considerada um lugar sagrado para o Catolicismo e muito visitada pelo mundo cristão.
Jesus, portanto, amaldiçoou a cidade (Mt. 11:20, 23–24). Com o passar do tempo, Cafarnaum se transformou em ruínas e permanece desabitada. Acontecimentos Importantes: Cafarnaum era conhecida como a “própria cidade” do Salvador (Mt.
No Evangelho de Mateus Jesus lança três "ais" contra três cidades (Corazim, Betsaida e Cafarnaum) por não se haverem arrependido em virtude das grandes operações de milagres ali realizado e diz que haverá menos rigor para os de Sodoma no Dia do Juízo (Mt 11:20-24).
Nazaré, Ein Karen e Belém são três locais da Galileia que estão ligados à vida de Jesus Cristo. Conheça os lugares e os testemunhos da veneração cristã que hoje ali existem. Os pais de Jesus Cristo vivam em Nazaré e foi também naquela cidade que ele foi criado.
Dizem que a Sagrada Família ( Jesus, Maria e José ) morou no Bairro Cóptico quando vieram para o Egito em fuga. Dentro do bairro tem 2 igrejas dos cristãos coptas sobre as ruínas em que dizem que a Sagrada Família morou.
Um anjo visitou José em sonho para avisá-lo do plano de Herodes. José e Maria fugiram no meio da noite. Levaram Jesus para morar no Egito, onde estaria em segurança. Depois da morte do rei Herodes, a família de Jesus mudou-se para a cidade de Nazaré.
Quando os sábios foram a Herodes com a notícia de que o rei dos judeus havia nascido, ele planejou matar todas as crianças para eliminar a ameaça ao seu trono. Em seguida, o Evangelho conta como Maria, José e o menino Jesus fogem para o Egito, escapando da tentativa de Herodes de matar todas as crianças.
Segundo os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus, Jesus Cristo nasceu em Belém, cidade palestina localizada a 10 km de Jerusalém, na parte central da Cisjordânia.
A cidade palestina de Belém, onde Jesus Cristo nasceu, não vai comemorar o Natal em 2023. Autoridades locais cancelaram os atos públicos para o feriado por causa da Guerra do Hamas contra Israel.
Belém é uma cidade palestina localizada na Cisjordânia, território ocupado por Israel desde a Guerra de 1967. A cidade fica a menos de 10 quilômetros de outra cidade bíblica, Jerusalém, e a pouco mais de 60 quilômetros da Faixa de Gaza, onde moram cerca de 30 mil palestinos, a maioria muçulmanos.